Apresentação
O curso abrange três áreas-chave para proporcionar uma compreensão abrangente da indústria esportiva. Inicialmente, foca no ecossistema esportivo contemporâneo, conceituando, historicizando e mapeando o esporte, seus agentes e mercado. Em seguida, explora a comunicação esportiva, incluindo jornalismo esportivo, reflexões mercadológicas, assessorias de comunicação e relações públicas. O curso também capacita os alunos a compreenderem projetos inovadores de marketing esportivo, abordando temas como marketing de experiência, branding, inovação no esporte e tendências emergentes, como os esportes eletrônicos.
Público-Alvo
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, ligados às atividades de comunicação; Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, entre outras, que pretendem ingressar ou aprofundar seus conhecimentos na indústria esportiva.
Objetivo do Curso
Preparar profissionais para planejar, produzir e divulgar conteúdo midiático e informacional para a indústria esportiva, cobrindo eventos esportivos, testando os fundamentos da experiência do consumidor, criando estratégias de marca para organizações esportivas, bases de fãs e atletas, implementando campanhas em meios digitais, bem como explorando as potencialidades desta indústria com comunidades locais e globais.
Áreas de Atuação
O egresso estará apto a trabalhar em empresas ou empreender projetos de comunicação e marketing para a indústria esportiva.
- Introdução ao mundo dos esportes – 32 horas
- Comportamento do consumidor de esportes – 32 horas
- Indústria do esporte e marketing esportivo – 32 horas
- Sports law – 32 horas
- Jornalismo esportivo – 32 horas
- Assessoria de imprensa e comunicação institucional no esporte – 32 horas
- Patrocínio esportivo – 32 horas
- Relações públicas nos esportes – 32 horas
- Branded Content e Marketing de Experiência – 32 horas
- Redes sociais e novas oportunidades de negócios – 32 horas
- Games e esportes eletrônicos – 32 horas
- Empreendedorismo e inovação nos esportes – 32 horas
- Aplicação do Conhecimento

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.