Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC)

Reitoria | Campus Higienópolis

A Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC-PREC) foi criada em 1998, então chamada “Divisão de Arte e Cultura”, e já coordenada pelo Mst. Parcival Modolo. Hoje está subordinada à PREC, “Pró-Reitoria de Extensão e Cultura” do Mackenzie. Etapas foram previstas para sua implantação: criação de grupos musicais, formação de grupos de teatro, desenvolvimento de uma orquestra e de outros grupos instrumentais, e, no futuro, uma escola de música. O ponto de partida devia ser o desenvolvimento de um programa de música coral, isto é, a formação de coros em todos os níveis da Universidade, e de diferentes faixas etárias. Atendendo a esse chamado, a CAC passou a desenvolver diferentes grupos vocais, desde os grupos jovens e até a terceira idade. Assim, um aluno da Universidade Mackenzie pode cantar no “Coro Jovem Cênico”. Para ganhar experiência técnica e vocal, passa pelo “Laboratório Coral” e na “Oficina da Voz”. Depois pelo coro “Intermezzo” e, finalmente, vai para o “Coro Universitário”. Ao formar-se, se quiser permanecer na casa, poderá então seguir cantando no “Coral Mackenzie”. E depois de tudo isso, ao aposentar-se, ainda poderá continuar conosco, agora cantando em um dos Corais da UATU, a “Universidade Aberta do Tempo Útil”. Todos esses grupos são orientados por gente especializada: os profissionais da CAC. Alguns dos corais Mackenzie fazem concertos públicos, tanto no próprio Mackenzie como fora dele; apresentam-se com as melhores orquestras brasileiras e até do exterior; gravam CDs, produzem programas de rádio e TV, inserem-se no mapa cultural da cidade. Além dos coros, a CAC desenvolve atividades teatrais, preparando atores e atrizes para espetáculos nos nossos auditórios. Alguns desses jovens artistas, após sua passagem pelo Mackenzie, garantem sua carreira como profissionais do teatro.

O trabalho da CAC atinge muitas pessoas, alunos, funcionários ou membros da comunidade que participam dos seus grupos, bem como, indiretamente, um número incalculável de gente: o público dos concertos, das apresentações teatrais, dos telespectadores dos programas de TV.

Esperamos que você venha nos conhecer, que frequente nossas apresentações, ou ainda melhor: venha “fazer arte” conosco!

 

Notas Musicais

https://youtu.be/Dh9aN5BWkjI

Um trecho da apresentação do Coral Jovem Cênico Mackenzie no projeto “100 anos de Noel e Adoniran”, onde eles atuaram e cantaram músicas de Noel e Adoniran no ano de 2010.

Mst. Parcival Módolo

Mst. Parcival Módolo

Coordenador