Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos

19.10.202217h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

O professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cristhiano Motta Aguiar, recebeu o Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional, por seu livro de contos Gótico Nordestino, lançado pela editora Alfaguara no começo de 2022.

O Prêmio Clarice Lispector integra uma das oito categorias do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022: Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens; Romance – Prêmio Machado de Assis; Conto – Prêmio Clarice Lispector; Tradução – Prêmio Paulo Rónai; Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda; Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade; Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof; e Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

Com uma carreira que já soma 15 anos, Aguiar pensa que o prêmio é um divisor de águas em sua trajetória e dá ainda mais fôlego para seguir no universo encantador da ficção. “Ganhar um prêmio literário, ainda mais com a tradição e importância do Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional, é uma alegria pessoal e profissional. Me sinto honrado por ter meu livro de contos em uma caminhada sólida com menos de um ano de lançamento, que culmina neste prêmio e minha participação como autor convidado da Flip 2022, agora em novembro", destaca.

Gótico Nordestino reúne nove contos que se passam nos tempos do cangaço, ditadura militar e ecos sombrios de um futuro próximo. São baseados em elementos góticos e folclóricos e estão repletos de referências de séries televisivas, cinema e quadrinhos. As narrativas fogem da prosa literária tradicional.

De acordo com o Governo de São Paulo, a avaliação das obras é feita por comissões julgadoras que as analisam a partir de alguns critérios, tais como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. Além disso, o órgão pontua que o Prêmio Literário Biblioteca Nacional é um dos mais prestigiados do Brasil e que busca contemplar anualmente autores e tradutores em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras publicadas no Brasil em língua portuguesa.

Muito feliz com o prêmio, a equipe do Programa de Pós-Graduação em Letras pontua que a conquista representa o reconhecimento do talento e da consistência de seu projeto literário. “Não nos surpreende ver o professor Cristhiano se destacando na literatura, porque já era de conhecimento de todos a qualidade de sua pesquisa. Esperamos que esta premiação atraía novos talentos literários e desperte o lado artístico de nossos discentes”, pontua Alexandre Bueno, coordenador do PPGL do Mackenzie.

Atualmente, o PPGL da UPM está com nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aguiar comenta que sua conquista ajuda a conferir visibilidade para o curso de Letras, bem como para o Programa de Pós-Graduação em Letras do Mackenzie, considerado hoje pela CAPES como um dos melhores do país. “Educação, teoria e prática artística podem atuar em conjunto e isso é o que sempre busquei na minha carreira", finaliza.


Veja mais