Apresentação

O objetivo do curso é oferecer aos profissionais interessados, espaço de desenvolvimento profissional relativo à docência universitária, contemplando as especificidades do ensino superior, fundamentadas em princípios éticos e científicos.

Público-Alvo

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em atualização, análise e problematização quanto aos elementos constitutivos da docência na educação superior, próprios da aprendizagem do adulto, ou interessados em ingressar na docência do ensino superior.

Objetivo do Curso

Além de (re)conhecer a importância do planejamento na organização curricular do ensino superior, o curso propõe analisar: as raízes constitutivas da educação superior no Brasil e as concepções didático-pedagógicas decorrentes; a complexidade das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem na educação superior; a importância da prática docente investigativa e da produção de pesquisa acadêmico científica, bem como das atividades extensionistas na educação superior.

Possibilidades de Atuação

Com esta formação, o aluno estará apto a identificar os desafios da prática docente no ensino superior frente às exigências da sociedade contemporânea ao conhecer as contribuições teóricas e experiências práticas relacionadas às novas tecnologias educacionais.

Programa

  • A educação superior no Brasil;
  • Marcos legais do sistema de ensino superior no Brasil;
  • Processos de ensino e aprendizagem do adulto;
  • Psicologia da aprendizagem;
  • A concepção e organização curricular no ensino superior;
  • Tecnologias digitais e recursos didáticos de ensino e aprendizagem;
  • Metodologias contemporâneas e construção de materiais didáticos;
  • Programas de aprendizagem e planos de Ensino;
  • Avaliação formativa no ensino superior;
  • Aplicação do conhecimento.