Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atividades Complementares

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia do Ministério da Educação, aprovadas em 12/12/2001, o currículo vai muito além das atividades convencionais de sala de aula. Deste modo, deve-se considerar que as Atividades Complementares proporcionam uma formação sociocultural mais abrangente.

Seu foco principal é complementar a formação do discente, enriquecendo seu conhecimento teórico-prático com atividades realizadas fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso.

PERGUNTAS FREQUENTES

O nome oficial utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é atividade complementar, que como o próprio nome já diz, são atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas. Sem a entrega das atividades, os alunos não podem colar grau ou retirar o diploma. Há um decreto publicado pela Câmara de Educação Superior em 2003, que determina a presença das atividades nas diretrizes dos cursos de graduação. O objetivo, segundo o MEC, é enriquecer o processo de aprendizagem e complementar a formação profissional.

O objetivo das Atividades Complementares é ampliar os horizontes da formação profissional e pessoal do aluno, estimulando sua iniciativa e respeitando sua individualidade por meio da escolha de atividades de maior interesse para o desenvolvimento de suas competências. Envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão, as Atividades Complementares possibilitam uma maior articulação entre teoria e prática, permitindo uma permanente atualização do conteúdo das disciplinas ministradas no curso.

Depende do seu curso e do ano previsto para sua formação! Para os formandos em 2022/1 (1º semestre de 2022), a carga horária de atividades complementares a cumprir durante o curso deve ser de 459 horas para os alunos de quaisquer uma das Engenharias, 200 horas para os alunos de Química que façam Bacharelado OU Licenciatura, e 300 horas para os alunos de Química que façam Bacharelado E Licenciatura simultaneamente. Já para os formandos em 2022/2 ou posterior, esta carga horária passa a ser de 480 horas para os alunos de Engenharia.

Em resumo, para as Engenharias (qualquer uma):

  • Formandos no semestre 2022/1: 459 horas
  • Formandos no semestre 2022/2 ou posterior: 480 horas

Em resumo, para a Química:

  • Bacharelado: 200 horas
  • Licenciatura: 200 horas
  • Bacharelado e Licenciatura: 300 horas
  • Atividades Complementares Válidas: São todas as atividades promovidas, registradas e certificadas por uma organização ou instituição que tenha CNPJ e possua uma área ou um responsável pelo desenvolvimento delas.
  • Atividades Oferecidas pelo Mackenzie: Valem como Atividades Complementares todas e quaisquer atividades decorrentes de: cursos de extensão, de workshops, de palestras, de feiras, de seminários e/ou congressos, da participação em bancas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e de eventos sociais promovidos por qualquer Curso da Universidade, desde que venha a agregar valor à formação do discente.
  • Certificado Válido: Um certificado é considerado válido para gerar horas de Atividades Complementares se for registrado e emitido por uma organização ou instituição a fim de atestar a participação ou o grau de aproveitamento de um indivíduo diante de uma atividade realizada. Este deverá:
    1. Ser um certificado emitido por um órgão, instituição ou organização que desenvolveu a atividade realizada;
    2. Conter o nome do conteúdo trabalhado na atividade;
    3. Conter a data ou o período em que a atividade foi realizada;
    4. Conter o nome do local em que a atividade foi realizada;
    5. Conter o total de horas de atividade;
    6. Conter a assinatura e carimbo do responsável pela atividade realizada.

 

OBSERVAÇÃO: A pedido da Coordenação das Atividades Complementares, a apresentação de certificados originais poderá ser solicitada pela secretaria de Atividades Complementares da Escola de Engenharia para a comprovação da autenticidade das cópias de certificados entregues.

 

Todas as atividades complementares devem ser entregues no sistema do Terminal Informativo do Aluno (TIA), dando os 5 passos a seguir:

  1. Acesse seu TIA clicando aqui.
  2. Clique na aba de Atividades Complementares (Ativ. Complementares).

  3. Clique em “Deixar Atividade para Avaliação” localizada abaixo de seus dados cadastrais.

  4. Escolha a modalidade que irá enviar o certificado e clique em “+”.

  5. Após clicar em “+” da sua modalidade escolhida, basta preencher as informações de sua atividade e finalizar a solicitação clicando no símbolo da pasta.

Se o status da sua avaliação está como “Revisão”, você deve adequar algo que foi solicitado em “comentários” e enviar a solicitação novamente. Caso não seja resolvido, entrar em contato com o professor avaliador do seu curso.

Cada curso possui um professor diferente que analisa, verifica e aprova as atividades complementares enviadas, estes são chamados de Professores Avaliadores de Atividades Complementares, para o 2º Semestre de 2020, os professores avaliadores são:

  • Para o Curso de Engenharia Civil, o professor responsável é o Prof. Rolando Gaal Vadas. O contato com ele pode ser feito através do e-mail: rolando.vadas@mackenzie.br
  • Para o Curso de Engenharia Elétrica, o professor responsável é o Prof. Karl Friehe. O contato com ele pode ser feito através do e-mail: karl.friehe@mackenzie.br
  • Para o Curso de Engenharia de Materiais, o professor responsável é o Prof. Leonardo Calicchio. O contato com ele pode ser feito através do e-mail: leonardo.calicchio@mackenzie.br
  • Para o Curso de Engenharia Mecânica, o professor responsável é o Prof. Jose Alexandre Onoda Pessanha. O contato com ele pode ser feito através do e-mail: jorgealexandre.pessanha@mackenzie.br
  • Para o Curso de Engenharia de Produção, o professor responsável é o Prof. Luiz Antonio de Lima. O contato com ele pode ser feito através do e-mail: luizantonio.lima@mackenzie.br
  • Para o Curso de Química, a professora responsável é a Profª. Patricia Candioto Migliari de Oliveira. O contato com ela pode ser feito através do e-mail: patricia.oliveira@mackenzie.br

Sim! Para isso basta enviar ao Coordenador do seu Curso uma cópia do seu Histórico Escolar da outra instituição, solicitando análise das disciplinas que não tiveram equivalência. É recomendável o envio da ementa das disciplinas para análise. Ao abrir essa solicitação, colocar a CACEX-EE em cópia no e-mail (cacex.engenharia@mackenzie.br).

O aluno deverá unir em um único arquivo o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (TCE) e uma declaração da empresa em papel timbrado e assinado, indicando na declaração o período estagiado (mínimo 6 meses). É possível substituir a declaração da empresa pelo TERMO DE RESCISÃO DE ESTÁGIO (TRE), desde que esse esteja assinado pelo setor de estágio Mackenzie. Estágios superiores ao período de 1 ano não serão atribuídas horas de atividades complementares além do previsto no regulamento.

OBSERVAÇÃO: É possível somar o tempo de 2 estágios diferentes para solicitar as horas. Neste caso, a documentação dos 2 estágios deve enviada, de forma que o somatório atinja o período mínimo de 6 meses ou o período máximo de 1 ano para receber as horas.

Sim! Trabalhando por 1 ano na IC você poderá solicitar as horas. O estudante precisa unir em um único documento, o certificado chancelado (ou a declaração) de Iniciação Científica emitido pela instituição e apresentar um breve relatório de atividades realizadas nos 2 semestres assinado pelo orientador da IC.

Tudo isso deve ser enviado pelo TIA, na aba de Atividades Complementares.

Códigos para Submissão das Atividades Complementares

Selecione abaixo a opção correspondente ao seu curso para conferir os códigos das Atividades Complementares.

CODDESCRIÇÃO DA ATIVIDADEDETALHAMENTOMODALIDADECARGA HORÁRIA MÁXIMA POR EVENTOCARGA HORÁRIA MÁXIMA NA CATEGORIA
 
01OUVINTE APRESENT TCCOUVINTE NAS APRESENTAÇÕES DE TCC DO CURSOS EM QUE ESTIVER MATRICULADO, LIMITADO A 6 APRESENTAÇÕES, ACOMPANHADO DE RELATÓRIOENSINO0106
ORIENTAÇÃO: DEVERÁ SER APRESENTADO UM RELATORIO SOBRE O CONTEÚDO E A PROPOSTA DO TRABALHO, APÓS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DO TCC. ESTE RELATÓRIO DEVERÁ ESTAR ASSINADO PELO DOCENTE ORIENTADOR DO TRABALHO. INDICAR NO RELATORIO TÍTULO DO TCC, NOME DOS AUTORES DO TRABALHO, NOME DO ORIENTADOR, DATA, HORÁRIO E LOCAL  DA APRESENTAÇÃO.
 
02EXTENSÃO C / CERTIFICADO - ATÉ 15H/CURSOCURSOS DE 3 IDÔNEOS COMPROVADOS POR CERTIFICADOSENSINO15999
ORIENTAÇÕES: O ALUNO PRECISA APRESENTAR O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO (CURSOS, WORKSHOPS OU OFICINAS) COM INDICAÇÃO DE CARGA HORÁRIA E ASSINATURA/CHANCELA DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE.
COMO SOLICITAR AS HORAS? ENVIAR DOCUMENTAÇÃO VIA TIA PARA ANÁLISE. USE ESTE O CÓDIGO (02)
 
03CONG. SIMP. NAC. C/ APR - 30HSEMINÁRIOS, CONGRESSOS NACIONAIS E ASSEMELHADOS, ACEITOS PELO COORD DE CURSO C/ APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ALUNO (C/ CERTIFICADO)ENSINO30999
ORIENTAÇÕES: O ALUNO PRECISA COMPROVAR A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (CERTIFICADO OU DECLARAÇÃO) NO EVENTO.
COMO SOLICITAR AS HORAS? ENVIAR DOCUMENTAÇÃO PARA A CACEX-EE POR E-MAIL PARA ANÁLISE
 
04CONG. SIMP. INTERNAC. C/ APR - 60HSEMINÁRIOS, CONGRESSOS INTERNACIONAIS E ASSEMELHADOS, ACEITOS PELO COORD DE CURSO C/ APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ALUNO (C/ CERTIFICADO)ENSINO60999
ORIENTAÇÕES: O ALUNO PRECISA COMPROVAR A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (CERTIFICADO OU DECLARAÇÃO) NO EVENTO. TAMBÉM PODERÁ SER ACEITO O POSTER (PDF) OU O ARTIGO ENVIADO COM O RESUMO PARA APRESENTAÇÃO ORAL.