Instituto Presbiteriano Mackenzie

IPM

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) é a responsável por dirigir e fomentar todas as atividades pedagógicas, técnicas, administrativas e operacionais das Instituições de Ensino Superior, Ensino Técnico, Ensino Básico e Educação de Jovens e Adultos (AEJA) do MACKENZIE. Através dos Centros de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo, a DENPI dirige as atividades e iniciativas de pesquisa com ênfase no desenvolvimento e inovação tecnológicos visando produtos, processos e serviços de maneira integrada com suas mantidas, para e com o mercado, objetivando a captura de valor.


Carlos Cesar Bof Bufon

É graduado em física pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em física aplicada pela Universidade de São Paulo e doutor em física pela Universidade de Dusseldorf, na Alemanha. Possui também especialização na área de gestão estratégica de inovação tecnológica pela Unicamp.

Sua atuação destaca-se como líder de grupo de pesquisa em componentes eletrônicos de um importante instituto alemão. Foi também pesquisador no departamento de engenharia elétrica da Universidade de Chmnitz, na Alemanha; pesquisador e chefe da divisão de dispositivos no laboratório nacional de nanotecnologia, em Campinas, São Paulo; professor orientador nos departamentos de físico-química da Unicamp e do programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de materiais da Unesp.

Trabalhou como consultor na área de inovação tecnológica e gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento; foi coordenador geral das redes Sibratecnano de inovação em nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; membro do comitê consultivo de nanotecnologia e novos materiais do mesmo ministério; e do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie.