Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, teve sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FCL), criada em junho de 1946 e reconhecida pelo decreto Nº 27515, de 28/11/1949. Na ocasião, a Faculdade oferecia os cursos de Física, Matemática e Letras.

Em 1980, pelo ato da Reitoria Nº 17/80, a unidade foi desmembrada em duas:

  • Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (FCEE), que no ano de 1999 recebeu a denominação de Faculdade de Ciências Biológicas, Exatas e Experimentais (FCBEE), oferecendo os Cursos de Biologia, Física, Matemática e Química. A partir de 2004, a unidade também passou a oferecer os Cursos de Tecnologia Elétrica e de Farmácia.
  • Faculdade de Letras e Educação (FLE), oferecendo os Cursos de Letras e Pedagogia. Em 1990, o Curso de Psicologia foi integrado à unidade, que passou a se chamar Faculdade de Letras, Educação e Psicologia (FLEP). Em 1998, com a criação do Curso de Filosofia e a transferência do Curso de Psicologia para uma unidade independente, esta passou a ser designada Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE). 

Esta configuração perdurou até meados de 2012, quando, pela Resolução do Conselho Universitário (CONSU) Nº 06/2012 e pelo Ato da Reitoria Nº 03/2012, foi criado o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), resultado da fusão entre a Escola Superior de Teologia (EST) e o Centro de Ciências e Humanidades (CCH). Esta fusão foi estabelecida com o propósito de assegurar a construção de uma Unidade Acadêmica cuja identidade estivesse diretamente vinculada à área de Humanidades e à fundação do Mackenzie.

O CEFT, além de agregar os Cursos de Filosofia, Filosofia EaD, História EaD, Pedagogia, Pedagogia EaD e Teologia, é composto também por um Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu - Educação, Arte e História da Cultura), inúmeros Cursos de Especialização (Lato Sensu),  e o Núcleo de Ética e Cidadania (NEC), que oferece as disciplinas Ética e Cidadania, Introdução à Cosmovisão Reformada e Ciência, Tecnologia e Sociedade para todos os Cursos de Graduação da Universidade.

O Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética/CEFT e a Universidade Presbiteriana Mackenzie por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), estão participando ativamente na organização e patrocínio do XIV Congresso Brasileiro de Bioética, VI Congresso Brasileiro de Bioética Clínica e I Jornada dos Comitês de Bioética Hospitalar. O evento, com o tema central: A Terra em suas diversas formas e interações, ocorrerá entre os dias 29.09 e 02.10.2021, contará com participantes de renome nacional e internacional no cenário da Bioética. O Congresso tem como objetivo estimular reflexões concretas sobre o mundo real que confluam na aplicação prática de efetivas posturas éticas apoiadas em pilares universais, para solucionar de maneira transversal os conflitos do cotidiano diante do avanço tecnológico, preconizando a sustentabilidade, além do necessário apoio e respostas à população vulnerável e em condição de vulnerabilidade.

Acesse: www.bioetica2021.com.br

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno

Diretor

Contatos


Objetivos Gerais do CEFT

Em conformidade com os objetivos gerais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro de Educação, Filosofia e Teologia, no tocante aos seus propósitos acadêmicos, busca:

1 - Desenvolver os conhecimentos específicos de cada área, visando promover um processo de ensino-aprendizagem crítico e autônomo, a fim de que os discentes possam assumir compromissos responsáveis tanto com a prática científica quanto com o exercício da cidadania;

2 - Estimular a pesquisa, propiciando a formação de profissionais aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos às tecnologias emergentes;

3 - Proporcionar, no âmbito da Teologia, reflexões que reforcem a identidade confessional da Universidade;

4 - Incentivar as ações sociais e a participação comunitária dos alunos.


Objetivos Específicos

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia prioriza a formação de profissionais competentes nas áreas de Filosofia, Pedagogia e Teologia, qualificando-os tanto para atuar no mercado de trabalho quanto para dar prosseguimento em seus estudos por meio dos Cursos de Pós-Graduação.