Universidade

Presidente da Mitsubishi na abertura da Semana de Engenharia

Evento contou com palestra sobre liderança e ESG

29.08.202317h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Presidente da Mitsubishi na abertura da Semana de Engenharia

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na noite desta segunda-feira, 28 de agosto, a abertura da Semana da Escola de Engenharia, evento para ampliar o contato dos alunos com o mercado de trabalho das diversas áreas. A cerimônia foi realizada no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, e contou com uma conferência com o presidente da Mitsubishi Eletric Brasil, Fabiano Lourenço Ferreira. 

“Queremos estender o que o mercado corporativo trata com o ESG, as letras famosas do momento, e liderança. A ideia é mostrar como o mercado trabalha esses conceitos para que os alunos possam ficar curiosos, aprender, estudar mais e se tornarem mais preparados”, disse Ferreira. 
 
Sigla para Environmental, Social, and Corporate Governance (Governança ambiental, social e corporativa, em Português), o ESG tem se tornado muito popular nos ambientes corporativos, principalmente por colocar como foco o desenvolvimento sustentável. De acordo com o presidente da Mitsubishi, atentar-se para os conceitos contribui para que uma empresa se mantenha em constante inovação. 
 
“As ações que vou apresentar normalmente são de empresas que têm mais resiliência e vida longa, por isso, são mais inovadoras. Ao manter pessoas competentes com as ações de ESG, você mantém o ciclo de inovação dentro da corporação”, afirmou. 
 
O secretário de Infraestrutura e Urbana e Obras da cidade de São Paulo, Marcos Monteiro, compareceu à abertura da Semana da Escola de Engenharia. “É muito importante um evento como esse, pois cada vez mais as empresas dão atenção para o ESG. Na Prefeitura, damos atenção para as questões ambientais e de governança, pois entendemos que junto às ODS da ONU, são temas que vão orientar o desenvolvimento das corporações. O tema vai ser de grande valia para os alunos”, declarou Monteiro, que também é professor da pós-graduação da UPM.
 
Durante a semana, ainda acontecerão minicursos promovidos pelas empresas e pela própria UPM. Entre os participantes da 35ª Semana da EE estão Saint Global Brasil; Huawei; Amazon; BASF; Scania; Porto de Santos; Andrade Gutierrez; NASCAR; Fischer; Cacau Show; e muitas outras. A edição contará com 121 atividades e mais de 100 empresas participantes. 
 
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, destacou a relação entre inovação e gratidão. “Quando somos gratos, somos mais proativos, mais inovadores. Buscamos sair da zona de conforto e produzir algo novo. Quando pensamos em inovação, a gratidão é o maior motor para mover as mudanças”, disse, na abertura institucional do evento. 
 
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reafirmou o compromisso da Universidade em promover ações para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Vocês têm muitas oportunidades de aprenderem e se desenvolverem e isso ratifica o esforço da UPM com o ensino. Estamos entre as instituições com melhor empregabilidade. A proximidade do mercado e empresas traz benefícios para nossos alunos”, pontuou. 
 
O diretor da Escola de Engenharia (EE), Marcos Massi, convocou os alunos a se empenharem na participação. “É para dar a vocês um leque de oportunidades e ações que ajudem nas escolhas de vocês. Aproveitem”, destacou. 

A Semana da Escola de Engenharia se encerra na sexta-feira, 1º de setembro. Toda a programação pode ser consultada aqui.

Premiação

No evento desta segunda-feira foi realizada a entrega dos certificados do projeto de extensão Cidades Inteligentes, desenvolvido pelos alunos dos primeiros semestres de Engenharia e Química. O objetivo foi propor ideias para solucionar problemas enfrentados pela sociedade nas cidades, baseados em desenvolvimento sustentável. Os vencedores foram Guilia de Lucia, Ana Paulia Vieira Nakamura, Gabriela Rodrigues Rosa Rocha Pinto, Lívia Scarabello de Barros e Lara Lacerda Fiorotto. As alunas foram premiadas pelo projeto Jeans: Moda Sustentável.