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Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

O curso de especialização em Educação Infantil se diferencia ao enfatizar o fazer docente em sala de aula de forma abrangente e inovadora frente ao viés assistencialista que ainda persiste em muitas escolas que não compreendem o conceito de criança em sua potencialidade, mas sim enfatizando uma condição passiva de necessidade.

O espaço escolar da Educação Infantil tem algo que lhe é único, peculiar e que foge da forma escolar tradicional com cadeiras e carteiras enfileiradas, pois as crianças têm suas singularidades, desenvolvem culturas e carecem do movimento para o êxito no processo educativo. Para tanto, a docência na Educação Infantil requer uma especificidade pedagógica, uma linguagem própria e singular para cuidar, educar e brincar com crianças que são singulares. A abordagem proposta dá ênfase para a reflexão sobre as ações desenvolvidas em sala de aula na Educação Infantil e prepara os educadores para compreender os processos cognitivos e sociais envolvidos nos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Vale destacar a integração entre a teoria e a prática como indissociáveis e o respeito as infâncias das crianças.

Público-Alvo

O curso é voltado especialmente a profissionais da educação: pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, professores das redes pública e particular de ensino.

Objetivo do Curso

Capacitar profissionais da área da Educação para a especificidade docente da Educação Infantil, a fim de integrar a prática educacional à fundamentação teórica no processo de desenvolvimento e aprendizagem das competências e habilidades previstas para a fase inicial da educação de crianças de 0 a 5 anos.

Possibilidades de Atuação

Com esta formação, o aluno estará apto a atuar em espaços formais e não formais de ensino que envolva a Educação infantil, com vistas a aprimorar conhecimentos pedagógicos por profissionais como pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, professores das redes pública e particular de ensino.

Programa

  • A construção do currículo para a escola da infância;
  • O cotidiano na Educação Infantil;
  • Acolhimento e adaptação: bebês em foco;
  • Corpo, dança e movimento com bebês e crianças;
  • A arte de contar histórias;
  • Criação e Interação: explorando o universo das crianças;
  • As linguagens da arte na Educação Infantil;
  • Matemática para bebês e crianças: como assim?;
  • Inclusão na Educação Infantil;
  • Desenvolvimento Infantil: interações sociais, emocionais e cognitivas;
  • Cuidar, Educar e Brincar: inspirações Piklerianas;
  • Avaliação das aprendizagens na escola da infância;
  • Aplicação do Conhecimento.

Observação importante

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.