CDEC - Coordenação de Estágios e Carreiras

MackEstágio

Licenciaturas (EAD e/ou Presencial): Convênio e Contrato de Estágio

PÁGINA EM ATUALIZAÇÃO, ATENÇÃO, ALGUNS LINKS PODEM NÃO FUNCIONAR NESTE MOMENTO

Todos os processos que envolvem documentos para formalização do estágio estão sendo realizados dentro da Plataforma Mackenzie-Carreiras, NÃO há necessidade do comparecimento para atendimento presencial.

Cabe ressaltar, que ao longo do texto abaixo, há hiperlinks para acessar tutoriais ou abrir documentos.

O Estágio de Licenciatura é destinado somente aos Alunos dos cursos das Modalidades Presenciais ou EAD que contemplam em sua grade curricular a formação em Componentes Curriculares de Licenciatura, dentro do período letivo de aulas onde estes são ministrados.

 

ESTÁGIO LICENCIATURA: Convênio com Escola/Instituição

Primeiro é importante o Aluno verificar se a Escola/Instituição, que é a Concedente do Estágio, se possui Convênio firmado com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, para isto, acesse a Plataforma Mackenzie-Carreiras e faça a pesquisa.

Alunos - Como saber se a Concedente (Empresa ou Instituição) é Conveniada com a Universidade

               

                - Se a Escola/Instituição possuir Convênio Ativo, pule o item abaixo.

 

                - Se a Escola/Instituição NÃO for conveniada, siga os passos a seguir.

 

Orientações

- CV - "Convênio de Concessão de Estágio", também chamado de Acordo de Coorperação ou de Documento de Parceria, denomimado simplesmente Convênio, é um instrumento jurídico que tem por finalidade estabelecer uma relação direta entre a Concedente, que é a parte que oferece o estágio sendo Escola/Instituição/Organização que pode ser pública ou privada, com a Universidade em que o aluno está matriculado e cursando, neste caso a Universidade Presbiteriana Mackenzie, para fins da celebração de contratações de Estagiários, sendo um requisito obrigatório.

- O CV - Convênio de Concessão de Estágio deve ser formalizado utilizando a Plataforma Mackenzie-Carreiras, uma única vez que há a obrigatoriedade,  antes mesmo do primeiro Estagio se iniciar na Escola/Instituição/Organização.

- Caso a Concedente - Escola/Instituição/Organização já possuir Convênio firmado, na condição ativo, não será necessário formalizá-lo novamente.

- O Convênio poderá ser solicitado na Plataforma Mackenzie-Carreiras pela Concedente ou pelo Aluno.

- Para fazer a solicitação do Convênio é necessário cadastrar a Concedente - Escola/Instituição/Organização na Plataforma Mackenzie-Carreiras. Este cadastro pode ser feito pelo Aluno ou pela Concedente.

Alunos ou Concedente -Como a Concedente (Escola) pode se cadastrar na Plataforma Mackenzie Carreiras

- Após o cadastro o Aluno ou a própria Concedente deverá solicitar o Convênio.  NÃO há necessidade do comparecimento para atendimento presencial de nenhuma das partes, todo o procedimento será realizado em modo eletrônico/remoto dentro da Plataforma Mackenzie-Carreiras.

Alunos ou Concedente - Como solicitar Convênio  

- O Convênio, aqui expresso, trata-se exclusivamente da relação direta da Concedente com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para fins de celebração de  Estágio, em conformidade com todos dispositivos legais e normas vigentes.

- Somente depois que o Convênio estiver registrado, assinado e ativado dentro da Plataforma Mackenzie-Carreiras, o Aluno deverá inserir a Solicitação de Estágio..

 

 

ESTÁGIO LICENCIATURA: Como Formalizar/Registrar Contrato de Estágio

Com o Convênio da Concedente - Escola/Instituição/Organização - ativado é que o Estágio de Licenciatura poderá ser solicitado via Plataforma Mackenzie-Carreiras.

 

Requisitos

- O Aluno deverá estar regularmente matriculado, frequentando o curso e obtendo aproveitamento acadêmico (aprovação).

- O Aluno deverá estar matriculado no Componente Curricular correspondente àquele que exigirá o Estágio de Licenciatura.

- O Estágio só poderá ser solicitado e executado, pelo Aluno, somente durante o período correspondente ao semestre letivo das aulas, conforme o calendário acadêmico.

 

Orientações

- O Aluno deverá baixar o TCE – Termo de Compromisso de Estágio para Licenciatura.

- O Aluno deverá preencher eletronicamente todos os dados requisitados no TCE – Termo de Compromisso de Estágio para Licenciatura.

- Após o preenchimento do TCE – Termo de Compromisso de Estágio para Licenciatura, o Aluno deverá assinar e levar na Concedente - Escola/Instituição/Organização - para coletar as assinaturas do representante ou responsável legal.

- Depois de assinado o Aluno poderá entrar na Plataforma Mackenzie-Carreiras, inserir a Solicitação de Estágio, preenchendo todos os campos. As informações deverão estar iguais as constantes no TCE. Ao término do preenchimento deverá salvar (NÃO ESQUECER) os dados e anexar o TCE – Termo de Compromisso de Estágio para Licenciatura preenchido e assinado por ambas as partes.  Depois clicar em ENVIAR PARA APROVAÇÃO para que o processo de análise e registro do Estágio de Licenciatura se inicie.

AlunosComo fazer/preencher uma Solicitação de Estágio

- A Solicitação de Estágio obrigatoriamente deve ser inserida antes da data de inicio do  Estágio, para seguir e ser apreciado pelos responsáveil para posterior aprovação.

Alunos - Como acompanhar o andamento da solicitação de estágio  

- Depois de aprovado e assinado o Aluno deverá enviar/entregar uma via à Concedente - Escola/Instituição/Organização.

Alunos - Tutorial explicativo para baixar documentos já assinados

   

                                NOTA:

- Os Estágios de Licenciaturas NÃO contemplam a participação de Agentes de Integração (Exemplos: CIEE, NUBE, VIADEACESSO, WallJobs, CPPMEstágios, etc.).

-  Todos os Estágios que possuem a participação de Agentes de Integração devem ser inseridos na opção Estágio Não-Obrigatóirio

- Salientando que Estágios realizados na Modalidade Não-Obrigatória não são equivalentes à Estágios de Licenciatura. 

 

 

ESTÁGIO LICENCIATURA: Aprovação

A aprovação nos Componentes Curriculares e a validação das horas do Estágio de Licenciatura são computadas e lançadas pela Secretaria dos Cursos Presenciais e pelos Polos EADs correspondentes de cada curso, não sendo uma prerrogativa da CDEC.

 

 

CDEC – Coordenação de Estágios e Carreiras

Universidade Presbiteriana Mackenzie