AVISOS GERAIS 

(atualizado em 10/05/2021) 

  • Considerando a situação de pandemia provocada pela COVID-19, desde março de 2020, o Serviço-Escola de Psicologia (Curso de Psicologia-CCBS), realiza parte de suas atividades e serviços por meio de tecnologias de informação e comunicação (TICs); 
  • Desde então, a secretaria do SE de Psicologia tem funcionado em horário e capacidade de circulação reduzidos à 35%;
  • Para entrar em contato conosco, envie mensagem para o endereço de e-mail: ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br ou entre em contato telefônico pelo número (11) 2114-8342 de 2ª a 6ª feira das 09:00 às 16:00. 

SOBRE NÓS

O Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie está vinculado ao Curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Por meio de projetos de extensão e estágios específicos do curso, o SE oferece diversas modalidades de atendimento psicológico visando o desenvolvimento de propostas de promoção, prevenção e cuidado psicológico junto à comunidade. No espaço físico do SE, são oferecidas atividades vinculadas à Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá e aos Laboratórios Técnicos: LEVV - Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social; LABPOT - Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Laboratório de Psicanálise, Saúde e Cultura.

 

A Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá está inserida no SE e oferece atendimentos psicológicos em modalidades clínicas e socioeducativas, grupais e individuais nas diversas áreas da Psicologia para as pessoas da comunidade em geral, de qualquer faixa etária e de forma gratuita. Os encontros e sessões são conduzidos por estagiárias e estagiários do curso de psicologia do Mackenzie, supervisionadas/os por psicólogas/os (professoras/es mestres ou doutoras/es, e técnicas/os) com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Todas as modalidades de atendimento oferecidas são semestrais, de curta duração, com interrupções nos períodos de férias e com possíveis mudanças de estagiárias(os). Modalidades de atendimento:

  • Acolhimento e Triagem Psicológica;
  • Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico;   
  • Avaliação e Intervenção Neuropsicológica;     
  • Psicoterapias Breves (Psicodinâmica, Comportamental e Analítica);   
  • Orientação Profissional;
  • Grupo de Candidatos à Adoção.
  • Grupo de Acolhimento;
  • Grupos de Crianças e Pais;
  • Grupo de Adolescentes;
  • Grupos de Mulheres;
  • Grupo de Afeto e Poesia;
  • Grupo de Reflexão Temática;
  • Atendimento para Situações de Violência e Vulnerabilidade Social.

SEGUEM INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS SERVIÇOS:

  • Neste momento, infelizmente não temos novas vagas e não temos previsão de reabertura das inscrições;
  • Geralmente, as vagas são oferecidas nos meses de fevereiro, março, junho e agosto de cada ano, a depender da quantidade de vagas e modalidades de serviços oferecidos; 
  • Informações sobre os demais serviços com vagas disponíveis serão divulgadas nesta página junto às orientações sobre as inscrições e demais procedimentos;
  • Não oferecemos serviços para situações de urgência e emergência; 
  • Todos nossos serviços são gratuitos;
  • Em função da alta procura por nossos serviços, temos fila de espera após as inscrições.

Perguntas Frequentes

Todas as modalidades de atendimento são gratuitas.

O próprio interessado ou seu responsável legal (para os casos de menores de 18 anos ou interditos) deve comparecer presencialmente ao Serviço-Escola no dia e horário divulgado para realização das inscrições, ocasião em que, geralmente, há filas de espera no prédio. No momento da inscrição, deve ser apresentado documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS). Para inscrição de menores de 18 anos e interditos devem ser apresentados os documentos que comprovam a responsabilidade legal (especificados nas orientações divulgadas na abertura das novas vagas).

Depois de feita a inscrição, basta aguardar contato telefônico da secretaria informando o dia e horário do atendimento da Triagem Psicológica. Não há previsão do tempo de espera entre a efetivação da inscrição e o primeiro atendimento em Triagem Psicológica, pois os encontros são agendados a depender da disponibilidade de vagas (acompanhar divulgação do período de inscrição no item “Avisos Importantes” desta página ou em contato com a secretaria do S-E).

A Triagem Psicológica é a modalidade inicial para todos os interessados e pode ocorrer em uma ou mais entrevistas. É a etapa de acolhimento, exploração das demandas e encaminhamento. O encaminhamento da Triagem Psicológica pode ser interno (para modalidades de atendimento do Serviço-Escola) ou externo (para serviços de outras instituições).

Este Serviço-Escola não oferece serviços para situações de urgência e/ou emergência. O site busca saúde [http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/] oferece informações sobre serviços públicos de pronto atendimento e portas abertas no município de São Paulo para demandas de urgência e emergência.

Este Serviço-Escola não oferece atendimento psicológico por telefone.

Há filas de espera para todas as modalidades de atendimento oferecidas, dada a alta procura por atendimento neste Serviço-Escola. Não é possível estimar o tempo de espera, pois isso depende da disponibilidade de vagas oferecidas por cada área de atendimento.

Os encontros e sessões são conduzidos por estagiários (do último ano do Curso de Psicologia do Mackenzie), supervisionados por psicólogos (professores mestres ou doutores, e técnicos) com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Os atendimentos são caracterizados por serem de curta duração e variam de uma semana à, no máximo, dois anos, a depender do acompanhamento de cada usuário.

Os encontros ocorrem ao menos uma vez por semana, a depender da atividade realizada e do acompanhamento de cada usuário.

Os encontros variam em duração de 50 minutos à 01 hora e 30 minutos, a depender do acompanhamento de cada usuário.

Este Serviço-Escola não oferece atendimento de psicoterapia familiar. Porém, membros de uma mesma família podem realizar inscrição para Triagem Psicológica.

Este Serviço-Escola não oferece atendimento de psicoterapia de casais. Contudo, membros do casal podem realizar inscrição para Triagem Psicológica.