Monitoria / 2025-2
Filosofia
Nome Completo | Componentes: Filosofia (CEFT) |
Yuri Afonso Lopes de Oliveira | HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA |
Gelson da Costa Neto | HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA |
Paula Silva Ribeiro Fontes | LÓGICA |
Marco Antônio Andre | TEORIA DO CONHECIMENTO |
TÓPICOS DE ESTÉTICA |
História
Nome Completo | Componentes: História (CEFT) |
Fernanda Menezes Pereira Poncioni | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA |
Liliam Rubim de Toledo | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA |
Caio Rafael Pereira da Silva | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I |
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I |
Pedagogia
Nome Completo | Componentes: Pedagogia (CEFT) |
Paula Oliveira Melo | CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE |
Lucia Helena Rossi Opdebeeck | CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE |
Ana Karoline Dos Santos Souza | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA |
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA | |
Débora Nunes de Miranda | DIDÁTICA – ONLINE |
DIDÁTICA – ONLINE | |
Inês de Barros Monteiro | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE |
Marjorie Cristine da Silva | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE |
Beatriz da Rocha Pedro | ENS DE MATEMATICA: ESPECIFICIDADES DIDATICAS (PRESENCIAL) |
Eloiza Jurck Sena | FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA |
Giovanna Alcerito Boscolo | FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA (PRESENCIAL) |
Erika Santos Perioto Farias | LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS |
Giovanna Fagotto de Arruda Pereira | LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS |
Julia Colácio Moreira | METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL |
Viviane Cristina Rodrigues Teixeira | METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL |
Dayana Cristiny Feliciano da Silva Felix | POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Renato Domingues Nogueira | POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.
As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.
Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura
Se você está matriculado(a) em um dos cursos indicados a seguir:
- Filosofia
- História
- Pedagogia
Clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:
Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura
Programas de Estágios 2025
Inscreva-se clicando no botão ou nas imagens:

Contatos
- (11) 2114-8770
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907

Lílian Silva Ferreira
Secretário de Desenvolvimento de Carreira
Contatos
- (11) 2766-8460
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907