
Abimael César
Auxiliar Administrativo
Abimael César
Abimael é formado em Publicação e Propaganda pela U.B.C (Universidade Brás Cubas – Mogi das Cruzes / SP) e Pós-Graduado em Práticas de Produção de Imagens e Audiovisuais pelo Mackenzie. Estudou Regência e Prática Coral, tendo também participado de vários cursos de extensão.
Estudou música desde a infância com professores particulares e iniciou o seu desenvolvimento enquanto regente de coral ainda na adolescência.
Ator, iniciado ao ofício pela “Escola Livre de Teatro de Santo André” (E.L.T), atuou também como orientador teatral no “Instituto de Ensino Cecília Meireles” em Santo André - SP, paralelamente ao período em que desempenhou a função como Assessor de Marketing.
Atualmente trabalha como auxiliar administrativo na CAC, desempenhando diversas funções burocráticas, além da de arquivista e mantenedor de acervo de partituras, e no suporte técnico e artístico dos orientadores e músicos da Coordenadoria.
Membro e Regente dos Corais Misto e Feminino da Igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul no ABC Paulista, atuou também como Regente do Coral Jovem da mesma Igreja.

Claudia Soccio Mussi
Regente
Claudia Soccio Mussi
Cláudia é regente de corais infantis, juvenis e jovens, com especialização em Regência pela ECA - USP – Comunicantus.
Formada em Letras pela FMU, atualmente é Regente do Coralito Mackenzie, Coral Infantil Mackenzie, JuMack e Coro Jovem Cênico Mackenzie, além de participar como cantora do Coro Universitário Mackenzie.

Clério Ximenes
Clério é graduado em Direito pela Universidade Regional de Gurupi – UNIRG-TO, em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com especialização em regência, bacharel em teologia e mestre em ciências da religião pela UMP. Participou de vários Cursos Internacionais de Regência Coral nas Américas e na Europa.
Atualmente atua como Educador Cultural II – Música na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Flavio Regis Cunha
Flávio Régis Cunha é pianista, produtor musical, compositor e maestro. É graduado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Regência pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. É também Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e compositor residente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializou-se em regência Orquestral com os Maestros Knut Andreas e Parcival Módolo nas cidades de Potsdam e Berlim, realizando projetos à frente das orquestras“Collegium Musicum Potsdam” e com a Jugendsinfonieorchester da Escola “Georg-Friedrich-Händel-Gymnasium”. Em 2015 fundou juntamente com o maestro Parcival Módolo a Orquestra Universitária Mackenzie, onde atua como maestro e compositor.

Jorge Geraldo de Camargo Filho
Jorge Camargo é compositor, intérprete, instrumentista e produtor musical, que nos últimos 40 anos tem atuado na área cultural, produzindo 16 álbuns-solo (incluindo-se 2 coletâneas, dois singles e um EP) e participado de dezenas de outras produções de terceiros, dentre elas as cantatas “Vento Livre” e “Atos”. Seu trabalho musical inclui turnês nacionais nos auditórios da Livraria Cultura e apresentações nos Estados Unidos, África e Europa. Tem também 4 livros publicados. É mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Atualmente atua como produtor de áudio visual na Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leandro Pacheco
Educador Cultural - Teatro
Leandro Pacheco
Leandro desde cedo vivencia o universo artístico. Aos quatorze anos começou a estudar teatro em oficinas livres oferecidas pelas casas de cultura da cidade de São Paulo. Iniciou os estudos formais na Unesp, no curso de licenciatura em Educação Artística, de onde saiu para iniciar sua carreira profissional.
Atuou, tocou violão e fez assistência de direção musical para vários clássicos do teatro infantil e do teatro musical brasileiro. Foi também diretor artístico do Brooklyn Restaurante, um dinner show com garçons-cantores que se revezavam em solos, duetos e coros de musicais da Broadway.
Já há vários anos trabalha como professor de música, criação e produção de eventos e espetáculos para a empresa de entretenimento "Circo Show" assinando roteiro, direção, trilha sonora, cenário e figurinos. Durante a pandemia entrou para o universo dos criadores de conteúdo para redes sociais com o “Viagem Pelo Mundo da Música”, canal no Youtube voltado para musicalização, proposta que une suas paixões: arte e educação.

Luciana Manhães
Pianista, regente e arranjadora.
Luciana Manhães
Luciana é pianista, regente e arranjadora. Formou-se em Piano Erudito pela Faculdade Santa Marcelina, e em Regência Coral pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Como regente e pianista atuou em diferentes coros femininos, masculinos e juvenis. Atualmente, desenvolve o trabalho como pianista e arranjadora junto aos corais da Coordenadoria de Arte e Cultura da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Mackenzie.

Ludmilla Thompson
Licenciada em canto pela Universidade Federal de Ouro Preto com especialização em canto barroco pela EMESP e mestre em musicologia pela UNESP, Ludmilla já se apresentou em concerto com alguns dos nomes mais importantes do cenário nacional. Participou de diversos festivais especializados no Brasil e no exterior. Nos últimos anos tem atuado como solista, especialmente em concertos e oratórios, ou em solos com a Banda Sinfônica Jovem do Estado e com a Orquestra Municipal de Jundiaí. Integrou o Coral Jovem do Estado e o Coral Acadêmico da OSESP.

Sandra Regina Vargas
Regente
Sandra Regina Vargas
Formada em acordeom, piano e canto, e no curso de extensão Comunicantus, e cursando uma pós-graduação em práticas musicais em espaços religiosos Sandra participou de vários festivais e cursos de regência, nacionais e internacionais e atua como pianista dos coros do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É regente do Coral Feminino da UATU – Universidade aberta do tempo Útil – e do coral da Terceira Idade da UPM. Exerce também a atividade de regente dos coros Adulto e Feminino da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.

Viviane Ribeiro
Regente
Viviane Ribeiro
Viviane Ribeiro é regente coral, formada pelo Instituto de Artes da UNESP com Bacharelado em Composição e Regência. É pianista, compositora e arranjadora. Atuou como regente em diversos concertos e encontros corais. Como produtora artístico-musical, participou da gravação de diversos cds e Musicais. Atuou como professora de prática coral, percepção e rítmica na EMESP Tom Jobim por doze anos. Atualmente trabalha como regente coral e arranjadora vocal/instrumental do Coral Jovem, Vocal Feminino e Coral Infantil na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.

Wesley Rocha
Regente
Wesley Rocha
Wesley Rocha Bacharel em piano pela UNESP, Wesley possui uma carreira sólida como cantor lírico, tendo sido solista de inúmeras montagens. Foi pianista correpetidor da Academia de Ópera do Teatro São Pedro, do Ópera Studio da EMESP, do Coro Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra e Coro da Cidade de São Paulo e do coro do Teatro Municipal de Santo André. Trabalhou como regente dos coros jovem e adulto da Igreja Presbiteriana independente de Patriarca por dez anos. Foi também pianista e organista da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, onde fundou o coral jovem nesse Igreja e regeu o coral masculino. Foi professor de música e regente de corais do projeto Guri Santa Marcelina e EMESP.

cac@mackenzie.br
Equipe
De uma forma dinâmica, musical e teatral, a Coordenadoria de Arte e Cultura está presente no dia a dia do Mackenzie, atendendo seus alunos e a comunidade.
A Coordenadoria de Arte e Cultura, criada em 1998, está hoje subordinada à Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Logo em seu início, previram-se algumas etapas: a criação de centros de estudo de música, a formação de grupos de teatro, o desenvolvimento de uma orquestra sinfônica, a implantação de uma faculdade de música... O ponto de partida deveria ser a música coral, a elaboração de
um programa de música vocal graduado, isto é, a formação de coros em todas as unidades da instituição, para todos os níveis de ensino e para todas as faixas etárias. Atendendo esse chamado, a CAC criou e dirige 14 corais no Mackenzie (incluídos aqui os dois grupos vocais preparatórios), quase todos planejados como parte de um programa graduado de música coral. Isso significa que se uma criança chegar ao Mackenzie para a pré-escola, já poderá participar de um coral, o “Coralito”. Se ainda estudar conosco no ciclo básico, poderá continuar cantando, agora no “Coral Infantil”. Depois disso no “Juvenil” e a seguir no “Coral Jovem”. Ao chegar à Universidade poderá cantar no “Laboratório Coral”, no “Intermediário” ou no “Coral Universitário”, dependendo de seu nível técnico e de sua evolução musical. Se ao formar-se permanecer professor da casa, poderá cantar no Coral Mackenzie; se o interesse for música sacra, poderá cantar no “Coral da Capela”; ao aposentar-se, poderá continuar cantando, agora em um dos Corais UATU. Todos esses grupos são partes de projeto conjunto, unificado, sequencial; e são orientados por gente especializada nas diferentes faixas etárias, profissionais da Coordenadoria de Arte e Cultura. A CAC oferece também outros três grupos corais fora do Mackenzie, nosso trabalho solidário: 1) no Instituto do Câncer Infantil, 2) na escola pública Marina Cintra, vizinha ao Mackenzie e 3) o grupo da terceira idade. Alguns dos corais Mackenzie fazem concertos com as melhores orquestras brasileiras. Outros gravam CDs com o selo do Mackenzie anualmente. E os corais são só uma pequena parte do nosso trabalho:
- Há grupos de ensino de instrumentos em várias unidades, com resultados fabulosos.
- Há grupos de teatro, alguns com nível tão bom que têm saído do Mackenzie para teatros da cidade e região.
- Há grupos de cinema, que promovem a projeção e consequente discussão de filmes importantes, convidando para o debate, especialistas nos temas propostos. De uma forma dinâmica, musical e teatral, a Coordenadoria de Arte e Cultura está sempre presente no dia a dia do Mackenzie, atendendo seus alunos, funcionários e a comunidade em geral. Venha atuar, venha cantar! Cantar é bom, cantar faz bem, cantar instrui e educa, cantar abre novos horizontes, cantar promove novos encontros, novos contatos...Por isso tudo venha, você também, cantar conosco! Venha conhecer o nosso trabalho, estamos no prédio 41, sala 707 e você verá como é fácil participar de nossos cursos.
Parcival Módolo
Coordenador Geral