Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Projetos Integradores

Os estudantes de todos os cursos da Escola de Engenharia poderão se inscrever em Projetos Integradores (PIs) de qualquer curso.

Confira as informações específicas do PI para verificar os requisitos de inscrição, bem como a data limite e o número de vagas.

Após o encerramento do período de inscrição, aguarde o contato por e-mail do professor responsável com as instruções do primeiro encontro.

LEIA ESTE AVISO

Cada Projeto Integrador possui um formulário específico de inscrição. Clique no nome do PI para visualizar sua descrição e observe ATENTAMENTE os requisitos para participação, semestres (etapas/períodos) envolvidos e, principalmente, o dia da semana e os horários dos encontros para que não haja conflito com a sua grade curricular.

ENGENHARIA CIVIL

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

This integrative project will be developed mostly in English. The various construction of American buildings will be presented and there will be remote meetings with civil engineers who will be working on American projects. Construction systems and the materials used will be discussed with the aim of developing sustainable buildings.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os sistemas construtivos estudados poderão ser aplicados em comunidades carentes nos municípios parceiros ou com ONGs parceiras.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 13/MAR

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Com a publicação das normas sobre estruturas de bambu, as estruturas em bambu tendem a ser cada vez mais utilizadas. As normas de referência são:

ABNT NBR 16828-1:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 1: PROJETO

ABNT NBR 16828-2:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 2: DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO BAMBU

Com ênfase na parte 2 da norma mencionada, o projeto será desenvolvido visando a idealização de economia circular de uma comunidade que planta, remaneja, beneficia e utiliza o bambu como estrutura da edificação, revestimento, móveis, e aplicações com utilização do resíduo de bambu.

Serão idealizadas algumas estruturas, por exemplo, o portal de entrada de um município da grande SP, a cobertura de uma edificação com estrutura de bambu e telhas de PVC, andaimes, equipamentos para parques, passarelas para animais, entre outras. A ideação das estruturas será proposta com base em Projetos arquitetônicos já existentes, nas propriedades físicas e mecânicas do bambu e nos conceitos de sustentabilidade, visando atendimento ao maior número de ODS da ONU.

Os modelos serão analisados em conjunto com os professores e especialistas na área e serão construídos no laboratório de Estruturas do Mackenzie e em áreas verde com espaço para esta aplicação para que posteriormente este projeto sirva de modelo para comunidades carentes que terão como fonte de desenvolvimento o cultivo e o manuseio do bambu.

Serão realizadas algumas capacitações sobre a aplicação do bambu nas estruturas, sobre a nova norma técnica e sobre o desenvolvimento dos projetos como um todo, da estrutura a ser utilizada aos princípios da economia circular.

REQUISITOS: Não há pré-requisitos

CARÁTER EXTENSIONISTA: O Parque Natural Municipal Itaim e o parque da Independência doarão varas de bambu com e sem diferentes tipos de tratamento e as estruturas idealizadas poderão ser aplicadas nos mesmos parques, no Município de Francisco Morato e em Atibaia no Radio observatório.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Município de Francisco Morato

Parque Natural Municipal Itaim da Cidade de São Paulo

Parque da Independência da Cidade de São Paulo

Radio Observatório do CRAAM em Atibaia

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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O objetivo deste Projeto Integrador é apresentar aos alunos o tema sobre estruturas para captação de água de chuva e permeabilização de cidades relacionadas a infraestrutura verde e azul e sistemas de drenagem sustentáveis.

Os objetivos da infraestrutura verde e azul incluem: (i) maximizar a infiltração (e recarga do aquífero), reuso da água e eliminar perdas pelo escoamento superficial; (ii) prevenção/minimização de cheias; (iii) melhorar a biodiversidade da paisagem; (iv) controle da qualidade das águas, entre outros.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Obras civis precisam ser inspecionadas regularmente para detectar possíveis alterações em suas características técnicas iniciais. Métodos tradicionais de inspeção apresentam limitações para áreas de difícil acesso, além de problemas de segurança gerados pelo alpinismo industrial. Estes e outros problemas podem ser resolvidos com o uso de novas tecnologias como drones e câmeras termográficas. O mercado de trabalho já utiliza essas tecnologias, porém não existem ainda procedimentos bem definidos para o seu uso. Este projeto de pesquisa propõe analisar os métodos tradicionais de inspeção e definir metodologias para que tecnologias inovadoras possam ser utilizadas para substituir ou complementar métodos tradicionais.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Colaboração com empresas para uso de tecnologias inovadoras em inspeções de obras civis.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com diversas empresas como Beltrame Engenharia, Falcão Bauer, Prefeitura Municipal de Francisco Morato, ICON e outras

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 11/MAR

Interessados neste PI devem entrar em contato com o Prof. Sérgio Pamboukian através do endereço de e-mail sergio.pamboukian@mackenzie.br, ou comparecer ao 3º andar do Prédio 4, no Laboratório de Geotecnologias.

Entender os conceitos de Sustentabilidade e ESG e as motivações para a sua inserção na gestão promovendo investimentos mais sustentáveis e responsáveis. O E da sigla refere-se ao impacto ambiental de uma empresa, o que inclui questões como mudanças climáticas, uso de energia renovável e emissões de carbono. Social (S), refere-se ao impacto social, abrangendo temas como direitos humanos, condições de trabalho, diversidade e inclusão e por fim, a governança (G) que está relacionada a transparência dos processos de tomada de decisão, políticas anti-corrupção e proteção dos interesses dos acionistas.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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A importância de professores proporem desafios estruturais que conduzam ao aprendizado autônomo e promovam o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição do comportamento de diversas tipologias estruturais é essencial para a formação na área de Engenharia de Estruturas.

Neste PI serão propostos desafios de montagens de diversas estruturas através do Kit Mola Estrutural.

O modelo é composto por um conjunto de variadas peças moduladas que se conectam, por meio de magnetismo, permitindo inúmeras combinações, permitindo a criação de diferentes sistemas estruturais, a visualização dos movimentos e as deformações de seus elementos utilizando as próprias mãos.

Trata-se de uma atividade totalmente interativa na qual é possível compreender conceitos abstratos de maneira tangível e concreta.

Diante desta proposta, os alunos seguem as instruções dos professores baseadas nas informações contidas nos manuais e tutoriais da ferramenta. Na fase seguinte, os alunos avançam nos tipos de estruturas, fazem pequenas mudanças e começam a testar suas hipóteses e suas criatividades. Na fase de aprimoramento, que promove o trabalho autônomo, aplicam-se novos conhecimentos e habilidades a partir do conhecimento acumulado com a proposta de desenvolvimento de um projeto desafio de uma ponte e um dômo geodésico.

7. Objetivo(s) da iniciativa: O objetivo desse tipo de estudo é desenvolver, a partir da experiência com o modelo, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas, o aprendizado autônomo e o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: compreensão do uso do material, organização, escuta, diálogo entre os colegas, resiliência, paciência, organização do pensamento e argumentos; trabalho efetivo em equipe, empatia, criatividade, capacidade de resolver problemas, agilidade (destreza).

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00

VAGAS: 20 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Serão exploradas e desenvolvidas habilidades na utilização de softwares específicos da área de hidrologia e hidráulica, como por exemplo, HEC-HMS, HEC RAS e SWMM para dimensionamento de estruturas de drenagem.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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O projeto consiste na elaboração das Plantas de Arquitetura de uma unidade residencial já existente para, posteriormente, propor algum tipo de reforma que represente melhorias na utilização do espaço. Como resultado deve-se ter as novas plantas modificadas e uma proposta de orçamento do custo da reforma proposta. As modificações propostas devem contemplar as regulações do Código de Obras da Cidade de São Paulo e a Lei de Zoneamento atual.

REQUISITOS: Ter cursado a disciplina de Desenho Técnico e CAD.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

VAGAS: 16 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 7/MAR

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O objetivo deste Projeto Integrador é promover o emprego do processo de impressão 3D (FMD - Fused Deposition Modeling) para a criação de elementos estruturais pré-moldados da construção civil – em escala reduzida – a partir de um modelo geométrico tridimensional (CAD - Computer Aided Design). Os elementos serão produzidos com filamento termoplástico biodegradável de origem natural obtido por meio do uso de fontes de energia renováveis. Serão produzidas as seguintes peças: painéis alveolares protendidos (com e sem recorte), vigas de seção tipo I, pilares com consolos dispostos em faces opostas (pilares de periferia) e em faces ortogonais (pilares de canto) e blocos sobre quatro estacas com cálice e colarinho semiembutido. Uma vez produzidos, prossegue-se para a fase de montagem da estrutura pré-moldadas seguindo-se, rigorosamente, todas as etapas construtivas de uma estrutura real.

Neste segmento, o uso de ferramentas avançadas de projeto (recursos CAD e impressão 3D) traz inúmeras vantagens, como: (i) melhor compreensão dos métodos construtivos e das intervenções decorrentes mau funcionamento do sistema estrutural; (ii) detecção de interferências e problemas de montagem de sistemas estruturais pré-moldados; (iii) materialização do modelo matemático; (iv) produção de modelos físicos para exposição do projeto arquitetônico e estrutural; (v) estudos de viabilidade técnica; (vi) demolições e ampliações de estruturas pré-moldadas; (vii) fortalecimento da capacidade de criação, assimilação e desenvolvimento de projetos; dentre outras.

O Projeto Integrador será desenvolvido nos seguintes ambientes: (i) Laboratório de Informática, para o desenvolvimento dos modelos CAD tridimensionais, (ii) Laboratório de Prototipagem, para a produção dos elementos pré-moldados, e (iii) Laboratório de Estruturas, para a montagem da estrutura.

REQUISITOS: Não há pré-requisito.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 12:00

VAGAS: 12 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 12/MAR

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ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

O projeto "Cidades Conectadas" propõe o uso de Machine Learning e Python para analisar sentimentos em redes sociais e notícias, ajudando na formulação de políticas públicas para cidades em crescimento. Através de APIs públicas, os estudantes irão coletar e processar dados para extrair insights sobre as percepções urbanas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Este projeto prático visa desenvolver habilidades em análise de dados e interpretação de sentimentos, explorando preocupações e esperanças dos cidadãos.

REQUISITOS: Buscamos alunos curiosos e entusiasmados para aprender como a tecnologia pode ser explorada e aplicada. Não é preciso ter experiência anterior em programação ou Machine Learning, somente a vontade de aprender é essencial.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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O trabalho "Pesquisa para Todos" busca promover a colaboração entre os pesquisadores do Mackenzie, para ampliar integração entre as iniciativas de pesquisas existentes nos diferentes departamentos e campi e, com isso, auxiliar tanto docentes quanto discentes em suas trajetórias acadêmicas.

Utilizando o modelo de linguagem ChatGPT, o projeto tem como objetivo a criação de um assistente virtual integrado a um site ou um aplicativo. O usuário, ao interagir com esse assistente virtual, poderá identificar pesquisas e pesquisadores, de acordo com seu interesse e com as necessidades de atividades acadêmicas.

Durante a realização desse projeto os participantes mobilizarão conhecimentos relacionados às áreas de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Interface e Experiência do Usuário, Integração de APIs e Banco de Dados.

O sistema será treinado e refinado com dados de interações de usuários para melhorar sua capacidade de compreensão e resposta ao longo do tempo.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 18:30

VAGAS: ilimitadas (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 11/MAR

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Projeto Integrador "Maratona de Programação" tem como foco o aprimoramento de habilidades essenciais como resolução de problemas, trabalho em equipe, inovação e gestão de pressão. Neste projeto, os participantes terão a chance de explorar soluções de software inovadoras, aprimorar a capacidade de colaboração e compreender a importância dessas habilidades no âmbito acadêmico e profissional. Além do valioso processo de aprendizado, as melhores equipes terão a oportunidade de participar da seletiva para a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), abrindo portas para desafios ainda maiores e reconhecimento na área de tecnologia. Inscreva-se e prepare-se para uma experiência que não apenas enriquecerá seu conhecimento técnico, mas também ampliará suas perspectivas profissionais.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:00

VAGAS: ilimitadas (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 13/MAR

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ENGENHARIA ELÉTRICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

A competição, na sua décima terceira ocorrência, organizada por professores e alunos da Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem como objetivo introduzir os alunos do curso à área de Automação e Robótica. Desenvolvendo e capacitando os alunos em linguagem de programação e lógica de programação. Os robôs a serem programados possuem acionamentos e sensores de forma semelhante aos robôs industriais e os mesmos são programados pelos alunos numa linguagem de programação de mercado, o Python. Os alunos são desafiados, após 12 semanas de capacitação nas ferramentas de programação e robótica, a desenvolver programas que possibilitem os robôs desenvolver atividades de maneira autônoma. As atividades que envolvem a capacitação dos alunos para competição e a própria são desenvolvidas no âmbito dos projetos integradores. Além disso, serão apresentados os resultados do PI competição de robôs Bionics, onde os alunos montam a parte mecânica e programam um robô com formato de peixe. O robô peixe deverá atravessar um aquário, quem fizer o percurso em menor tempo será o vencedor.

REQUISITOS: Deverá participar da competição com a entrega de 3 códigos em python relacionados aos desfios propostos

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Rocktron

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Este projeto integrador apresenta de forma simples a construção de um amplificador de áudio portátil que pode ser acoplado a um smartphone.

Sua simplicidade torna o aprendizado fácil e rápido e você mesmo cria o seu próprio amplificador de som.

Venha fazer parte desse projeto.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 10 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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O curso, projeto integrador (PI), objetiva formar pilotos cadastrados para a PILOTAGEM de DRONES, sejam estes usados de forma recreativa ou profissional, combinando aulas TEÓRICAS e PRÁTICAS. As sessões ocorrerão as quartas-feiras, das 17:35 as 18:25 na Escola de Engenharia. Não existem pré-requisitos (você pode estar matriculado em qq. semestre de qq. curso da Escola).

Como uso profissional podemos citar a utilização destes em perícias técnicas na engenharia (de um prédio por exemplo ou de área industrial, linha de transmissão,...) ou mesmo aerolevantamentos por fotografia. O uso recreativo pode ser considerado para que o drone seja usado em eventos com fotos ou filmagens (festas, viagens ...), manuais ou semiautomatizadas (voos autônomos no Brasil e na maioria dos países ainda são proibidos). Ou, simplesmente, pilotar um drone como hobby (aeromodelismo).

O curso/PI possui sessões teóricas e práticas.

==> Nas aulas teóricas são abordados as questões regulatórias fundamentais (de legislação - que envolvem a Anatel, nas telecomunicações, a Anac, a FAB e discussões sobre Direito Civil e Criminal ligado ao uso de drones (devido e indevido)). Você aprenderá sobre todas as normas brasileiras e as principais internacionais (China, Europa, EUA) e os pontos que deve respeitar, como por exemplo, cadastrar e ter aprovação de um voo legal de um drone junto ao DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo brasileiro). Cabe lembrar que hoje, qq. viatura da Polícia Militar pode abordar você, se estiver pilotando um drone em algum local, para averiguar se possui todos os documentos e solicitou todas as autorizações de voo. Os documentos são inclusive validados pelo próprio sistema que a PM e a Polícia possuem nos veículos que usam. Questões de voo Seguro e Confiabilidade são essenciais.

==> As aulas práticas são divididas em sessões de voo 'indoor' (dentro de um local, uma sala, confinados) e 'outdoor' (espaço aéreo livre) - onde você realizará vários voos e exercícios, com dicas de como se aperfeiçoar. Além disto, discutimos a Física e a dinâmica de voo e as regras a seguir. As sessões indoor serão feitas durante o sessão do projeto integrador e as Outdoor, por questões de exigência da legislação, faremos em alguns sábados no próprio Mackenzie, dias e horários a combinar com cada um. Nestas, treinaremos voos com piloto e observador (duplas), voo pericial, técnicas de voo, decolagem e aterrisagem e voo esportivo (feito em velocidades de até 90 Km/h) - praticadas por todos.

==> para os treinos, usamos os drones da linha DJI, Phantom 4, que são os mais comprados e utilizados no mundo, para uso profissional. Ainda, teremos a possibilidade de pilotar o Drone Matrice, que é um drone de quase 30 Kg de peso de decolagem, usados para fins de pesquisa, em agronegócio, etc. Senão um drone com câmera TERMAL (câmera térmica/infravermelha -- uso para inspeções, etc.).

==> Matricule-se!! Venha fazer parte do seleto clube de pilotos de drones do Mackenzie! Nossa intenção é, possuindo uma massa crítica de colegas pilotos, criarmos também uma Liga de drones da Universidade para competições.

O professor instrutor responsável é engenheiro e oficial da FAB, já atuou no CIPAER/CENIPA, além de mais dois instrutores, também engenheiros, formados e especializados em voo com drones. Um deles é engenheiro na empresa que representa a DJI no Brasil.

REQUISITOS: Pré-requisitos - não há - apenas curiosidade e interesse por conhecer DRONES.

CARÁTER EXTENSIONISTA:  Os materiais, fotos, filmagens, vídeos de apoio, etc. serão publicados em BLOG extensionista, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.

Eventualmente poderá ser definida uma perícia, sem custos a empresa ou local interessado, a ser realizada pelos estudantes e suporte do professor e monitor.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: DJI - maior fabricante de drones civis no mundo

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Prezados alunos, neste Projeto Integrador (PI) será abordada a ferramenta computacional ATP-Draw ( Electromagnetic transients program) com a qual será modelado parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) Brasileiro, para aplicação dos estudos Elétricos, focando em alguns dos Procedimentos de Rede, que são as regras propostas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS para as atividades de coordenação e controle da operação da geração e da transmissão de energia elétrica integrantes do SIN.

Estes estudos são necessários, por exemplo, para a construção de novas linhas de transmissão do SIN.

Este PI será realizando em colaboração de um Engenheiro de Projetos, consultor de uma reconhecida empresa do setor.

Sejam bem-vindos a este PI que será de muita utilidade na sua vida como engenheiro/a.

REQUISITOS: Estar cursando ou ter cursado Introdução aos Sistemas de Potência.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O Engeniro consultor estará presente em 3 encontros, no início, apresentando a importância desse PI na vida futura dos estudantes; no meio, para apresentar uma aplicação do dia a dia dele na empresa, e no fim do PI, para avaliar os projetos.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Este PI será realizando em colaboração de um Engenheiro de Projetos, ex-aluno Mackenzie consultor de uma reconhecida empresa do setor.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 10 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Este PI tem como objetivos:

- Familiarizar os alunos com atividades práticas de laboratório, usando placas (protoboard) para a montagem de componentes eletrônicos;

- Familiarizar os alunos com o ajuste de fontes de corrente contínua e geradores de sinais alternados;

- Familiarizar os alunos com o ajuste e interpretação de resultados usando osciloscópios;

- Propiciar ao aluno a prática de leitura de tensões e correntes usando multímetros digitais e osciloscópios;

- Propiciar aos alunos a montagem prática de um circuito (circuito a definir com o professor), usando componentes eletrônicos, placas de fenolite e ferro de solda, da ideação do projeto até o circuito final.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 12:00

VAGAS: 12 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 7/MAR

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Meetings for this course are offered in English ("International English"). The professor is a native Brazilian, who worked outside Brazil for a long period. Communications, materials and questions will all be made in English, with the aim of training conversation, listening and, when possible, writing. During PI, we will learn how to build internet of things objects, computing using sensors, motors, actuators and communications (such as wifi and bluetooth), using Arduino platform, widely used in engineering schools and by hobbyists around the world. The meetings will take place from 5:35 pm to 6:25 pm, and the teacher-instructor will be available for those who wish until 7:15 pm.

Session hours, in addition to the fact of being worth additional EXTENSION hours, are also valid for COI @Mackenzie, our University's internationalization program (if you compete for a double degree scholarship, for example, these hours count as a differential to apply for them). (As horas das sessões, além de valerem horas complementares de EXTENSÂO, também valem para o COI, o programa de internacionalização da Universidade (caso concorram a uma bolsa de dupla titulação por exemplo, estas horas contam como diferencial para concorrer a elas)).

Come and learn a little about the internet of things and take a risk to train a bit of English!

REQUISITOS: Pré-requisitos: curiosidade/interesse em aprender como elaborar dispositivos de internet das coisas.

Inglês básico é necessário.

CARÁTER EXTENSIONISTA:  Os materiais, projetos do PI, vídeos de apoio, etc. serão publicados, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Robocore ou outra empresa do ecossistema de IoT (em negociação)

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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Prezados alunos, em este PI serão abodadas as ferramentas necessárias para a análise de dados, envolvendo conceitos básicos de python, modelos estatísticos e de aprendizado de maquina, com exemplos ou casos reais. Cada estudante terá a possibilidade de analisar qualquer banco de dados para seu projeto final.

Este PI será avaliado por Engenhiros consultores internacionais que estarão presentes no inicio, meio e fim do PI.

Seja bem-vindo a este PI que será muita ajuda na sua vida como engenheiro/a, além de praticar o idioma espanhol. Em casos especiais o idioma inglês. Idiomas que o aluno terá que utilizar no mercado de trabalho.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os Engenheiros consultores estarão presentes em 3 encontros, no início, apresentando a importância desse PI na vida presente e futura dos estudantes; no meio, para apresentar uma aplicação do dia a dia deles nas empresas, e no fim do PI, para avaliar os projetos.

Os alunos poderão interagir com os consultores em Espanhol ou em Inglês.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Para este PI contamos com consultores de 2 empresas internacionais na área de Ciência de Dados:

PhD. Victor Barrera Nuñez, Data Coach e Fundador do Instituto Internacional de Ciencia de Datos (México/Colômbia)

Msc. Rodrigo Aguilar, Data Expert Lead at McKinsey &Co (México).

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 12 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Neste projeto faremos uma introdução à linguagem de programação Python, aplicada à análise de dados, com uso dos principais módulos para leitura, tratamento e visualização de dados (numpy, scipy, pandas, matplotlib). Utilizaremos dados de sensores reais para análise e interpretação. Este projeto integrador será ministrado em inglês/bilíngue, para ajudar com a prática do idioma.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 50 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Você tem interesse em aprender como são criados e como operam os circuitos elétricos de distribuição das concessionárias de energia elétrica? Então está no local correto. Aqui você colocará em prática alguns conceitos já vistos no curso de engenharia elétrica, bem como será capaz de entender como é realizado o cálculo e determinação de alguns parâmetros elétricos de cabos elétricos, além de aprender como modelar o alimentador na ferramenta computacional Matlab.

REQUISITOS: Conceitos de sistemas elétricos de potência. Matlab (conceitos básicos).

CARÁTER EXTENSIONISTA: Serão apresentados conceitos técnicos utilizados por empresas do setor elétrico, abrangendo área como operação e planejamento. O aluno terá visão como operam as redes de distribuição de energia, como as empresas planejam e desenvolvem projetos de alimentadores de média tensão.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 11/MAR

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A monitoração contínua de sinais vitais, como frequência cardíaca e o nível de saturação do oxigênio do sangue é uma atividade de grande importância na vigilância clínica de pacientes. Com a tecnologia cada vez mais voltada para beneficiar a saúde do paciente, os dispositivos vestíveis, wearables, como smartwatches e smartbands são desenvolvidos para medir uma série de atividades dos usuários através dos seus sensores como monitoramento do sono, frequência cardíaca, temperatura, nível de oxigênio no sangue, contador de passos, alerta de sedentarismo, nível de ruído, detecção de quedas, etc. Desta forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de um equipamento eletromédico capaz de monitorar os sinais vitais com base em tecnologias vestíveis.

REQUISITOS: Saber programação e trabalhar com a plataforma Arduino.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 3 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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São abordados de forma DESCOMPLICADA o projeto e a utilização de sensores e atuadores conectados a objetos físicos com microcontroladores IoT, a integração em ambiente de nuvens comerciais (cloud computing - como Azure, Google GCS, MyDevices), a construção de aplicativos de acesso e controle para celulares e computadores a partir de qualquer lugar, via Internet. Além disto, são implementadas automações entre os objetos controlados pela nuvem, também fazendo uso de IA - Inteligência Artificial (ex. se a temperatura estiver acima de 'X' graus, então ligue o ventilador, envie e-mail ao usuário e interaja pelo Alexa ou Google Assistent) e mesmo com outros objetos inteligentes adquiridos PRONTOS do mercado.

Os encontros ocorrerão das 17h35 as 18h25 (~1ha), sendo que o professor-instrutor ficará disponível para quem desejar desenvolver seus projetos até as 19h15 (~2ha).

REQUISITOS: Pré-requisitos - não há - apenas curiosidade e interesse por dispositivos IoT, IA e computação.

CARÁTER EXTENSIONISTA:  Os materiais, projetos do PI, vídeos de apoio, etc. serão publicados, divulgados na Internet (SEO Google) e poderão ser utilizados por pessoas, profissionais e/ou empresas interessadas.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Robocore ou empresa do ecossistema de IoT (em negociação).

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 24 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Os sistemas eletrônicos atuais exigem alta eficiência dos sistemas que os alimentam: por razões econômicas, desperdício de energia e espaço ocupado.

Neste PI, você entenderá melhor o fornecimento de energia e seus problemas, que ajudarão a desenvolver seu conjunto de habilidades em fontes de alimentação.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Com a diversidade de tecnologias de fabricação de componentes eletrônicos houve a necessidade de, a partir de uma única fonte de tensão converter essa tensão em diversos outros níveis. Com esse PI, qualquer fabricante de circuitos eletrônicos poderá desenvolver uma fonte de tensão ajustável a partir de uma alimentação primária existente.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: ilimitadas (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da análise do sistema fotovoltaico da UPM.

Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de painéis solares, suas aplicações em conexão à rede elétrica e equipamentos que compõem os sistemas. A proposta é que os estudantes desenvolvam projetos fotovoltaicos que possam ser implementados em prédios residenciais e comerciais.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A proposta do projeto visa o desenvolvimento de um manual de boas práticas em instalações fotovoltaicas, assim como o desenvolvimento de projetos de acordo com as normas da concessionária de energia em locais fora do campus da UPM. Tanto o manual como os projetos desenvolvidos tem como premissa contribuir para informação da sociedade em relação à adoção de energia limpa e sustentável em residências e comércios, sendo portanto de fácil entendimento e fornecendo as informações necessárias para a tomada de decisão dos membros da sociedade.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 12 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Este PI pretende dar ao aluno uma visão geral sobre os conceitos, implicações e cálculos para o dimensionamento de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Serão abordados conceitos e práticas relativos ao conjunto de técnicas e dispositivos que envolvem um SPDA, análise do solo / aterramento, entre outras implicações de infraestrutura.

A partir da análise de um case real, com a participação de um especialista do segmento, os alunos participarão ativamente da execução de um laudo técnico de um SPDA (se existente) ou características necessárias (projeto) para a sua implementação.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Neste PI os alunos são inseridos no contexto prático de análise e síntese do emprego de SPDA's em edificações, dentro ou fora dos limites da universidade.

Com a participação de um perito do mercado, este PI dará ao aluno a oportunidade de acompanhar os principais conceitos que definem o projeto básico de um SPDA, assim como avaliar o que é necessário para a sua restauração e/o adequação, quando o SPDA já existente precise desta otimização para atender os quesitos mínimos funcionais e à norma vigente.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 7/MAR

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ENGENHARIA DE MATERIAIS

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Os alunos irão trabalhar com aço SAE 1010/20 conformado a frio. Caso haja disponibilidade por parte dos alunos, esses podem acompanhar o processo de conformação na empresa que cederá as amostras.

Fase 1 – Metalografia: As amostras serão cortadas, embutidas, lixadas, polidas e atacadas para análise em microscopia óptica, afim de verificar o efeito da conformação mecânica na microestrutura.

Fase 2 – Durômetro: As amostras serão submetidas à ensaios de dureza afim de mapear e quantificar a profundidades das alterações mecânicas nas amostras.

Fase 3 – Conclusão: Nessa etapa será realizada a análise da dados e discussão dos resultados para confecção do relatório final.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: As amostras serão cedidas pela empresa Icopetre Aços Chatos e Perfis Ltda.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:30

VAGAS: 7 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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Neste PI será produzido e caracterizado tintas e revestimentos luminescentes utilizando nanomateriais bidmensionais (2D).

O projeto está dividido em várias etapas, dentre elas : (1) processo de esfoliação do nanomaterial bidmensional em solvente orgânico, (2) mistura das nanopartículas esfoliadas na resina, (3) caracterização da tinta, (4) Secagem e cura da tinta, (5) Estudo das aplicações.

REQUISITOS: Não há.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 18:30

VAGAS: 10 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Conhecer a cadeia de reciclagem do plástico, realizando oficinas práticas que compreendem a visão total do processo e como a reciclagem dos materiais é uma importante ferramenta para novos negócios dentro da economia circular

REQUISITOS: Não há

CARÁTER EXTENSIONISTA: Transferência do conhecimento adquirido pelo discente para a comunidade

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (disponíveis até 23/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 11/MAR

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ENGENHARIA MECÂNICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Modernização e ampliação da instrumentação do túnel de vento Mackenzie, por meio de sistema de aquisição automática de dados físicos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Nesse projeto os alunos vão realizar avaliações sobre o desempenho de um sistema de Toolsetter (medidor de ferramentas, a laser) sob diversas condições de operação.

Para tanto, deverão aprender, conhecer e utilizar conhecimentos de Programação CNC, de Coleta e Análise de Dados e de Estatística.

REQUISITOS: Sem pré-requisitos

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 14:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Obter valores experimentais de coeficientes de atrito no aperto de parafusos de diferentes materiais e condições de lubrificação. Deverá ser medido também o torque necessário para soltar estes mesmos parafusos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Há possibilidade de financiamento do projeto pela empresa, caso haja perspectiva de geração de resultados.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Voith Hydro Ltda

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

VAGAS: 10 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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O projeto integrador tem como objetivo aplicar o software de dinâmica dos fluidos computacional ANSYS CFX(R) em problemas práticos de engenharia. É um projeto integrador voltado àqueles que, ainda sem experiência no tema, gostem de simulação computacional. Ao final do projeto integrador os alunos deverão entregar uma simulação computacional para um caso indicado pelo professor. A atribuição das horas complementares está condicionada à aprovação da simulação.

REQUISITOS: O discente interessado deve ter sido aprovado na componente curricular Fenômenos de Transporte I, além de Desenho Técnico e CAD.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00

VAGAS: 6 (disponíveis até 27/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 12/MAR

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Introdução de características específicas de projeto de centrais nucleares para geração de potência. Apresentação dos micro-reatores e suas vantagens.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 16:30

VAGAS: 6 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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A cadeira de rodas elétrica é indicada para pessoas paraplégicas e diferentes níveis de lesão. A utilização de motores sem escova e baterias de íon lítio vem se tornando comum em muitas aplicações do cotidiano. Devido a isso os preços desses componentes diminuíram propiciando o seu uso em equipamentos de locomoção para pessoas deficientes.

CARÁTER EXTENSIONISTA: apresentar produto com custo acessível na área de ortopedia.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (disponíveis até 28/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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As condições de trabalho que são utilizadas nos processos de usinagem podem gerar alterações significativas na integridade superficial e subsuperficial das peças produzidas, especialmente nos processos que visam conferir à peça as condições finais de tolerância e acabamento.

A presente proposta tem o objetivo de identificar os efeitos que os parâmetros de corte utilizados em diversos processos de usinagem têm sobre a integridade superficial e subsuperficial das peças usinadas a partir da análise de aspectos como camada afetada pelo calor (CAC), tensões residuais e alterações localizadas de dureza superficial.

REQUISITOS: É interessante que tenha conhecimento dos processos de fabricação (usinagem), mas não é pré-requisito.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: SANDVIK

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 14:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Na era da antiguidade permanece como um testemunho da notável engenhosidade e proeza dos antigos engenheiros. Das majestosas pirâmides do Egito aos imponentes aquedutos romanos, as grandes invenções de Arquimedes e os maravilhosos projetos de Leonardo da Vinci. As conquistas da engenharia na antiguidade continuam a moldar o mundo em que vivemos hoje.

Neste projeto integrador o aluno será desafiado a escolher um projeto para estudar o seu desenvolvimento, dimensionar utilizando os conceitos de engenharia podendo até fazer um pequeno protótipo em escala desse projeto. Um exemplo é o parafuso de Arquimedes que se trata de um mecanismo no formato de parafuso criado pelo grande matemático Arquimedes e utilizado para transportar água para níveis superiores de uma cidade.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 11/MAR

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Este Projeto Integrador tem por objetivo aprimorar o conhecimento e domínio dos alunos na elaboração de peças e componentes 3D, os quais poderão ser utilizados posteriormente para a realização de análise de esforços (simulações) ou para a construção de peças por meio da impressão 3D. A realização deste Projeto Integrador será feita por meio de aulas práticas semanais.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30

VAGAS: 8 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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O acesso ao espaço e a ciência aeroespacial é a tendência da Engenharia da época atual. Ela envolve todo conhecimento teórico, práticas e simulações. Novos caminhos na área empresarial e de defesa se dedicam ao estudo e experimentos hipersônicos. O Mackenzie possui um tubo para disparos hipersônicos e estudos correlatos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:30

VAGAS: 5 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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O curso permite a compreensão dos processos de usinagem básicos, ferramentas e técnicas utilizadas na fabricação de peças e componentes mecânicos. Abrange:

- Introdução aos Processos de Usinagem

- Leitura de Desenhos e Tolerâncias Dimensionais

- Conhecimento de Materiais

- Ferramentas de Corte e Acessórios

- Técnicas de Usinagem

- Segurança na usinagem

- Treinamento Hands-on

REQUISITOS: Neste curso o aluno vai precisar trazer avental e óculos de segurança

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 14:00

VAGAS: 10 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 7/MAR

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Você que já fez o curso introdutório e quer aprimorar seus conhecimentos!!!!!

Gosta de fabricar peças e componentes com auxílio de máquinas como torno, fresadora, etc.

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DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 14:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 7/MAR

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Formada em 2018, é o primeiro projeto de modelos foguete da universidade, construindo do zero. Objetivos: estudo de modelos foguete. Objetivo específico: construção de um modelo capaz de atingir 500,0m de apogeu. Status: Desenvolvimento do motor e sistema embarcado. Estudos e simulações para a aerodinâmica. Inicio de projetos de bancada de testes.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Atividade pode ser classificada como eletiva no novo PCN

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 14:00

VAGAS: 5 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em materiais carbonosos visando alterar propriedades elétricas/térmicas. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD). Devido ao número máximo de pessoas no laboratório, este projeto está limitado a 4 alunos.

A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: 4 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em aço visando alterar propriedades tribológicas da superfície deste aço. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD) e Microdureza Berkovich, de baixa carga e nanoidentação, sendo esta última feita na empresa Anton Paar. Devido ao número máximo de pessoas no laboratório, este projeto está limitado a 4 alunos. A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 4 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Este PI desenvolve mentoria financeira com foco nos seguintes tópicos:

- Uso das facilidades quantitativas nos cálculos financeiros;

- abordagem sobre a Indústria e produtos financeiros;

- Instrumentos de "valuation", recursos e técnicas de avaliação e

- Aplicações e processos estatísticos na seleção de ativos financeiros e formação de portfólios.

Os instrutores devem ser visto muito mais como facilitadores e orientadores no desenvolvimento do projeto integrador.

O encontro acontecerá todas as quartas-feiras às 17h30.

Agostinho e Sydnei

REQUISITOS: Conhecimento básico de matemática e de estatística.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Este PI de "Aplicação de Métodos Quantitativos na Análise Financeira" procura estimular a formação de grupos de trabalho formados por alunos e professores, que tenham por objetivo desenvolver a educação financeira em outras unidades de ensino e aprendizado, empresas, ONGs, igrejas e centros comunitários.

Procura estimular reuniões, seminários e encontros com Ligas, instituições e empresas que tenham necessidade de conhecer os benefícios do conhecimento em economia, finanças, gestão de recursos e outros voltados para a área de "valuation".

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: -1 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 13/MAR

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Análise e resolução de estudo de caso real com suporte teórico do professor e acompanhamento e mentoria de um executivo da empresa Sika (Diretor Industrial) para desenvolvimento prático do projeto.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A empresa Sika espera se beneficiar com a troca de experiências entre seus profissionais e nossos alunos para o desenvolvimento de um estudo de caso real.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Empresa - Sika.

A Sika é uma empresa suíça especializada em produtos químicos com subsidiárias em 103 países em todo o mundo e opera em mais de 400 fábricas. A Sika emprega mais de 33.000 pessoas e gerou vendas de CHF 10,49 bilhões de francos suíços no ano fiscal de 2022.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

VAGAS: 50 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Desenvolvimento de práticas educacionais com vistas a criação de um fábrica de aprendizagem (learning fabrik), com o uso de máquinas e ferramentas disponíveis nos laboratórios existentes.

REQUISITOS: Alunos com conhecimento e interesse em produção e operações. Muita boa vontade para por a mão-na-massa.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O resultado do projeto poderá ser disponibilizado para alunos de engenharia de modo livre, possibilitando soluções no ambiente de ensino de engenharia.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: A Festo Didatic é parceira do projeto na proposição de problemas, disponibilização de manuais, melhores práticas e validação das práticas propostas.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 15:00

VAGAS: ilimitadas (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Propõe-se a iniciação do estudante, e seu posterior e continuado desenvolvimento, no uso do método prático criativo Design Thinking para resolução de problemas/questões/desafios que levem a propostas futuras de alternativas de produtos/serviços com potencial inovador, e o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e resolução de problemas no cotidiano.

O método é centrado no ser humano e sua capacidade integrativa, explorando a nossa capacidade inata de ser intuitivo e reconhecer padrões, visando gerar ideias com significado não apenas funcional, mas também emocional.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 11:00

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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Formação e Certificação em Lean Seis Sigma, com apresentação de projeto prático.

REQUISITOS: Estátistica Básica

CARÁTER EXTENSIONISTA: Projeto prático junto às empresas.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

VAGAS: 20 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 6/MAR

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O presente PI tem como objetivo principal o compartilhar de experiências e orientações sobre os temas Liderança e Carreira, com participação conjunta de alunos egressos do Curso de Engenharia de Produção e que atualmente são gestores de empresas de diversos segmentos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:00

VAGAS: 30 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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O Projeto Integrador – PI de 2024, referente à parceria entre TPF Engenharia e Mackenzie, busca lidar com a priorização de projetos em um portfólio abrangente da empresa. O ponto de partida está relacionado ao estudo da classificação dos projetos a partir dos seus níveis de criticidade, considerando um conjunto de critérios que buscam contemplar diversos objetivos da empresa. O objetivo principal deste PI é estabelecer modelos de clusterização para classificação e priorização de projetos, apresentados por meio de um dashboard desenvolvido em Python.

REQUISITOS: sem pré-requisitos

CARÁTER EXTENSIONISTA: O PI será desenvolvido em parceria efetiva com a empresa TPF Engenharia e a sua problemática refere-se a um problema real desta empresa, que será resolvido pelos discentes. Desta forma, este PI deverá ter uma contribuição efetiva para a sociedade.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Empresa TPF Engenharia

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

VAGAS: ilimitadas (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 4/MAR

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Desenvolver competências técnicas e comportamentais de liderança e comunicação nos estudantes das primeiras etapas da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com base na resolução de um problema real da indústria. Será realizada uma visita técnica a uma empresa de óleo e gás, durante a qual um problema de engenharia será identificado e será resolvido pelos estudantes, assistidos pelos professores orientadores. As soluções propostas serão apresentadas aos engenheiros da empresa numa segunda visita.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Será realizado em parceria com uma empresa e busca trabalhar as perspectivas de dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O primeiro, o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), se concentra na resolução de um problema da indústria e apoia o desenvolvimento de infraestrutura, de pesquisa e de inovação industrial sustentável. O segundo, o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), vai melhorar a eficiência da produção e dos resultados da empresa, podendo contribuir potencialmente para o crescimento econômico e social, através da criação de empregos e da possibilidade de trabalho digno, o que favorece melhor qualidade de vida.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Visita técnica, identificação de problema e sugestões de intervenções para a empresa.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 11:00

VAGAS: 8 (disponíveis até 29/FEV)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 8/MAR

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Estudar o mercado de tapetes, especialmente de tapetes orgânicos, de modo a coletar dados que contribuam para a tomada de decisão sobre investimentos no desenvolvimento e produção de três novos produtos em uma empresa têxtil do estado de São Paulo.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O projeto será realizado em parceria com a Têxtil São João (https://www.grupotextilsaojoao.com.br/) e com participação da Eng. Emiliana Beraldo (Presidente) e os resultados deverão contribuir para corroborar informações específicas do mercado de tapetes a serem usados na tomada de decisão.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parceria com Têxtil São João (https://www.grupotextilsaojoao.com.br)

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 11:30

VAGAS: 15 (disponíveis até 1/MAR)

DATA PREVISTA DO PRIMEIRO ENCONTRO: 5/MAR

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A empresa em questão desenvolve pesquisas a respeito da adoção de tecnologias no Brasil em diferentes áreas como saúde, educação e outras. Livros com os resultados da pesquisa são então impressos e distribuídos em toda a sociedade brasileira com o intuito de disseminar os resultados encontrados. O objetivo desse projeto é desenvolver modelos de previsão da quantidade de livros a serem impressos em cada uma d