EM BREVE

Apresentação

A demanda por profissionais especializados na área da Psicopedagogia tem aumentado, tanto no contexto escolar como clínico, frente às influências que o conhecimento científico e as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem promoveram na sociedade. As políticas públicas visam atender as necessidades de alunos com dificuldades de aprendizagem e é fundamental a competência do profissional para avaliar situações de aprendizagem em seu desenvolvimento típico e atípico, levando em consideração os aspectos individuais e sociais.

Público-Alvo

Profissionais da pedagogia e psicologia.

Objetivo do Curso

Desenvolver uma visão global do campo da Psicopedagogia; conhecer as principais demandas do contexto educacional e clínico, associadas ao processo de ensino-aprendizagem; elaborar e avaliar propostas de ação preventiva e remediativa para sua atuação profissional.

Possibilidades de Atuação

Atuação como psicopedagogo(a) em ambientes institucionais e/ou em consultório clínico.

Programa

  • Introdução à Psicopedagogia;
  • Desenvolvimento humano;
  • Fundamentos neurobiológicos das dificuldades da aprendizagem;
  • Aspectos afetivos na aprendizagem;
  • Psicopedagogia nas áreas de conhecimento: alfabetização;
  • Psicopedagogia nas áreas de conhecimento: matemática;
  • Psicopedagogia na escola;
  • Psicopedagogia na clínica;
  • Intervenção psicopedagógica na instituição I;
  • Intervenção psicopedagógica na clínica I;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Prática psicopedagógica baseada em evidências;
  • Intervenção psicopedagógica na instituição II;
  • Intervenção psicopedagógica na clínica II;
  • As relações familiares e a aprendizagem;
  • Elaboração de projeto interventivo.