Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

Monitoria / 2025-2

Filosofia

Nome Completo Componentes: Filosofia (CEFT)
Yuri Afonso Lopes de Oliveira HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
Gelson da Costa Neto HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Paula Silva Ribeiro Fontes LÓGICA
Marco Antônio Andre TEORIA DO CONHECIMENTO
  TÓPICOS DE ESTÉTICA

História

Nome Completo Componentes: História (CEFT)
Fernanda Menezes Pereira Poncioni INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA
Liliam Rubim de Toledo INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE HISTÓRIA
Caio Rafael Pereira da Silva METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I
  METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I

Pedagogia

Nome Completo Componentes: Pedagogia (CEFT)
Paula Oliveira Melo CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE
Lucia Helena Rossi Opdebeeck CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE
Ana Karoline Dos Santos Souza DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA
  DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA
Débora Nunes de Miranda DIDÁTICA – ONLINE
  DIDÁTICA – ONLINE
Inês de Barros Monteiro DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Marjorie Cristine da Silva DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Beatriz da Rocha Pedro ENS DE MATEMATICA: ESPECIFICIDADES DIDATICAS (PRESENCIAL)
Eloiza Jurck Sena FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA
Giovanna Alcerito Boscolo FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA (PRESENCIAL)
Erika Santos Perioto Farias LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS
Giovanna Fagotto de Arruda Pereira LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS
Julia Colácio Moreira METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL
Viviane Cristina Rodrigues Teixeira METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL
Dayana Cristiny Feliciano da Silva Felix POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Renato Domingues Nogueira POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.

As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.


Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura

Se você está matriculado(a) em um dos cursos indicados a seguir:

  • Filosofia
  • História
  • Pedagogia

Clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:

Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura


Programas de Estágios 2025

Inscreva-se clicando no botão ou nas imagens:


Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h00 às 22h00
Contatos
Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Tutor de Desenvolvimento de Carreira

Contatos

Lílian Silva Ferreira

Lílian Silva Ferreira

Secretário de Desenvolvimento de Carreira

Contatos