Os estudantes de todos os cursos da Escola de Engenharia poderão se inscrever em Projetos Integradores (PIs) de qualquer curso.
Confira as informações específicas do PI para verificar os requisitos de inscrição, bem como a data limite e o número de vagas.
Após o encerramento do período de inscrição, aguarde o contato por e-mail do professor responsável com as instruções do primeiro encontro.
Cada Projeto Integrador possui um formulário específico de inscrição. Clique no nome do PI para visualizar sua descrição e observe ATENTAMENTE os requisitos para participação, semestres (etapas/períodos) envolvidos e, principalmente, o dia da semana e os horários dos encontros para que não haja conflito com a sua grade curricular.
Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.
This integrative project will be developed mostly in English. The various construction of American buildings will be presented and there will be remote meetings with civil engineers who will be working on American projects. Construction systems and the materials used will be discussed with the aim of developing sustainable buildings.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Os sistemas construtivos estudados poderão ser aplicados em comunidades carentes nos municípios parceiros ou com ONGs parceiras.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00
VAGAS: 20 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIOLA RAGO BELTRAME (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Com a publicação das normas sobre estruturas de bambu, as estruturas em bambu tendem a ser cada vez mais utilizadas. As normas de referência são:
ABNT NBR 16828-1:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 1: PROJETO
ABNT NBR 16828-2:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 2: DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO BAMBU
Com ênfase na parte 2 da norma mencionada, o projeto será desenvolvido visando a idealização de economia circular de uma comunidade que planta, remaneja, beneficia e utiliza o bambu como estrutura da edificação, revestimento, móveis, e aplicações com utilização do resíduo de bambu.
Serão idealizadas algumas estruturas, por exemplo, o portal de entrada de um município da grande SP, a cobertura de uma edificação com estrutura de bambu e telhas de PVC, andaimes, equipamentos para parques, passarelas para animais, entre outras. A ideação das estruturas será proposta com base em Projetos arquitetônicos já existentes, nas propriedades físicas e mecânicas do bambu e nos conceitos de sustentabilidade, visando atendimento ao maior número de ODS da ONU.
Os modelos serão analisados em conjunto com os professores e especialistas na área e serão construídos no laboratório de Estruturas do Mackenzie e em áreas verde com espaço para esta aplicação para que posteriormente este projeto sirva de modelo para comunidades carentes que terão como fonte de desenvolvimento o cultivo e o manuseio do bambu.
Serão realizadas algumas capacitações sobre a aplicação do bambu nas estruturas, sobre a nova norma técnica e sobre o desenvolvimento dos projetos como um todo, da estrutura a ser utilizada aos princípios da economia circular.
REQUISITOS: Não há pré-requisitos
CARÁTER EXTENSIONISTA: O Parque Natural Municipal Itaim e o parque da Independência doarão varas de bambu com e sem diferentes tipos de tratamento e as estruturas idealizadas poderão ser aplicadas nos mesmos parques, no Município de Francisco Morato e em Atibaia no Radio observatório.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Município de Francisco Morato
Parque Natural Municipal Itaim da Cidade de São Paulo
Parque da Independência da Cidade de São Paulo
Radio Observatório do CRAAM em Atibaia
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 12:00
VAGAS: 20 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIOLA RAGO BELTRAME (clique no nome para enviar um e-mail)
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Obras civis precisam ser inspecionadas regularmente para detectar possíveis alterações em suas características técnicas iniciais. Métodos tradicionais de inspeção apresentam limitações para áreas de difícil acesso, além de problemas de segurança gerados pelo alpinismo industrial. Estes e outros problemas podem ser resolvidos com o uso de novas tecnologias como drones e câmeras termográficas. O mercado de trabalho já utiliza essas tecnologias, porém não existem ainda procedimentos bem definidos para o seu uso. Este projeto de pesquisa propõe analisar os métodos tradicionais de inspeção e definir metodologias para que tecnologias inovadoras possam ser utilizadas para substituir ou complementar métodos tradicionais.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Colaboração com empresas para uso de tecnologias inovadoras em inspeções de obras civis.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com diversas empresas como Beltrame Engenharia, Falcão Bauer, Prefeitura Municipal de Francisco Morato, ICON e outras
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 12:00
VAGAS: 15 (até 26/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: SERGIO VICENTE DENSER PAMBOUKIAN (clique no nome para enviar um e-mail)
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Entender os conceitos de Sustentabilidade e ESG e as motivações para a sua inserção na gestão promovendo investimentos mais sustentáveis e responsáveis. O E da sigla refere-se ao impacto ambiental de uma empresa, o que inclui questões como mudanças climáticas, uso de energia renovável e emissões de carbono. Social (S), refere-se ao impacto social, abrangendo temas como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão e por fim, a governança (G) que está relacionada a transparência dos processos de tomada de decisão, políticas anti-corrupção e proteção dos interesses dos acionistas.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00
VAGAS: 15 (até 21/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: LILIANE FROSINI ARMELIN (clique no nome para enviar um e-mail)
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A importância de professores proporem desafios estruturais que conduzam ao aprendizado autônomo e promovam o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição do comportamento de diversas tipologias estruturais é essencial para a formação na área de Engenharia de Estruturas.
Neste PI serão propostos desafios de montagens de diversas estruturas através do Kit Mola Estrutural.
O modelo é composto por um conjunto de variadas peças moduladas que se conectam, por meio de magnetismo, permitindo inúmeras combinações, permitindo a criação de diferentes sistemas estruturais, a visualização dos movimentos e as deformações de seus elementos utilizando as próprias mãos.
Trata-se de uma atividade totalmente interativa na qual é possível compreender conceitos abstratos de maneira tangível e concreta.
Diante desta proposta, os alunos seguem as instruções dos professores baseadas nas informações contidas nos manuais e tutoriais da ferramenta. Na fase seguinte, os alunos avançam nos tipos de estruturas, fazem pequenas mudanças e começam a testar suas hipóteses e suas criatividades. Na fase de aprimoramento, que promove o trabalho autônomo, aplicam-se novos conhecimentos e habilidades a partir do conhecimento acumulado com a proposta de desenvolvimento de um projeto desafio de uma ponte e um dômo geodésico.
Objetivo(s) da iniciativa: O objetivo desse tipo de estudo é desenvolver, a partir da experiência com o modelo, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas, o aprendizado autônomo e o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: compreensão do uso do material, organização, escuta, diálogo entre os colegas, resiliência, paciência, organização do pensamento e argumentos; trabalho efetivo em equipe, empatia, criatividade, capacidade de resolver problemas, agilidade (destreza).
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 12:00
VAGAS: 20 (até 26/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: TATIANA AIELLO CORREA DE MELLO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Serão exploradas e desenvolvidas habilidades na utilização de softwares específicos da área de hidrologia e hidráulica, como por exemplo, HEC-HMS, HEC RAS e SWMM para dimensionamento de estruturas de drenagem.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00
VAGAS: 15 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: BRUNO PECINI (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto consiste na elaboração das Plantas de Arquitetura de uma unidade residencial já existente para, posteriormente, propor algum tipo de reforma que represente melhorias na utilização do espaço. Como resultado deve-se ter as novas plantas modificadas e uma proposta de orçamento do custo da reforma proposta. As modificações propostas devem contemplar as regulações do Código de Obras da Cidade de São Paulo e a Lei de Zoneamento atual.
REQUISITOS: Ter cursado a disciplina de Desenho Técnico e CAD.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30
VAGAS: 20 (até 29/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ROLANDO RAMIREZ VILATO (clique no nome para enviar um e-mail)
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O objetivo deste Projeto Integrador é promover o emprego do processo de impressão 3D (FMD - Fused Deposition Modeling) para a criação de elementos estruturais pré-moldados da construção civil – em escala reduzida – a partir de um modelo geométrico tridimensional (CAD - Computer Aided Design). Os elementos serão produzidos com filamento termoplástico biodegradável de origem natural obtido por meio do uso de fontes de energia renováveis. Serão produzidas as seguintes peças: painéis alveolares protendidos (com e sem recorte), vigas de seção tipo I, pilares com consolos dispostos em faces opostas (pilares de periferia) e em faces ortogonais (pilares de canto) e blocos sobre quatro estacas com cálice e colarinho semiembutido. Uma vez produzidos, prossegue-se para a fase de montagem da estrutura pré-moldadas seguindo-se, rigorosamente, todas as etapas construtivas de uma estrutura real.
Neste segmento, o uso de ferramentas avançadas de projeto (recursos CAD e impressão 3D) traz inúmeras vantagens, como: (i) melhor compreensão dos métodos construtivos e das intervenções decorrentes mau funcionamento do sistema estrutural; (ii) detecção de interferências e problemas de montagem de sistemas estruturais pré-moldados; (iii) materialização do modelo matemático; (iv) produção de modelos físicos para exposição do projeto arquitetônico e estrutural; (v) estudos de viabilidade técnica; (vi) demolições e ampliações de estruturas pré-moldadas; (vii) fortalecimento da capacidade de criação, assimilação e desenvolvimento de projetos; dentre outras.
O Projeto Integrador será desenvolvido nos seguintes ambientes: (i) Laboratório de Informática, para o desenvolvimento dos modelos CAD tridimensionais, (ii) Laboratório de Prototipagem, para a produção dos elementos pré-moldados, e (iii) Laboratório de Estruturas, para a montagem da estrutura.
REQUISITOS: Não há pré-requisito.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Participação e exposição em eventos técnico-científicos.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: ABCIC - Associação Brasileira da Construção Industrializada
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 12:00
VAGAS: 12 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ALFONSO PAPPALARDO JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.
O projeto "Cidades Conectadas" propõe o uso de Machine Learning e Python para analisar sentimentos em redes sociais e notícias, ajudando na formulação de políticas públicas para cidades em crescimento. Através de APIs públicas, os estudantes irão coletar e processar dados para extrair insights sobre as percepções urbanas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Este projeto prático visa desenvolver habilidades em análise de dados e interpretação de sentimentos, explorando preocupações e esperanças dos cidadãos.
REQUISITOS: Buscamos alunos curiosos e entusiasmados para aprender como a tecnologia pode ser explorada e aplicada. Não é preciso ter experiência anterior em programação ou Machine Learning, somente a vontade de aprender é essencial.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00
VAGAS: 10 (até 23/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: NILTON CESAR FURTADO CANTO (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto "Crie seu assistente virtual utilizando chatgpt" utiliza o modelo de linguagem ChatGPT, e tem como objetivo a criação de um assistente virtual integrado a um site ou um aplicativo. O participante, irá conhecer e se aprofundar nas principais técnicas da engenharia de prompt, entender sua importância e formular comandos adequados para otimizar as respostas e a interação com o modelo de IA.
Durante a realização desse projeto os participantes mobilizarão conhecimentos relacionados às áreas de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Interface e Experiência do Usuário, Integração de APIs e Banco de Dados.
O sistema será treinado e refinado com dados de interações de usuários para melhorar sua capacidade de compreensão e resposta ao longo do tempo.
É desejável que o participante possua uma assinatura do ChatGPT4 durante o desenvolvimento de seu assistente virtual.
CARÁTER EXTENSIONISTA: A criação de um assistente virtual utilizando o ChatGPT pode ter um caráter extensionista no caso do assistente virtual desenvolvido pelos participantes beneficiarem a sociedade. Alguns exemplos dessas
soluções são:
- Acesso à Informação: Criar um assistente que ajude comunidades específicas a obter informações sobre saúde, educação, direitos legais, etc.
- Apoio Educacional: Desenvolver ferramentas que auxiliem no aprendizado de estudantes em diferentes níveis de ensino.
- Inclusão Digital: Facilitar o acesso à tecnologia para pessoas que têm pouca familiaridade com o ambiente digital.
- Serviços Públicos: Implementar soluções que melhorem a interação entre cidadãos e serviços públicos, como atendimento em órgãos governamentais.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:30
VAGAS: 25 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: CLAUDIA JOSIMAR ABRAO DE ARAUJO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Ao longo deste projeto integrador, os discentes terão a oportunidade de explorar os principais conceitos de machine learning e deep learning na aplicação em projetos dos mais diversos.
REQUISITOS: Alunos e Alunas que tenham conhecimento básico em programação python e conceitos básicos de aprendizagem de máquina.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30
VAGAS: 10 (até 29/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MARIANA ZULIANI THEODORO DE LIMA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Projeto Integrador "Maratona de Programação" tem como foco o aprimoramento de habilidades essenciais como resolução de problemas, trabalho em equipe, inovação e gestão de pressão. Neste projeto, os participantes terão a chance de explorar soluções de software inovadoras, aprimorar a capacidade de colaboração e compreender a importância dessas habilidades no âmbito acadêmico e profissional. Além do valioso processo de aprendizado, as melhores equipes terão a oportunidade de participar da seletiva para a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), abrindo portas para desafios ainda maiores e reconhecimento na área de tecnologia. Inscreva-se e prepare-se para uma experiência que não apenas enriquecerá seu conhecimento técnico, mas também ampliará suas perspectivas profissionais.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 18:30
VAGAS: 30 (até 27/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: NILTON CESAR FURTADO CANTO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.
Esse projeto integrador é do tipo "mão na massa". Por utilizar circuitos integrados e poucos componentes externos, é de rápida montagem e teste.
Seu caráter prático agrega muitos conceitos desde o estudante iniciante até o mais avançado.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30
VAGAS: 10 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: EDSON TAFELI CARNEIRO DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI trará conceitos gerais sobre antenas, introduzindo os conceitos básicos inerentes, desde o cálculo básico das suas dimensões e definição da geometria, até as etapas de simulação usando o software CST, seguindo com a montagem de um protótipo e finalização com testes e medição.
De modo sequencial, este PI passará pelas seguintes etapas:
- Conceitos básicos de antenas
- Familiarização com o simulador CST
- Simulação de uma antena dipolo arbitrária no CST & Interpretação de resultados
- Simulação - Antena TV-Digital - parte 1
- Simulação - Antena TV-Digital - parte 2 & Gerar arquivo "gbr"
- Acompanhar a prototipagem
- Montagem prática
- Medição com VNA & Espectro
- Recepção de canais de TV
- Finalização & Encerramento
CARÁTER EXTENSIONISTA: Criar uma interface de aproximação entre os estudantes e o mundo empresarial, entendendo melhor o que as empresas do conglomerado de mídia e comunicação do Brasil (neste caso a Globo), esperam desses alunos egressos com relação à formação técnico profissional e de comportamento criativo e colaborativo.
Ao mesmo tempo a empresa Rohde Schwarz enfatizará a importância do uso de equipamentos para a medição de sinais, indicando as principais experiências desejadas na hora da contratação de estagiários e/ou engenheiros recém-formados.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:00
VAGAS: 12 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
O curso, projeto integrador (PI), objetiva formar pilotos cadastrados para a PILOTAGEM de DRONES, sejam estes usados de forma recreativa ou profissional, combinando aulas TEÓRICAS e PRÁTICAS. As sessões ocorrerão as quartas-feiras, das 17:35 as 18:25 na Escola de Engenharia. Não existem pré-requisitos (você pode estar matriculado em qq. semestre de qq. curso da Escola).
Como uso profissional podemos citar a utilização destes em perícias técnicas na engenharia (de um prédio por exemplo ou de área industrial, linha de transmissão,...) ou mesmo aerolevantamentos por fotografia. O uso recreativo pode ser considerado para que o drone seja usado em eventos com fotos ou filmagens (festas, viagens ...), manuais ou semiautomatizadas (voos autônomos no Brasil e na maioria dos países ainda são proibidos). Ou, simplesmente, pilotar um drone como hobby (aeromodelismo).
O curso/PI possui sessões teóricas e práticas.
==> Nas aulas teóricas são abordados as questões regulatórias fundamentais (de legislação - que envolvem a Anatel, nas telecomunicações, a Anac, a FAB e discussões sobre Direito Civil e Criminal ligado ao uso de drones (devido e indevido)). Você aprenderá sobre todas as normas brasileiras e as principais internacionais (China, Europa, EUA) e os pontos que deve respeitar, como por exemplo, cadastrar e ter aprovação de um voo legal de um drone junto ao DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo brasileiro). Cabe lembrar que hoje, qq. viatura da Polícia Militar pode abordar você, se estiver pilotando um drone em algum local, para averiguar se possui todos os documentos e solicitou todas as autorizações de voo. Os documentos são inclusive validados pelo próprio sistema que a PM e a Polícia possuem nos veículos que usam. Questões de voo Seguro e Confiabilidade são essenciais.
==> As aulas práticas são divididas em sessões de voo 'indoor' (dentro de um local, uma sala, confinados) e 'outdoor' (espaço aéreo livre) - onde você realizará vários voos e exercícios, com dicas de como se aperfeiçoar. Além disto, discutimos a Física e a dinâmica de voo e as regras a seguir. As sessões indoor serão feitas durante o sessão do projeto integrador e as Outdoor, por questões de exigência da legislação, faremos em alguns sábados no próprio Mackenzie, dias e horários a combinar com cada um. Nestas, treinaremos voos com piloto e observador (duplas), voo pericial, técnicas de voo, decolagem e aterrisagem e voo esportivo (feito em velocidades de até 90 Km/h) - praticadas por todos.
==> para os treinos, usamos os drones da linha DJI, Phantom 4, que são os mais comprados e utilizados no mundo, para uso profissional. Ainda, teremos a possibilidade de pilotar o Drone Matrice, que é um drone de quase 30 Kg de peso de decolagem, usados para fins de pesquisa, em agronegócio, etc. Senão um drone com câmera TERMAL (câmera térmica/infravermelha -- uso para inspeções, etc.).
==> Matricule-se!! Venha fazer parte do seleto clube de pilotos de drones do Mackenzie! Nossa intenção é, possuindo uma massa crítica de colegas pilotos, criarmos também uma Liga de drones da Universidade para competições.
O professor instrutor responsável é engenheiro e oficial da FAB, já atuou no CIPAER/CENIPA, além de mais dois instrutores, também engenheiros, formados e especializados em voo com drones. Um deles é engenheiro na empresa que representa a DJI no Brasil.
REQUISITOS: Pré-requisitos - não há - apenas curiosidade e interesse por conhecer DRONES.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Os materiais, fotos, filmagens, vídeos de apoio, etc. serão publicados em BLOG extensionista, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.
Eventualmente poderá ser definida uma perícia, sem custos a empresa ou local interessado, a ser realizada pelos estudantes e suporte do professor e monitor. Ficou combinado para S2 2024, que auxiliaremos a profa Mariana em seu PI de reconhecimento de imagens, criando imagens aereas de um local (provavelmente Fco Morato) a ser definido para estudos.
Um dos instrutores do Projeto, Vitor Zandarim, é formado pelo Mackenzie e faz a ponte com os representantes da DJI no Brasil, onde trabalha.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: DJI - maior fabricante de drones civis no mundo
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30
VAGAS: 24 (até 28/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Este PI tem como objetivo familiarizar os alunos com MONTAGENS E MEDIÇÕES PRÁTICAS EM LABORATÓRIO.
Inicialmente serão usados "protoboards" (placas para montagem e testes de circuitos eletrônicos)
Em seguida serão feitos testes e medições com diferentes equipamentos, como fontes de tensão contínuas e alternadas, geradores de sinais e osciloscópios.
AO FINALIZAR ESTE P.I. OS ALUNOS ESTARÃO APTOS A:
- Ajustar de fontes de corrente contínua e geradores de sinais alternados;
- Medir tensões e correntes contínuas e alternadas usando multímetros digitais e osciloscópios;
- Gerar arquivos no formato .gbr ou similar, para pedir a prototipagem de um circuito;
- Procedimento de soldar os componentes eletrônicos na placa prototipada (circuito a definir com o professor)
- Teste final do circuito, verificando os sinais no domínio do tempo com o uso de osciloscópios, geradores de sinais, dentre outros.
O CIRCUITO DEFINIDO SERÁ DESENVOLVIDO DESDE A IDEAÇÃO DO PROJETO ATÉ O CIRCUITO FINAL.
REQUISITOS: Não é necessário que o aluno tenha conhecimento na área, pois os procedimentos serão explicados passo-a-passo.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Sim, pois visa criar uma interface de aproximação entre os estudantes de engenharia e o mundo empresarial com a empresa Rohde Schwarz do Brasil, fabricante de uma grande quantidade de equipamentos usados nos laboratórios de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia da UPM.
Dentre as atividades proposta neste PI, a empresa irá indicar quais são as boas práticas de trabalho prático e colaborativo.
Ao final das atividades os alunos deverão entregar um circuito eletrônico a ser definido pelo professor, mostrando suas funcionalidades a partir de medições realizadas com os equipamentos, na presença de especialistas da empresa que darão dicas importantes para a finalização do projeto.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 16:30
VAGAS: 12 (até 30/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Meetings for this course are offered in English ("International English"). The professor is a native Brazilian, who worked outside Brazil for a long period. Communications, materials and questions will all be made in English, with the aim of training conversation, listening and, when possible, writing. During PI, we will learn how to build internet of things objects, computing using sensors, motors, actuators and communications (such as wifi and bluetooth), using Arduino platform, widely used in engineering schools and by hobbyists around the world. The meetings will take place from 5:35 pm to 6:25 pm, and the teacher-instructor will be available for those who wish until 7:15 pm.
Session hours, in addition to the fact of being worth additional EXTENSION hours, are also valid for COI @Mackenzie, our University's internationalization program (if you compete for a double degree scholarship, for example, these hours count as a differential to apply for them). (As horas das sessões, além de valerem horas complementares de EXTENSÂO, também valem para o COI, o programa de internacionalização da Universidade (caso concorram a uma bolsa de dupla titulação por exemplo, estas horas contam como diferencial para concorrer a elas)).
Come and learn a little about the internet of things and take a risk to train a bit of English!
REQUISITOS: Pré-requisitos: curiosidade/interesse em aprender como elaborar dispositivos de internet das coisas.
Inglês básico é necessário.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Os materiais, projetos do PI, vídeos de apoio, etc. serão publicados, divulgados na Internet (SEO Google) em BLOG extensionista e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.
Os alunos serão incentivados a gravarem um vídeo curto em Inglês de um projeto e postarem, ou no WEB Site do Curso, ou no Youtube.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Robocore ou outra empresa do ecossistema de IoT (em negociação)
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30
VAGAS: 24 (até 29/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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Você tem interesse em aprender como são criados e como operam os circuitos elétricos de distribuição das concessionárias de energia elétrica? Então está no local correto. Aqui você colocará em prática anguns conceitos já vistos no curso de engenharia elétrica, bem como será capaz de entender como é realizado o cálculo e determinação de alguns parâmetros elétricos de caboselétricos, além de aprender como modelar o alimentador na ferramenta computacional Matlab.
REQUISITOS: Conceitos de sistemas elétricos de potência. Matlab (conceitos básicos).
CARÁTER EXTENSIONISTA: Serão apresentados conceitos técnicos utilizados por empresas do setor elétrico, abrangendo área como operação e planejamento. O aluno terá visão de como operam as redes de distribuição de energia, como as empresas planejam e desenvolvem projetos de alimentadores de média tensão.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Enel Distribuição SP.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30
VAGAS: 15 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS ROSA DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
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A monitoração contínua de sinais vitais, como frequência cardíaca e o nível de saturação do oxigênio do sangue é uma atividade de grande importância na vigilância clínica de pacientes. Com a tecnologia cada vez mais voltada para beneficiar a saúde do paciente, os dispositivos vestíveis, wearables, como smartwatches e smartbands são desenvolvidos para medir uma série de atividades dos usuários através dos seus sensores como monitoramento do sono, frequência cardíaca, temperatura, nível de oxigênio no sangue, contador de passos, alerta de sedentarismo, nível de ruído, detecção de quedas, etc. Desta forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de um equipamento eletromédico capaz de monitorar os sinais vitais com base em tecnologias vestíveis.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30
VAGAS: 3 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: TALITHA NICOLETTI REGIS (clique no nome para enviar um e-mail)
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NESTE PI DA LIGA HOME ENERGY, VC ALUNO DA UPM APRENDE OS CONCEITOS BÁSICOS DA ENERGIA SOLAR, CALCULA TODAS AS ESPECIFICAÇÕES, APRENDE COM SOFTWARE A DIMENSIONAR UMA CASA COM ENERGIA FOTOVOLTAICA E NO FINAL ACABA EXERCENDO UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA DE MONTAR UM PAINEL SOLAR OFF GRID NO CAMPUS OU NO COMUNIDADE.
CARÁTER EXTENSIONISTA: NESTE PROJETO, OS ALUNOS IRÃO FAZER UMA INSTALAÇÃO DE PAINEL SOLAR OFF GRID COM BATERIA DE CARRO PARA ILUMINAR UM PONTO ESCURO E CRIAR TOMADAS DE ENERGIA VERDE PARA CARREGAMENTO DE CELULARES EM UMA PRAÇA, RUA OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL NA COMUNIDADE.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30
VAGAS: 20 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO JESUS MOREIRA DE ALMEIDA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da construção de um dispositivo solar portátil, como por exemplo um carregador de celular solar. Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de mini painéis solares e suas aplicações na alimentação e carregamento de dispositivos eletrônicos.
CARÁTER EXTENSIONISTA: No projeto integrador "Painéis Solares Portáteis: Funcionamento e Aplicações", os estudantes têm desenvolvido soluções de baixo custo para o uso da energia solar portátil em diversas aplicações, tais como carregadores de celular, banco de energia (power bank), luminárias, lanternas, entre outras. No primeiro encontro do projeto integrador, o estudante escolhe qual solução irá desenvolver durante os encontros semanais. No último encontro, o estudante mostra a solução desenvolvida em funcionamento. A ideia é que, a partir desse semestre, o estudante desenvolva também materiais didáticos, como guia de montagem e vídeos do dispositivo solar portátil, que possibilitem que professores de ensino médio possam utilizá-los em suas aulas práticas sobre energia solar. Como os materiais desenvolvidos serão disponibilizados online de forma gratuita, poderão também ser utilizados por qualquer pessoa interessada em construir um dispositivo solar portátil. Neste contexto, os estudantes compartilharão as experiências adquiridas no projeto integrador com um público amplo e contribuirão na elaboração de materiais para o ensino de energia solar. Eventualmente, outras ações extensionistas poderão ser realizadas, tais como apresentação dos projetos e materiais desenvolvidos em escolas ou quando estudantes de ensino fundamental ou médio vierem visitar o campus da UPM.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30
VAGAS: 12 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MARIANA AMORIM FRAGA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Os sistemas eletrônicos atuais exigem alta eficiência dos sistemas que os alimentam: por razões econômicas, desperdício de energia e espaço ocupado.
Neste PI, você entenderá melhor o fornecimento de energia e seus problemas, que ajudarão a desenvolver seu conjunto de habilidades em fontes de alimentação.
REQUISITOS: Cálculo diferencial e integral, e circuitos elétricos.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Com a diversidade de tecnologias de fabricação de componentes eletrônicos houve a necessidade de, a partir de uma única fonte de tensão converter essa tensão em diversos outros níveis. Com esse PI, qualquer fabricante de circuitos eletrônicos poderá desenvolver uma fonte de tensão ajustável a partir de uma alimentação primária existente.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30
VAGAS: 15 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: MAURICIO MODERNO DE CARVALHO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Este projeto integrador visa ensinar aos alunos como criar uma interface de supervisão industrial a partir de uma máquina automatizada por Controlador Lógico Programável. Serão criadas telas e diversas interfaces para a comunicação com a máquina, e os dados serão monitorados através de um Dashboard industrial dedicado.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30
VAGAS: 18 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: RICARDO JANES (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da análise do sistema fotovoltaico da UPM.
Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de painéis solares, suas aplicações em conexão à rede elétrica e equipamentos que compõem os sistemas. A proposta é que os estudantes desenvolvam projetos fotovoltaicos que possam ser implementados em prédios residenciais e comerciais.
CARÁTER EXTENSIONISTA: A proposta do projeto visa o desenvolvimento de um manual de boas práticas em instalações fotovoltaicas, assim como o desenvolvimento de projetos de acordo com as normas da concessionária de energia em locais fora do campus da UPM. Tanto o manual como os projetos desenvolvidos tem como premissa contribuir para informação da sociedade em relação à adoção de energia limpa e sustentável em residências e comércios, sendo portanto de fácil entendimento e fornecendo as informações necessárias para a tomada de decisão dos membros da sociedade.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30
VAGAS: 12 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE CESAR DE SOUZA ALMEIDA NETO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Este PI pretende dar ao aluno uma visão geral sobre os conceitos, implicações e cálculos para o dimensionamento de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Serão abordados conceitos e práticas relativos ao conjunto de técnicas e dispositivos que envolvem um SPDA, análise do solo / aterramento, entre outras implicações de infraestrutura.
A partir da análise de um case real, com a participação de um especialista do segmento, os alunos participarão ativamente da execução de um laudo técnico de um SPDA (se existente) ou características necessárias (projeto) para a sua implementação.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Neste PI os alunos são inseridos no contexto prático de análise e síntese do emprego de SPDA's em edificações, dentro ou fora dos limites da universidade.
Com a participação de um perito do mercado, este PI dará ao aluno a oportunidade de acompanhar os principais conceitos que definem o projeto básico de um SPDA, assim como avaliar o que é necessário para a sua restauração e/o adequação, quando o SPDA já existente precise desta otimização para atender os quesitos mínimos funcionais e à norma vigente.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: A empresa DIRECT Tecnologia - Soluções em Engenharia está vinculada a Escola de Engenharia para desenvolvimento de um relatório de inspeção de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de prédios do Campus Higienópolis, por meio de seu especialista Izavam Oliveira.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30
VAGAS: 15 (até 2/SET)
PROFESSOR ORIENTADOR: ANDERSON DA SILVA JUCÁ (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.
A aerodinâmica é um assunto interessante e aplicado ao dia a dia do engenheiro Mecânico/Mecatrônico. A aerodinâmica está relacionada a conceitos físicos que serão tratados ao longo do curso. Um deles, por exemplo, é o princípio de Bernoulli, o. Nos carros de Fórmula 1, a aerodinâmica é essencial para a eficiência do veículo ajudando na aderência, diminuindo o arrasto e otimizando o fluxo de ar ao redor do veículo. Nesse PI será estudado um perfil de asa padrão em termos da força de arrasto, a força de sustentação, a força peso e o empuxo.
REQUISITOS: Utilizando uma frase de José de Alencar: "O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis". Então, o pré-requisito é a motivação.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
A aquisição automática de dados de dados físicos no túnel de vento Mackenzie é uma forma para medir informações a respeito do comportamento de perfis aerodinâmicos que surgem nas atividades profissionais do engenheiro Mecânico. O Sistema de Aquisição de Dados (SAD), visa a popularizar o uso do túnel de vento e seu uso nos projetos acadêmicos.
REQUISITOS: A motivação é a chave do conhecimento. uma frase de uma pessoa atual: " É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada" Mark Zuckerberg
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Desenvolver um equipamento gerador de "fumaça" que não agrida o ambiente que tenha operação simples para estudos estudos aeromecânicos e urbanísticos. O projeto se propõe a apresentar a visualização de linhas de corrente, com a observação do escoamento identificar; separação de camada limite, geração de vórtices, estol e turbulência.
REQUISITOS: O acadêmico precisa possuir interesse e motivação.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Apresentação da ferramenta computacional "Engineering Equation Solver" para solução de problemas de engenharia. Proposição de um problema prático envolvendo dinâmica dos fluidos e ou transferência de calor e massa.
REQUISITOS: Pré-requisito: Ter cursado e logrado êxito em Fenômenos de Transporte I
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 16:30
VAGAS: 6 (até 25/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: EDVALDO ANGELO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Atenção será dada aos novos projetos de reatores nucleares, como o NATRIUM e outros SMR, e comparação com os reatores tradicionais apontando as vantagens dessas novas propostas. O trabalho será uma comparação entre os principais aspectos de segurança dos novos reatores.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Durante o semestre faremos uma visita aos reatores de ANGRA.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:30
VAGAS: 6 (até 28/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: JORGE ALEXANDRE ONODA PESSANHA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O engenharia por definição é extensionista, ela traduz para a sociedade o conhecimento científico em forma de conforto e facilidade. O projeto visa a colocação de sistema de redução, motor e controle inteligente. Nessa primeira parte será a construção e teste de um sistema de redução para impulsionar uma cadeira com velocidade até 5,0 km/h e inclinação de 10%.
REQUISITOS: A cadeira de roda motorizada é uma inovação revolucionária que proporciona mobilidade e independência a pessoas com dificuldades de locomoção. Ela será equipada com motor elétrico e controle automático. Requisito mínimo: Interessados em realizar um projeto extensionista.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A aerodinâmica de alta velocidade, a dinâmica dos gases e as ondas de choque podem ser estudas em tubos de choque que é uma instalação na qual uma onda de choque passa através de um gás, criando um ambiente de alta pressão - alta temperatura que pode ser usado para estudar cinética química e transferência de calor em um gás dissociado. Ele é peça importante no estudo de escoamento de fluidos com aplicabilidade prática para o desenvolvimento de motores com tecnologia da combustão supersônica scramjet (veículos aeroespaciais que usam sistema de propulsão aspirada baseada em combustão, a ser utilizada na fase atmosférica terrestre). Estudos recentes com aplicações biológicas, tempos de atraso de ignição de combustível, testes balísticos de armaduras e equipamentos de proteção. O estudo de materiais para veículos de reentrada e pesquisas espaciais usam tubos de choque, resistência ao choque e explosão de materiais compósitos, modificações de fase de nanopartículas devido a ondas de choque, investigações médicas relacionadas a lesões por explosão, comportamento de juntas e parafusos sob cargas de choque.
REQUISITOS: Interesse.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A proposta pretende identificar pequenas empresas na região de São Paulo e apresentar as vantagens e benefícios de manter uma documentação de manutenção organizada e atualizada.
Pretende ainda propor às empresas formas de implementar e organizar a documentação de manutenção visando auxiliá-las nessa tarefa.
CARÁTER EXTENSIONISTA: As empresas identificadas serão convidadas a participar da elaboração da implementação e receberão as orientações necessárias para tanto.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 14:00
VAGAS: 10 (até 13/SET)
PROFESSOR ORIENTADOR: MILTON VIEIRA JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Na era da antiguidade permanece como um testemunho da notável engenhosidade e proeza dos antigos engenheiros. Das majestosas pirâmides do Egito aos imponentes aquedutos romanos, as grandes invenções de Arquimedes e os maravilhosos projetos de Leonardo da Vinci. As conquistas da engenharia na antiguidade continuam a moldar o mundo em que vivemos hoje.
Neste projeto integrador o aluno será desafiado a escolher um projeto para estudar o seu desenvolvimento, dimensionar utilizando os conceitos de engenharia podendo até fazer um pequeno protótipo em escala desse projeto. Um exemplo é o parafuso de Arquimedes que se trata de um mecanismo no formato de parafuso criado pelo grande matemático Arquimedes e utilizado para transportar água para níveis superiores de uma cidade.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00
VAGAS: 10 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE FERNANDO PAZ GONZALEZ (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este Projeto Integrador tem por objetivo aprimorar o conhecimento e domínio dos alunos na elaboração de peças e componentes 3D, os quais poderão ser utilizados posteriormente para a realização de análise de esforços (simulações) ou para a construção de peças por meio da impressão 3D. A realização deste Projeto Integrador será feita por meio de aulas práticas semanais.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30
VAGAS: 8 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ELESANDRO ANTONIO BAPTISTA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Como dizia Gene Roddenberry “o espaço, a fronteira final...” tinha razão, e atualmente, esse conhecimento é fundamental para o futuro e desenvolvimento da nação. A importância da capacitação e do domínio da tecnologia espacial, tema não abordado nos curriculum comuns, envolve conceitos de lançamento, veículos espaciais e satélites. Por outro lado, é importante ressaltar que todas as atividades de pesquisa espacial e de desenvolvimento e lançamento de satélites e foguetes dependem dos recursos humanos disponíveis, técnicos, especialistas acadêmicos e do setor industrial.
REQUISITOS: Motivação e comprometimento
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 26/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O curso permite a compreensão dos processos de usinagem básicos, ferramentas e técnicas utilizadas na fabricação de peças e componentes mecânicos. Abrange:
- Introdução aos Processos de Usinagem
- Leitura de Desenhos e Tolerâncias Dimensionais
- Conhecimento de Materiais
- Ferramentas de Corte e Acessórios
- Técnicas de Usinagem
- Segurança na usinagem
- Treinamento Hands-on
REQUISITOS: Neste curso o aluno vai precisar trazer avental e óculos de segurança
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 14:00
VAGAS: 10 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: HELIO PEKELMAN (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Você que já fez o curso introdutório e quer aprimorar seus conhecimentos!!!!!
Gosta de fabricar peças e componentes com auxílio de máquinas como torno, fresadora, etc.
É hora de transformar sua vontade em um curso gratificante e abrangente de Usinagem Básica
Por que escolher nosso Curso Básico de Usinagem?
Aprendizado prático
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Projetos Práticos
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O Curso Básico de Usinagem irá equipá-lo com as habilidades necessárias para fabricar peças usinadas básicas
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DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00
VAGAS: 15 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE FERNANDO PAZ GONZALEZ (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em materiais carbonosos visando alterar propriedades elétricas/térmicas. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD). Devido ao número máximo de pessoas no laboratório, este projeto está limitado a 4 alunos.
A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30
VAGAS: 4 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: CARLOS ALBERTO MONEZI DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em aço visando alterar propriedades tribológicas da superfície deste aço. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD) e Microdureza Berkovich, de baixa carga e nanoidentação, sendo esta última feita na empresa Anton Paar. Devido ao número máximo de pessoas no laboratório, este projeto está limitado a 4 alunos. A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30
VAGAS: 4 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: CARLOS ALBERTO MONEZI DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Há mais de 30 anos, o Bridgestone World Solar Challenge tem recebido as maiores mentes de todo o mundo na Austrália para ultrapassar os limites da inovação tecnológica e viajar pelo outback num veículo movido apenas pela energia do sol.As equipes, geralmente compostas por estudantes do ensino superior e secundário, percorrem 3.000 quilômetros de Darwin a Adelaide em um veículo elétrico com eficiência energética. Um grande desafio para grandes projetos de vida.
REQUISITOS: O projeto WSC é um desafio em construir um veículo solar que consiga atravessar o deserto de Outback na Austrália. Nessa primeira parte será explorado a concepção artística do carro e seu desenho final com as células solares. Pré requisito: motivação.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 14:00
VAGAS: 5 (até 22/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.
Este PI desenvolve mentoria financeira com foco nos seguintes tópicos:
- Uso das facilidades quantitativas nos cálculos financeiros;
- abordagem sobre a Indústria e produtos financeiros;
- Instrumentos de "valuation", recursos e técnicas de avaliação e
- Aplicações e processos estatísticos na seleção de ativos financeiros e formação de portfólios.
Os instrutores devem ser visto muito mais como facilitadores e orientadores no desenvolvimento do projeto integrador.
O encontro acontecerá todas as quartas-feiras às 17h30.
Agostinho e Sydnei
REQUISITOS: Conhecimento básico de matemática e de estatística.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Este PI de "Aplicação de Métodos Quantitativos na Análise Financeira" procura estimular a formação de grupos de trabalho formados por alunos e professores, que tenham por objetivo desenvolver a educação financeira em outras unidades de ensino e aprendizado, empresas, ONGs, igrejas e centros comunitários.
Procura estimular reuniões, seminários e encontros com Ligas, instituições e empresas que tenham necessidade de conhecer os benefícios do conhecimento em economia, finanças, gestão de recursos e outros voltados para a área de "valuation".
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30
VAGAS: não há limite (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: AGOSTINHO CELSO PASCALICCHIO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
Propõe-se a iniciação do estudante, e seu posterior e continuado desenvolvimento, no uso do método prático criativo Design Thinking para resolução de problemas/questões/desafios que levem a propostas futuras de alternativas de produtos/serviços com potencial inovador, e o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e resolução de problemas no cotidiano.
O método é centrado no ser humano e sua capacidade integrativa, explorando a nossa capacidade inata de ser intuitivo e reconhecer padrões, visando gerar ideias com significado não apenas funcional, mas também emocional.
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00
VAGAS: 15 (até 16/AGO)
PROFESSOR ORIENTADOR: ROXANA MARIA MARTINEZ ORREGO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.
As habilidades interpessoais, como liderança, assertividade e empatia, são fundamentais para o sucesso profissional e para a criação de ambientes de trabalho colaborativos e produtivos.
O presente Projeto Integrador foi concebido para capacitar os futuros engenheiros a liderarem e trabalharem em equipe, praticarem a comunicação assertiva e desenvolverem a empatia, utilizando a técnica do videofeedback como ferramenta principal.
Essa abordagem proporcionará aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, que alia teoria e prática de forma inovadora, considerando o cenário real de desafios apresentados pela Petrobras.
Objetivo: Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe, assertividade e empatia nos alunos de Engenharia, utilizando a técnica do videofeedback para promover soluções para problemas reais de engenharia apresentados pela equipe técnica da Petrobras.
Resultados esperados para os alunos: Os alunos desenvolverão as capacidades de trabalhar e liderar equipes, o que é essencial para o sucesso em suas futuras carreiras. Poderão desenvolver a assertividade na comunicação, o que proporciona a capacidade de expressão objetiva e respeitosa para com as outras pessoas, gerando frequentemente, o aumento da empatia, favorecendo a criação de um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso. A técnica do videofeedback permitirá que os alunos recebam feedback visual e construtivo sobre seu comportamento, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades sociais.
CARÁTER EXTENSIONISTA: Considerando a relação estudante e empresa, espera-se que exista uma troca de conhecimento e agenda de colaboração, na qual o estudante extraia da organização elementos que contribuirão para a sua formação e ao mesmo turno, ofereça a organização sugestões para seu crescimento e otimização de soluções sustentáveis, essenciais para sua permanência competitiva.
PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Vínculo com a equipe técnica Petrobras
DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 11:00
VAGAS: 12 (até 16/AGO)