Compartilhe nas Redes Sociais

O curso de Engenharia de Computação tem como objetivos: formar profissionais para analisar, gerenciar e realizar dentro do âmbito da atividade de suporte de tecnologia de informação; administrar infraestrutura de computação dotadas de sistemas de comunicação, hardware e aplicações; dimensionar capacidades de Redes de Computadores e Ambientes Operacionais; desenvolver aplicações de software para segmentos industriais, comerciais e científicos; desenvolver sistemas robóticos para automação das mais diversas tarefas; desenvolver algoritmos de controle para processos industriais; desenvolver arquitetura de sistemas computacionais para aplicações críticas como militares e industriais; desenvolver algoritmos de inteligência artificial para predição de processos industriais e mais diversas aplicações; desenvolver sistemas embarcados para as mais diversas aplicações.

Ocurso busca também formar um profissional multidisciplinar, com consciência social e ambiental, que atue tanto no segmento da tecnologia da informação e comunicação desenvolvendo dispositivos de hardware e software. Assim, com os referidos conteúdos básicos associados aos conteúdos de formação profissionalizante e específica, deve-se proporcionar uma formação mais generalista, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que seja capaz de conduzir o egresso a se adaptar às rápidas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas dos dias atuais, e às consequentes novas exigências profissionais do mercado de trabalho.

Contemplando o interesse dos discentes por áreas de atuação diferenciadas, o curso oferece disciplinas que podem concentrar conhecimento em áreas específicas, a saber: Eletrônica, Sistemas Digitais, Telecomunicações, Desenvolvimento de Sistemas que integrem hardware e software, Infraestrutura de TI, Desenvolvimento de Software, Gestão e Empreendedorismo. Essa flexibilização na formação, além de dar mais opções ao aluno, destaca os grupos de disciplinas com um nível de especialização mais aprofundado, sem deixar de dar ênfase ao cunho mais generalista do curso.

O Mercado de Trabalho

O egresso do curso pode atuar na área de sistemas de microprocessados, eletrônica, redes de comunicação de dados e automação industrial. Com a evolução da carreira o profissional tende a seguir 2 opções: a carreira técnica ou a carreira gerencial assumindo postos de gerência e direção. Reforçando este perfil, dentre as principais características do egresso, destacam-se a flexibilidade e criatividade, indispensáveis para lidar com as incertezas que configuram sua própria área de atuação, Engenharia de Computação. Nesse contexto, deve-se ter em conta, ainda, que o trabalho em equipe é uma realidade atual, visto que, mesmo diante da formação generalista, a produção de trabalhos na Engenharia de Computação se faz por meio do conjunto das especialidades, dentro do qual atuam harmonicamente profissionais de diversas áreas do conhecimento.