O Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, integrado a Coordenadoria de Fomento à Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mantém os professores pesquisadores da UPM atualizados sobre as possibilidades de captação de recursos por meio da divulgação de editais vigentes de agências de fomento - como o MackPesquisa, Fapesp, CNPq, Capes e FINEP – e do incentivo à submissão de projetos de pesquisa.
O NAP é credenciado oficialmente na FAPESP como Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), oficial da UPM.
O principal objetivo do NAP é auxiliar o pesquisador (docente e discente) na gestão e administração dos projetos de pesquisa desenvolvidos, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e a orientação dos alunos.
Envie um e-mail para cfp.nap@mackenzie.br com o nome do edital de interesse e agende um horário para tirar suas dúvidas.
EDITAIS VIGENTES
CAPES | CNPq | FAPESP | FINEP | Outros Editais | Prêmios e Concursos
Betania Felipe Soares
Coordenadora
Contatos
Elisangela de Souza
Contatos
Sandra Silva
Contatos
Sueli Rodrigues Alves
Contatos
Vanessa Alves Viana
Contatos
Para detalhamento, clique na atividade
- Análise de Editais para orientação a pesquisadores interessados em submissões de projetos de pesquisa;
- Contato direto com técnicos de agências de fomento para esclarecimento de dúvidas de professores pesquisadores;
- Análise de propostas de projetos de pesquisa para identificação de itens solicitados em Editais;
- Elaboração de orçamento de projetos de pesquisa, conforme normas de Editais;
- Preenchimento e envio das propostas nos programas/formulários para a submissão do projeto de pesquisa, conforme estabelecido em Editais;
- Elaboração de apresentação Institucional, conforme solicitado em cada Edital;
- Obtenção da anuência institucional;
- Acompanhamento de resultados de Editais e de análises das propostas;
- Orientação e envio de pedidos de reconsideração, em casos de propostas denegadas;
- Orientação e envio de documentação, conforme normas de agências de fomento, para implementação de propostas após a aprovação de projetos de pesquisa;
- Orientação quanto ao uso dos recursos liberados;
- Acompanhamento do projeto (execução, diligências, pendências);
- Tramitação de contratos no sistema LegalOne (para processos com verba disponibilizadas diretamente na instituição);
- Notificações sobre relatórios (científicos e administrativos);
- Procedimentos para Incorporação de materiais oriundos de pesquisa (Termo de doação/Patrimônio);
- Preparação dos documentos e solicitações de importações (Orçamento, agendamento e acompanhamento);
- Prestação de contas nos moldes exigidos de cada agência de fomento e/ou setor produtivo.
- Gerenciamento de verba de projetos (conta de pesquisa interna ou cartão pesquisador): transferências, reembolsos e pagamentos;
- Orientações e compra de materiais de consumo, permanente, passagens e serviços previstos em orçamento;
- Controle de saldos dos projetos;
- Controle de saldos bancários;
- Liberação dos recursos;
- Pagamento das despesas realizadas.
Veja os projetos por agência!
Para visualizar a descrição clique no Título do Projeto
Astroengenharia: Engenharia aplicada à geofísica espacial
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Carlos Guillermo Gimenez de Castro
Responsável NAP: Sueli
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: incrementar a parceria entre grupos de pesquisa da UPM e estrangeiros, bem como sua capacidade para desenhar e construir sensores aplicados nas pesquisas astrofísicas e de geofísica espacial. Pesquisas em áreas inexploradas até recentemente, entre o infra-vermelho médio e o submilimétrico mostraram a relevância das observações da atividade solar nestas bandas como precursor de distúrbios geomágneticos. No entanto por motivos tecnológicos (custo e complexidade do instrumento) e operacionais (necessidade de observatórios em grande altura, em voo de balão ou embarcado em satélite) só recentemente é que estão sendo explorados. Detectores baseados em bolômetros optoacústicos (células de Golay) com filtros passabanda vêm sendo usados com sucesso pelo CRAAM há mais de 10 anos. Filtros de malha ressonante centrados em 3 e 7 THz construidos em parceria com a Unicamp, e a firma russa Tydex, foram usados no telescópio Solar-T que voou em balão estratosférico na Antártica em janeiro de 2016. Atualmente está em fase de construção um telescópio de altura (HATS) para operar na banda de 20 μm e existe um acordo com o Instituto de Física Lebedev para construir uma versão do Solar-T que operará na Estação Espacial Internacional em órbita em torno da Terra. Também está em processo de design um telescópio nas frequências de 850 e 1.500 GHz para ser instalado a grande altura. Assim, pretende-se explorar novos materiais e técnicas existentes na UPM e em Laboratórios parceiros para a construção de sensores nas faixas eletromagnéticas mencionadas, para a produção de instrumentação para estes novos telescópios. Nanomateriais como o grafeno apresentam forte interação com radiação nestas faixas, podendo vir a contribuir para o aumento da eficiência dos dispositivos almejados. O grafeno, por ex., apresenta uma resposta plasmônica nas faixas do terahertz e infravermelho médio, que vem sendo amplamente estudada pela comunidade científica. Aqui, serão estudados componentes para sensores, tais como filtros, refletores e absorvedores otimizados para faixas específicas.
Cidade, Projeto e Equidade: das linguagens e apropriações às formas de regulação
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Eunice Helena Sguizzardi Abascal
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: focará a representação linguística, artística e cultural, arquitetônica e urbanística entendidas como projeto, de um lado, e, as formas de regulação mediadas pela norma, de outro. Com todas as ambiguidades e múltiplas interpretações trazidas pelos meios de expressão e de comunicação, ou até por causa delas, entende-se que a complementaridade entre esses meios é fundamental para representar ideias, conceitos e sua materialidade. Serão alvos do projeto a produção socioespacial da cidade formal e informal pelos diversos atores, a degradação do patrimônio histórico, urbano e ambiental, e possibilidades emanadas pelos marcos regulatórios e linguagens.
Clima Espacial
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Jean Pierre Raulin
Responsável NAP: Sueli
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: Aprender a prever quantitativamente o estado da magnetosfera e ionosfera a partir de medidas do vento solar e da condições magnéticas interplanetárias, estender a compreensão da física aos processos solares para que tais predições possam ser realizadas por meio de observações solares e ganhar tempo no alerta (Pulkkinern). O projeto pretende manter e estender a capacidade de realizar diagnósticos dos fenômenos ativos solares, e ao mesmo tempo, desenvolver e elaborar índices para o clima espacial que serão publicados regularmente. Para este objetivo a utilização de técnicas como Big Data e machine learning serão fundamentais.
Geodésia Espacial
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Sergio Vicente Denser Pamboukian
Responsável NAP: Sueli
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: A geodésia espacial tem por objetivo a utilização de tecnologias relacionadas com o espaço para produzir um referencial terrestre de altíssima precisão. Dentre as várias técnicas existentes, o Very Long Base Interferometry (VLBI) é de fato a mais antiga com mais de 40 anos de uso. Observações astronômicas em modo VLBI permitem a maior resolução espacial atingível pois o tamanho da abertura do telescópio sintetizado é da ordem do diâmetro terrestre. Por outro lado os quasares, os objetos visíveis mais afastados da Terra, fornecem um referencial inercial natural. Assim, a observação de quasares por meio da rede VLBI de rádio telescópios fornece uma medida direta da orientação da Terra no espaço que permite o estudo de momento angular atmosférico, marés e corrente oceânicas bem como a resposta da Terra sólida e a duração do dia. O CRAAM participa junto com o Goddard Space Flight Center de NASA do programa de VLBI geodésico por meio de uma estação de VLBI instalada na cidade de Eusébio (CE) há 25 anos. Pessoal do CRAAM altamente qualificado realiza as observações radio astronômicas e prepara os dados que são processados pela NASA em seu centro de análise de dados. O presente projeto pretende ampliar a utilização dos dados geodésicos por meio da participação de estudantes que serão co-orientados por pesquisadores em centros externos. Como o CRAAM já é parceiro de NASA por meio de um convênio e participa ativamente do programa, a participação desses alunos será de rápida e fácil implementação uma vez que fundos sejam disponibilizados para financiar viagens e estágios, tanto na mobilidade acadêmica de discentes e docentes para os EUA como a mobilidade para atração de pesquisadores desses centros para o Brasil.
Inclusão Social, Políticas Públicas e Governança para reduzir as desigualdades
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Fábio Ramazzini Bechara
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: consolidar por intermédio das ações de internacionalização um padrão de organização e processos de negócios sociais inclusivos com ênfase no padrão de governança para a implantação de políticas públicas que gerem impacto econômico e social nas comunidades em que atuam, visando à melhoria social, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a recuperação de áreas vulneráveis. As desigualdades que caracterizam a realidade contemporânea compreendem do acesso ao consumo à participação ativa na economia, à saúde, à educação, à segurança, à moradia, à assistência social, temas que desafiam a capacidade de resposta das instituições, incluindo a Universidade e o Estado, na efetivação dos direitos à cidade e à uma vida digna. A promoção dos direitos da cidadania pressupõe a ordem democrática, um padrão de desenvolvimento e uma governança sustentável das políticas públicas, que estabeleça relações transparentes entre organizações empresariais e os diferentes públicos (internos e externos), pautadas pelo reconhecimento de direitos e deveres sociais, e na formação de gestores públicos, empresarias e sociais. A identificação das vulnerabilidades sociais e dificuldades no funcionamento da estrutura organizacional do estado brasileiro exigem novas formatações para a execução da política pública de afirmação de direitos. A importância da internacionalização nesse projeto decorre não somente da necessidade de reconhecimento das diversas experiências na elaboração e na execução de políticas públicas, mas principalmente pelo intercâmbio entre pesquisadores e gestores públicos nacionais e estrangeiros, que atuam na construção de modelagens organizacionais e institucionais voltadas à redução das desigualdades.
Infraestrutura jurídica da nanotecnologia
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Daniel Francisco Nagao Menezes
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: consolidar por intermédio das ações de internacionalização um padrão de organização e processos de negócios sociais inclusivos com ênfase no padrão de governança para a implantação de políticas públicas que gerem impacto econômico e social nas comunidades em que atuam, visando à melhoria social, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a recuperação de áreas vulneráveis. As desigualdades que caracterizam a realidade contemporânea compreendem do acesso ao consumo à participação ativa na economia, à saúde, à educação, à segurança, à moradia, à assistência social, temas que desafiam a capacidade de resposta das instituições, incluindo a Universidade e o Estado, na efetivação dos direitos à cidade e à uma vida digna. A promoção dos direitos da cidadania pressupõe a ordem democrática, um padrão de desenvolvimento e uma governança sustentável das políticas públicas, que estabeleça relações transparentes entre organizações empresariais e os diferentes públicos (internos e externos), pautadas pelo reconhecimento de direitos e deveres sociais, e na formação de gestores públicos, empresarias e sociais. A identificação das vulnerabilidades sociais e dificuldades no funcionamento da estrutura organizacional do estado brasileiro exigem novas formatações para a execução da política pública de afirmação de direitos. A importância da internacionalização nesse projeto decorre não somente da necessidade de reconhecimento das diversas experiências na elaboração e na execução de políticas públicas, mas principalmente pelo intercâmbio entre pesquisadores e gestores públicos nacionais e estrangeiros, que atuam na construção de modelagens organizacionais e institucionais voltadas à redução das desigualdades.
Materiais 2D e nanodispositivos para aplicações em energia, telecomunicações e sensores
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Christiano José Santiago de Matos
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: Este projeto, visa à criação de um programa de intenso intercâmbio internacional entre o Mackenzie e pesquisadores em outras 16 universidades de excelência (em 8 países diferentes), na área de materiais 2D e suas aplicações em 3 áreas prioritárias: conversão/armazenamento de energia; fotônica e optoeletrônica para telecomunicações; e sensores fotônicos, eletrônicos e optoeletrônicos.
Materiais multifuncionais micro e nano-estruturados
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Guilhermino José Macedo Fechine
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: atuar na síntese, processamento, modificação e caracterização de materiais micro e nano-estruturados com intuito de gerar materiais multifuncionais, somando principalmente propriedades eletromagnéticas e biológicas. Para tal, a utilização de materiais bidimensionais (grafeno e outros) e técnicas de modificações de superfícies (ex.: tecnologia de plasma) serão amplamente utilizadas.
Mobilidade humana e culturas no plural: o desafio da convivência
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: explorar e compreender questões relativas a imigrantes, refugiados, expatriados; representações ficcionais e artísticas dos espaços sociopolíticos e culturais; redes de aprendizagem, ensino de línguas e interculturalidade; linguagens não verbais; intolerância na internet, na literatura e nas artes; uso da língua em situação de deslocamento, contato e acolhimento; artes como forma de integração e de redução das intolerâncias; pluralidade cultural, implicações para a gestão e atitudes perante o diverso e o estrangeiro; aprendizagem transformadora e enfrentamento de conflitos em diferentes culturas; requalificação e recuperação de espaços públicos e de ambientes degradados para convivência e respeito às diferenças; intervenções urbanísticas sustentáveis que promovam qualidade de vida; valorização e preservação do patrimônio cultural.
Projeto PrInt – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Felipe Chiarello de Souza Pinto
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 05/03/2020 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto.
Teoria e aplicação para inovação em negócios
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Walter Bataglia
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: Este projeto é temático e interdisciplinar e tem por objetivo fomentar a pesquisa internacional sobre a tomada de decisão organizacional, voltando-se para a integração da decisão individual e organizacional conforme March e Simon propuseram originalmente e posteriormente transformadas em áreas distintas de estudo. No nível de análise organizacional se incluem as decisões individuais e grupais e o processo decisório passa a incorporar interação; competição entre departamentos com interesses e culturas próprios e, usualmente, conflitantes; grande incerteza; influência de atores internos e externos com interesses próprios; e, por vezes, dependência da autorização de atores externos, como agências reguladoras e sindicatos. O projeto visa caracterizar o processo decisório estratégico organizacional em relação a um conjunto de fatores endógenos e exógenos à organização, analisando suas relações com a cognição dos gestores e a agência organizacional; e descrever e analisar experiências de formação do gestor para a tomada de decisão. Os fatores foram escolhidos de acordo com sua importância, expertise do grupo de pesquisadores e lacunas na teorização do processo decisório estratégico. O primeiro grupo de fatores é endógeno. O primeiro fator é a literacia financeira do grupo decisor. O segundo é a capacidade absortiva. O terceiro é a memória organizacional. O segundo grupo de fatores é exógeno. O quarto e o quinto fatores são as instituições regulatórias formais e informais. O sexto e último fator é a formação e desenvolvimento profissional de gestores que permita a tomada de decisão ancorada em processos de reflexão crítica e aprendizagem transformadora. Do ponto de vista da relevância social, destacam-se o foco na formação do gestor, com impacto na educação; e o estudo da influência da regulação e cultura nacional nas decisões e agência dos atores sociais, com impacto na gestão pública, na avaliação e geração de políticas regulatórias, com impacto no setor de saúde. O delineamento da pesquisa de campo para cada fator é próprio, qualitativo e / ou quantitativo conforme a epistemologia das teorias utilizadas e o problema de pesquisa.
Teoria e aplicações da Neurociência Social e Afetiva para a interação humana do dia-a-dia
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Paulo Sergio Boggio
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/11/201/ à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: compreender processos cognitivos, sociais e afetivos por meio de uma perspectiva transcultural e compreender estes mesmos processos por estudos com interações humanas reais e medidas fisiológicas coletadas simultaneamente. Para isso o projeto pretende criar uma rede internacional de pesquisadores das áreas de psicologia, psiquiatria, neurociências, filosofia, ciências políticas, artes plásticas, entre outros.
Teoria e aplicações para promoção de um desenvolvimento precoce ótimo
Modalidade: Programa Institucional de Internacionalização – Capes-PrInt - EDITAL nº. 41/2017
Coordenador/Beneficiário: Ana Alexandra Caldas Osorio
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/11/2018 à 31/10/2024
Descrição do Projeto: Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: promoção do desenvolvimento adequado na primeira infância, com enfoque em duas importantes dimensões: saúde mental e sucesso acadêmico. O projeto contribuirá para um corpo de evidências com relevância simultaneamente regional e global no cenário de pesquisa em saúde mental infantil e promoção do sucesso acadêmico nos primeiros anos de escolarização com a abordagem interdisciplinar e implicações nas ferramentas metodológicas a serem usadas. A saber, avaliações observacionais, comportamentais e neurobiológicas, com parte dos dados sendo trabalhados com recurso e modelos de georeferenciamento.
A concessão de micro crédito e o uso de nudges um estudo das decisões econômicas de micro empreendedores que se situam na faixa de pobreza da população
Modalidade: Chamada Universal MCTI/CNPq
Coordenador/Beneficiário: Ana Maria Roux Valentini Cesar
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/08/2018 à 31/12/2022
Descrição do Projeto: Este estudo tem como objetivo analisar o efeito do uso do micro crédito e de nudges sobre o sucesso do negócio de micro empreendedores que atuem em ambiente de incerteza e que estejam na faixa de pobreza da população. Estudo publicado há quase duas décadas atrás, feito junto a empresas de médio e grande porte, mostrou que 50% das decisões que eram tomadas em seus ambientes organizacionais falhavam, apesar do uso dos modelos de decisão tidos como racionais. Essa cifra pode até ser maior se forem considerados os erros dos quais ninguém fica sabendo que ocorrem nas empresas de micro e pequeno porte, que atuam em ambientes de incerteza, que envolvem riscos, nos quais as decisões são tomadas em situação de pressão de tempo e cujos gestores são micro empreendedores (por necessidade ou por oportunidade) e que geralmente não têm conhecimento técnico, recursos ou informações sobre o ambiente no qual atuam. Quando esse micro empreendedor está na linha de pobreza da população tem-se mais um fator que propicia erro de decisão, pois estudos mostram que a pobreza influencia o padrão de decisão econômica das pessoas, levando-as à maior aversão ao risco e à propensão ao desconto intertemporal, preferindo o consumo imediato de uma recompensa ao invés de recompensas futuras, com maior ganho; estudos mostram que o uso de nudges relacionados à adesão ao micro crédito e à gestão desses recursos pode minimizar os vieses decisórios, otimizando as decisões relacionadas à aplicação do micro crédito. Em termos metodológicos o estudo terá três etapas: quantitativa, qualitativa e experimental, cada uma delas visando ao atendimento dos objetivos específicos do projeto. A análise dos dados deverá contemplar métodos quantitativos e qualitativos dependendo das etapas da pesquisa.
A Influência do ambiente da Pós-Graduação das Universidades para Criação de Novos Negócios
Modalidade: Chamada Universal MCTI/CNPq
Coordenador/Beneficiário: Maurício Henrique Benedetti
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 18/02/2019 à 31/12/2022
Descrição do Projeto: A integração de áreas do conhecimento, tanto no ensino quanto na pesquisa está se tornando cada vez mais exigida para aumentar a contribuição das universidades com as demandas da sociedade. Atualmente, o objetivo das universidades vai além de preparar jovens para o mercado de trabalho e sua missão passou a incluir o desenvolvimento social e econômico. O empreendedorismo tem sido bastante estudado no Brasil, sendo crescente o número de trabalhos científicos apresentados e publicados sobre o assunto, incluindo relatórios que procuram identificar a propensão de estudantes universitários em terem seus próprios negócios. Assim sendo, o foco dado aos cursos de pós-graduação neste projeto de pesquisa justifica-se por ser bastante comum que sejam os profissionais que já atuam no mercado de trabalho que frequentem esses cursos. O objetivo central proposto neste projeto de pesquisa é verificar a influência do ambiente da pós-graduação sobre a criação de novos negócios. Para atingir tal objetivo, assim como os objetivos específicos, realizar-se-á uma pesquisa descritiva quantitativa com aporte qualitativo. Espera-se que com as publicações geradas a partir desse projeto de pesquisa gestores das universidades sejam estimulados a criarem e implementarem ações e políticas direcionadas ao ambiente da pós-graduação com objetivo de contribuírem para o desenvolvimento de novos negócios com potencial de diferenciação e crescimento, agregando valor a clientes e a cadeias produtivas em que estiverem inseridos.
Arquitetura moderna no Brasil e América Latina: revisões críticas e historiográficas
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Ruth Verde Zein
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/03/2022 à 28/02/2026
Descrição do Projeto: Partindo do conhecimento disponível e sistematizado em livros panorâmicos sobre a história da arquitetura moderna do caso brasileiro e do caso latino-americano a pesquisa irá organizar e aprofundar estudos críticos sobre essa produção, disponibilizado de maneira sistemática o conjunto de informações obtidas pelo reconhecimento quantitativo e qualitativo do conteúdo de obras e autores expostos nessas publicações, com ênfase na compreensão e desconstrução de suas estruturas narrativas, dando prosseguimento , revisando e aperfeiçoando hipóteses de atuação metodológica de abordagem experimentadas em pesquisas anteriores, com ampliação nos estudos de casos tanto brasileiros como latino-americanos. A revisão do marco teórico/bibliográfico de referência irá problematizar alguns dos conceitos e ideias fundamentais que vem sendo adotados nas pesquisas anteriores, tais como a ideia? cânon?, de ?narrativa historiográfica? e de ?narrativa canônica?, entre outros, e discutir de maneira critica e referenciada algumas de suas categorias de análise, como ?América Latina? (enquanto construção historiográfica); considerando, em todos os casos, a contribuição de autores/as seminais sobre a construção da história e da historiografia em geral, em âmbito filosófico, em âmbito histórico e especificamente, em âmbito arquitetônico. Os estudos de caso a serem realizados serão disponibilizados como ferramentas para ativar estudos e pesquisas a partir de visões críticas e contemporâneas.
Atitudes Etaristas com Relação aos Trabalhadores mais Velhos no Contexto Organizacional: um estudo sobre seus antecedentes e consequentes
Modalidade: Chamada Universal MCTI/CNPq
Coordenador/Beneficiário: Darcy Mitiko Mori Hanashiro
Responsável NAP: Vanessa/Sandra
Vigência: 18/02/2019 à 31/12/2022
Descrição do Projeto: Em face do rápido envelhecimento populacional brasileiro as organizações enfrentam o crescente desafio de contratar e manter trabalhadores mais velhos. Pesquisas têm evidenciado a prevalência de preconceitos e discriminação etária nas organizações, fenômeno social conhecido como etarismo. O etarismo impacta a sociedade, as organizações e os indivíduos, o que o torna uma questão social e econômica relevante a ser investigada. Apesar de sua importância, há carência de estudos que expliquem a forma pelo qual ocorre o etarismo no contexto organizacional. Visando preencher esta lacuna o objetivo do projeto é propor e testar um modelo sobre as atitudes etaristas em relação ao trabalhador mais velho. O modelo proposto é constituído por variáveis preditoras (contato intergeracional, aprendizagem intergeracional, contexto organizacional e normas de idade) e consequentes (intenção de saída e intenção de trabalhar com pessoas mais velhas) das atitudes etaristas. O projeto é constituído por duas pesquisas: 1) Pesquisa qualitativa que visa entender o fenômeno do etarismo e gerar itens para construção de três escalas: a) atitudes etaristas sob a perspectiva do modelo tripartite de atitudes (componente cognitivo, afetivo e intenção comportamental); b) aprendizagem intergeracional; c) normas de idade. 2) Pesquisa quantitativa com foco na validação das escalas e testagem de um modelo estrutural. Os resultados contribuirão para o desenvolvimento de uma teoria para explicar o fenômeno do etarismo no contexto organizacional. O projeto é inovador em dois aspectos: na proposição de um modelo, inexistente na literatura de estudos organizacionais, e no desenvolvimento de escalas na perspectiva emic, ou seja, criadas com base na realidade sócio cultural brasileira. Para uma sociedade que está envelhecendo muito rapidamente, os resultados podem ser relevantes para subsidiar política de gestão de idade e intergeracional nas organizações. Outra contribuição para as organizações é propiciar um instrumento de diagnóstico inovador com base na realidade brasileira para mensurar o etarismo no local de trabalho. Finalmente, os resultados do projeto podem subsidiar a criação de políticas públicas para redução do etarismo e inserção e permanência de trabalhadores mais velhos nas organizações. No campo da extensão social, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de programas de aprendizagem intergeracional para redução de estereótipos e preconceitos em relação às pessoas mais velhas.
Interação Luz-Quasipartículas em Materiais 2D e Heteroestruturas de van der Waals
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Christiano José Santiago de Matos
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/03/2019 à 28/02/2023
Descrição do Projeto: Propriedades ópticas e aplicações fotônicas de materiais bidimensionais (2D) vêm recebendo crescente atenção da comunidade técnico-científica. Este interesse decorre em grande parte da existência de quasipartículas, tais como plásmons, éxcitons e fônons, cujas propriedades e interação com a luz pode ser sintonizada através de uma série de mecanismos (controle da espessura do cristal, dopagem, escolha do substrato, etc). Este projeto objetiva estudar a interação luz-quasipartículas, incluindo os chamados poláritons 2D formados por hibridização luz-quasipartícula, assim como identificar meios de se sintonizar e intensificar esta interação. Em particular, serão estudados plásmon poláritons e plásmons localizados em grafeno, visando a aplicações de sensoriamento, e a interação luz-éxcitons em semicondutores 2D. Uma atenção especial será dada a cristais em que o estudo de éxcitons ainda é incipiente, como por exemplo o fosforeno, e a heteroestruturas de van der Waals. Medidas de óptica linear e não linear serão realizadas tanto em arranjos de óptica aberta quando em guias de onda. Espera-se, com o projeto, tanto avançar o conhecimento sobre a interação luz-materiais 2D quanto viabilizar uma série de aplicações fotônicas em áreas tecnologicamente importantes.
Os Efeitos da Competência em Tecnologia da Informação na Capacidade de Inovação, na Criação de Valor e no Desempenho Organizacional
Modalidade: Chamada Universal MCTI/CNPq
Coordenador/Beneficiário: Gilberto Perez
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 03/02/2022 à 28/02/2025
Descrição do Projeto: As empresas que utilizaram com mais competência seus recursos de Tecnologia e Informação (TI) em tempos da pandemia causada pela Covid-19, foram as que conseguiram encontrar rapidamente, novas alternativas para amenizar os efeitos da crise, e até obter melhores resultados. Com a realização desta pesquisa pretendo avaliar como a Competência em Tecnologia de Informação está sendo utilizada em atividades de inovação e criação de valor, em organizações de diferentes portes e segmentos. Quatro conceitos (construtos) são objeto do estudo: I) Competência em TI (construto de 2ª ordem); II) Capacidade de Inovação (Inovativeness), ou Inovatividade (construto de 2ª ordem); III) Criação de Valor (construto de 2ª ordem) e IV) Desempenho Organizacional. Para a sua realização, oito objetivos são definidos: 1) Identificar e avaliar os construtos de primeira ordem que compõem a Competência em TI; 2) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Capacidade de Inovação; 3) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Criação de Valor; 4) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Capacidade de Inovação (H1); 5) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Criação de Valor (H2); 6) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e a Criação de Valor (H3); 7) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e o Desempenho Organizacional (H4); e 8) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e o Desempenho Organizacional (H5). Será efetuada pesquisa mista, em que na parte qualitativa será aprofundado o conhecimento sobre os construtos: Competência em TI, Criação de Valor e Capacidade de Inovação. Na parte quantitativa será avaliado o modelo de pesquisa proposto, com técnicas multivariadas (Análise Fatorial e Equações Estruturais). Junto com o prof. Faiz Gallouj (Universidade Lille?França), pretendemos ampliar este estudo, aplicando-o em organizações Brasileiras e Francesas.
Patrimônio moderno Iberoamericano: legado histórico e salvaguarda contemporânea
Modalidade: Chamada Universal MCTI/CNPq
Coordenador/Beneficiário: Ruth Verde Zein
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/08/2018 à21/12/2024
Descrição do Projeto: Esta pesquisa consolida ações conjuntas em desenvolvimento pela equipe participante em outras redes científicas de estudo e pesquisa dedicadas ao reconhecimento e defesa do patrimônio moderno no âmbito ibero-americano: a Red de Investigación del Habitat Moderno (UNAM, México) e o Observatorio Iberoamericano Patrimonio Moderno (UPM, Espanha). Reconhece que a construção de habitats humanos adequados a uma vida saudável é uma das bases fundamentais da experiência moderna e que, ainda hoje, a maioria da população não usufrui desses benefícios mínimos comuns. Entende que esses ideais, com devidas correções de rota, são ainda válidos, e que urge reconsiderar o patrimônio conformado por esse legado moderno a partir das questões contemporâneas do meio ambiente urbano. Entende que o patrimônio moderno não se limita a edifícios, conjuntos e espaços abertos extraordinários, mas inclui um amplo legado corrente e comum, responsável pela definição da maioria das nossas cidades, do século XXI, e cujos melhores valores de uso devem ser renovados e recuperados. A pesquisa reconhece os inúmeros e variados esforços, que vêm sendo levados a cabo por diversas instituições ibero-americanas, gerando conhecimento sobre a preservação dessas arquiteturas e cidades modernas. Propõe relacionar, em rede aberta e disponível, variadas pesquisas realizadas e/ou em andamento, no quadro do desenvolvimento sustentável das cidades geradas e transformadas por este patrimônio. A rede irá incentivar essas práticas de pesquisa e ação concreta dando-lhes divulgação transnacional, a partir do reconhecimento das teorias e práticas de preservação do patrimônio moderno geradas por diversas instituições e indivíduos e suas metas comuns em prol de ações e políticas de proteção, fazendo-o de maneira atualizada e dinâmica, com foco não exclusivo nas instituições dos países dos membros constitutivos da rede aqui proposta.
Planos e projetos urbanos para cidades brasileiras: desafios da resiliência em áreas protegidas
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim
Responsável NAP: Vanessa/Sandra
Vigência: 01/03/2022 à28/02/2026
Descrição do Projeto: As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. (atualização da descrição em breve)
Processos por excelência ilustrativos da indeterminação da linguagem: a polarização dos enunciados (o positivo e o negativo) e a relativização do processo na zona intervalar entre o sim e o não
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Maria Helena de Moura Neves
Responsável NAP: Vanessa/Sandra
Vigência: 01/03/2022 à28/02/2027
Descrição do Projeto: Com aparato geral funcionalista e aportes da teoria cognitivista da linguagem, o projeto dirige-se ao exame da complexidade que envolve o mecanismo de polarização dos enunciados. Pondo sob análise esse processo que, a princípio, seria o mais definido entre todos por resolver-se em uma oposição polar, a pesquisa propõe apreciar, entretanto, as múltiplas relativizações e permeações que se efetivam na sua ativação. Na base está a proposta, que venho discutindo e defendendo, de que a preparação de gramáticas tem de levar em conta a indeterminação que caracteriza a linguagem, e que justamente documenta a sua natureza. O objetivo geral é estabelecer um quadro de funcionamento do processo de polarização em português que mapeie os usos das expressões definidas como polares, mas que também problematize os sentidos e os efeitos das escolhas do falante dentro de todo o intervalo polar. Estão em vista os mecanismos que escalarmente atuam no espaço entre o sim e o não, por exemplo a modalização e a comparação (entre outros de suporte pragmático e retórico), assim como para o entrecruzamento entre os extremos polares e esses processos que se manifestam no espaço intervalar. A atenção se dirige para relações e intersecções múltiplas, que tanto podem chegar a reforço de expressão quanto a anulação de efeitos esperados e/ou supostos. A hipótese geral é a de que falar de negação é mais do que invocar a ação de palavras negativizadoras no enunciado, cabendo contemplar e avaliar, por exemplo, negativizações formais que obtêm efeito de reforço de afirmação, ou vice-versa, tudo a serviço da explicitação dos ?movimentos? discursivo-retóricos dentro dos quais a natureza formalmente positiva ou negativa das frases se relativiza. Já estão disponíveis para a investigação bancos de dados de língua escrita e de língua falada controlados, mantendo-se a metodologia de análise de usos que tem sido dada às minhas investigações anteriores sobre ?gramática? e às minhas propostas de atuação escolar na área.
Tradução, adaptação e estudos psicométricos da 3ª edição do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3)
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/03/2022 a 28/02/2026
Descrição do Projeto: O funcionamento adaptativo (FA) é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. A presença de déficits de FA é condição necessária para realização do diagnóstico de deficiência intelectual e deve ser investigado em outras condições do neurodesenvolvimento, vida adulta e transtornos neurodegenerativos para indicar o impacto funcional das alterações cognitivas e comportamentais. Em função da não existência de instrumentos para avaliação de FA, o presente projeto objetiva traduzir e adaptar a 3ª edição do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o português brasileiro, bem como verificar suas propriedades psicométricas em crianças, adolescentes, adultos e idosos, dos 0 aos 89 anos de idade e em crianças com problemas específicos no desenvolvimento, a saber, Deficiência Intelectual, problemas específicos de leitura e escrita e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O Projeto prevê: - Tradução, retrotradução e adaptação cultural da versão em português dos questionários do Sistema `Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3)` para o português brasileiro. - Verificar suas propriedades psicométricas. - Estabelecer as normas brasileiras de pontuação. O primeiro estudo se propõe a traduzir e adaptar o ABAS-3 de acordo com as etapas necessárias para adaptação cultural de um instrumento: duas traduções independentes, síntese, retrotradução, análise por especialistas e estudo piloto. Após a obtenção da versão final em português se dará o Estudo 2, no qual serão verificadas as propriedades psicométricas do instrumento: precisão, evidências de validade baseadas na estrutura interna, na relação com variáveis externas, tais como grupos-critério, e relação com outros instrumentos que avaliam construtos relacionados como, inteligência. Por fim, será conduzida a normatização do instrumento baseada em faixas etárias.
Verticalização, patrimônio cultural e urbanidade: reflexões e ações possíveis?
Modalidade: Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ
Coordenador/Beneficiário: Nadia Somekh
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 28/02/2022 à 28/02/2026
Descrição do Projeto: As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. (atualização da descrição em breve)
A importância do toque social para o desenvolvimento sócio-emocional infantil: Integrando evidências de neuroimagem, psicofisiológicas, endócrinas e comportamentais
Modalidade: Auxílio Pesquisa - Jovem Pesquisador
Coordenador/Beneficiário: Ana Alexandra Caldas Osorio
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/05/2022 à 30/04/2027
Descrição do Projeto: O toque é fundamental para o estabelecimento de vínculos afetivos entre as pessoas e para o seu bem-estar. O estudo da experiência do toque interpessoal é particularmente importante na primeira infância, uma vez que é a forma mais fundamental de cuidado parental. No entanto, o estudo desta modalidade sensorial permanece surpreendentemente negligenciado. Mais especificamente, pouco se sabe sobre a percepção e o processamento do toque social, bem como seu impacto nas respostas adaptativas ao estresse em bebês. Esta proposta de Jovem Pesquisador FAPESP (Fase 2) está organizada em quatro estudos que visam questões e métodos de pesquisa complementares que contribuirão substancialmente para o avanço do conhecimento científico sobre o toque social na infância. O Estudo 1 visa esclarecer os padrões de ativação neural em resposta ao toque social em bebês, enquanto o Estudo 2 irá analisar o impacto da identidade do parceiro (mãe versus mulher desconhecida) nas respostas neurais e cardíacas ao toque social no primeiro ano de vida. Por sua vez, o Estudo 3 visa esclarecer o potencial papel mediador desses padrões de ativação cardíaca e neural na relação entre os comportamentos de toque materno e as respostas endócrinas e comportamentais ao estresse no bebê. Finalmente, o Estudo 4 será dedicado ao desenvolvimento de um novo protocolo de hyperscanning com fNIRS para aplicação em interações bebê-cuidador o qual, por sua vez, permitirá a avaliação da sincronia neural e cardíaca da díade durante uma interação de toque. Os estudos que compõem esta proposta visam ampliar significativamente o conhecimento científico sobre a caracterização e importância do toque social, integrando evidências de neuroimagem funcional, psicofisiologia, endocrinologia e comportamento em uma idade crítica do desenvolvimento sócio-emocional.
Adequação de Infraestrutura de Pesquisa em Centros de Pesquisa Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Modalidade: Programas Especiais / Reserva Técnica / Infraestrutura Institucional para Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Sergio Humberto
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/04/2021 à 30/09/2022
Descrição do Projeto: Como é notoriamente sabido a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) possui um histórico de ensino, extensão e pesquisa com elevado destaque, denotando diversos projetos aprovados nesta agência de fomento e que não se fazem necessários serem listados. Sabe-se que desenvolvimento e inovação se encontram em expansão levando à necessidade de adaptações na estrutura física para suportar as atividades de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação. A manutenção de equipamentos também é imperiosa para a execução de pesquisa de qualidade de modo a ampliar a produção do conhecimento científico. Dentre as inúmeras possibilidades de pesquisa e inovação, o desenvolvimento de nanomateriais baseados em grafeno, dispositivos fotônicos, eletrônicos e vetores de moléculas com potencial farmacológico destacam-se como vocação ímpar da instituição, permitindo produção científica relevante e produtos voltados para atender as demandas do setor produtivo. Os muitos projetos que envolvem a pesquisa básica e aplicada utilizando modelos animais têm resultado no aumento nos indicadores de produção de alto impacto. Além disso, os novos projetos com fomento externo que têm sido aprovados aumentam a demanda de infraestrutura. Sendo assim, este projeto busca solicitar e justificar o uso da reserva técnica institucional para melhorias na Sala Limpa do MackGraphe bem como no Biotério Central da UPM adequando ainda mais as instalações e com isso elevando a qualidade das pesquisas das pesquisas e condições de trabalho e segurança para os usuários destes ambientes.
Biodetecção plasmônica no infra-vermelho médio e longínquo usando grafeno
Modalidade: Auxílio à Pesquisa Regular
Coordenador/Beneficiário: Christiano José Santiago de Matos
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 01/10/2018 à 30/09/2022
Descrição do Projeto: Este projeto, fomentado pela FAPESP e pela FCT (Portugal) e desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho, Universidade do Porto e Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), propõe desenvolver uma nova técnica espectroscópica baseada em efeitos plasmónicos sintonizáveis no grafeno, mediante a exploração da interação dependente da polarização de pequenas biomoléculas com a radiação de terahertz (THz). O grafeno fornece uma plataforma ideal para a intensificação da interação entre a luz e a matéria, devido à sua excelente resposta plasmónica na gama do infravermelho médio e longínquo. Além disso, esta resposta é sintonizável em tempo real, mediante a aplicação de uma tensão de porta. Algumas das características estruturais dos péptidos que determinam a sua funcionalidade bioquímica poderão ser elucidadas por espectroscopia dependente da polarização na gama dos THz, tal como se descreve num estudo computacional recente, onde se observa que a espectroscopia de THz quiro-ótica ainda não foi comprovada experimentalmente. O caracter inovador deste projeto é, assim, o de desenvolver dispositivos que realizem esta técnica experimental de análise molecular. Duas arquiteturas serão implementadas para a intensificação da interação luz-matéria entre grafeno e biomoléculas. Numa delas, fitas de grafeno de largura micrométrica, gravadas por litografia ótica, constituem o meio plasmónico ativo. A segunda abordagem consiste na transferência duma folha de grafeno contínuo para cima de uma rede de difração de contraste dielétrico obtido pela alternância de linhas de SiO2 e Al2O3 sobre uma bolacha de silício intrínseco. Ambas as arquiteturas são baseadas em simulações teóricas desenvolvidas pelos membros da equipa, que publicaram recentemente resultados gerais num livro sobre a plasmónica do grafeno. As arquiteturas dos dispositivos são modelizadas por cálculos eletrodinâmicos, mais rápidos e produzindo melhores resultados do que a habitual integração das equações de Maxwell no domínio temporal. A alta sensibilidade dos métodos de deteção de superfície, incluindo a plasmónica de metais nobres convencional, torna-os particularmente vantajosos para analisar pequenas quantidades de biomoléculas. As propriedades únicas de acoplamento eletromagnético das excitações moleculares aos plasmões de superfície no grafeno abrem caminho à extensão do poder de análise destes sensores para além do estado da arte, em medidas feitas sem marcadores. A sintonização em tempo real das ressonâncias plasmónicas no grafeno permitirá a deteção espectroscópica, específica, de biomoléculas na presença do solvente e de outros sinais de fundo. Esta especificidade será assistida pelos efeitos estruturais, e.g., quirais, observáveis em medições dependentes da polarização.
Desenvolvimento de um dispositivo do tipo DIP coater para aplicações em nanotecnologia
Modalidade: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Coordenador/Beneficiário: Matheus Suenson Cardoso
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/07/2020 à 30/06/2022
Descrição do Projeto: Filmes automontados camada por camada (Layer by Layer) podem ser construídos através da técnica de dip-coating por imersão/emersão do filme a ser montado e/ou funcionalizado numa solução saturada do soluto escolhido. Imergindo e emergindo tal filme através do controle preciso de parâmetros como tempo, velocidade e posição do substrato fará com que se construam filmes mais homogêneos e reprodutíveis. Tais parâmetros somente terão acurácia a partir de um dispositivo que os controle, como um dip coater. Isto refletirá numa melhora na razão sinal/ruído em experimentos de espectroscopia e de físico-química. Haja vista um grande interesse da comunidade científica para estudos em heteroestruturas baseadas em materiais bidimensionais, o projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo dip coater de baixo custo, com controle de todos os parâmetros, um espectrofotômetro acoplado para uma análise in situ dos filmes depositados, uma base de aquecimento para o controle da temperatura da solução, um polarizador de substratos para melhorar a adesão entre filmes, e/ou substratos de mesma carga além da possibilidade de customização para diversas necessidades dos clientes. O projeto do dispositivo para deposição de filmes finos contará com uma estrutura fixada a uma base móvel que percorre um curso no eixo-Z, este curso será controlado por um fuso trapezoidal com um flange no qual sua rotação é movimentada por um motor de passo, que por sua vez será 2 controlado por um software específico através de um driver para motores de passo. Essa estrutura irá descer com velocidade controlada, irá monitorar o tempo que permanecerá na solução, em seguida subirá novamente para a posição de origem. Cada amostra será fixada nas extremidades da estrutura por pinças plásticas, o que possibilita também a utilização do dispositivo para limpeza de substratos utilizando ácidos. Os béqueres com a solução terão sua posição pré-fixada em uma base, com rebaixos feitos para volumes de: 5 ml, 10 ml e 25 ml. Os materiais utilizados na estrutura do projeto serão em acrílico, o que possibilita um corte a laser para um melhor acabamento e precisão dimensional dos componentes, e alumínio, um metal leve e de fácil usinagem. Dispositivos criados utilizando heteroestruturas feitas de grafeno e outros materiais bidimensionais podem ser usados para detectar fótons de baixa energia que elevam drasticamente a eficiência de aplicações optoeletrônicas, incluindo câmeras, espectrômetros de infravermelho e sistemas de telecomunicações. O projeto do dip coater compacto, customizável, com multifuncionalidades e de baixo custo tem grande impacto, uma vez que os disponíveis no mercado são de custo elevado, importados e sem as multifuncionalidades inovadoras propostas no presente projeto.
Medidas neurofisiológicas e comportamentais associadas aos processos atencionais e inibitórios em jovens
Modalidade: Auxílio à Pesquisa Regular
Coordenador/Beneficiário: Luiz Renato Rodriguês Carreiro
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/04/2020 à 30/09/2022
Descrição do Projeto: Este projeto avaliará jovens adultos com TDAH em tarefas computadorizadas para diferentes formas de atenção e inibição, correlacionando-os a escalas de autorrelato e medidas fisiológicas (EMG e fNIRS) para identificar prejuízos em domínios cognitivos específicos, bem como indicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional, que possam ser usados para caracterizar endofenótipos do TDAH.
Meio ambiente costeiro face a crise do sargassum
Modalidade: Research, development and innovation: SARGASSUM” (2019)
Coordenador/Beneficiário: Solange Teles da Silva
Responsável NAP: Sandra
Vigência: 01/05/2020 à 30/04/2023
Descrição do Projeto: Desde 2011, os encalhes pelágicos de Sargassum na bacia do Caribe tiveram consequências ambientais, de saúde, econômicas e sócio-políticas significativas e um impacto substancial no turismo. Até agora, as pesquisas tendem a confirmar a existência de um novo ecossistema sujeito a movimentos de massas de água no Atlântico equatorial. O fenômeno ocorreu em 2011 e no período 2012-2018, juntamente com aumentos na biomassa de Sargassum. Imagens de satélite são usadas para detectar balsas de Sargassum no Atlântico equatorial em resolução média. Os dados atuais da superfície do mar para a mesma área são usados para inferir a deriva passiva anual. A combinação dessas duas fontes de dados tornou possível projetar ferramentas de previsão aproximadas em escala aproximada que permanecem, no entanto, difíceis de operar na escala das zonas costeiras insulares. Esse contexto torna mais difícil gerenciar os influxos de Sargassum. O programa CESAR descreverá e explicará a dinâmica dos fluxos costeiros de sargassum em escalas espaciais locais, seus impactos nas costas do Caribe e os vários caminhos explorados pelas instituições políticas para abordar esta questão ambiental. Isso implica aprimorar o conhecimento sobre os parâmetros de forçamento local e a dinâmica de Sargassum nas Pequenas Antilhas. O acúmulo de Sargassum na costa afeta também a dinâmica morfossedimentar das praias e o funcionamento biogeomórfico dos ecossistemas marinhos costeiros, especialmente os leitos de ervas marinhas. A caracterização desses impactos nos níveis local e regional é um grande desafio para o desenvolvimento de estratégias de adaptação à governança no contexto do Caribe, vinculando políticas ambientais, econômicas, de saúde, regulatórias e de tomada de decisão. O CESAR entregará sistemas operacionais para preparar comunidades e governos para o aparente risco futuro crescente de Sargassum alcançar a terra.
SELI - Smart Ecosystem for Learning and Inclusion
Modalidade: Chamada ERANet-LAC
Coordenador/Beneficiário: Ismar Frango Silveira
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/01/2019 à 30/06/2022
Descrição do Projeto: The overall objective of the SELI project is to develop and implement an open access set of ICTbased tools and environments to encourage the digitization of the learning ecosystem by revitalizing education, and improving inclusion and accessibility across the EU and LAC regions. Following a sustainable capacity building approach, the specific objective of the project is to use the expert knowledge of the consortium to (1) identify the challenges in the use of ICT as a tool for learning and inclusion (2) initiate broad stakeholder dialogue and consultation to screen potential educational, technical and business solutions for the challenges, (3) implement knowledge transfer of the solutions identified by a ?teaching the teachers approach? and finally (4) conduct validation tests with trained teachers who will apply their knowledge to teach disadvantaged groups such as migrants, the elderly, the physically challenged, and the deaf and dumb, in order to increase their inclusion in society The expected results encompass (a) a digital platform providing access to scientific, educational and multimedia materials for learning in order to support eaccessibility, and einclusion, (b) the improved capacity of educators to make use of digital learning environments to support inclusion, (c) a catalogue of best practice guidelines for increased accessibility for people who have difficulties in acquiring ICT skills.
Titulo Pop up
PHOBIO2DM - "Biossensores fotônicos baseados em materiais bidimensionais (2D) para o desenvolvimento de testes virais"
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Christiano José Santiago de Matos
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 30/05/2022 à 04/05/2025
Descrição do Projeto: O objetivo central desta proposta é desenvolver biossensores fotônicos do tipo point-of-care baseados em nanomateriais/nanoestruturas 2D (tais como grafeno), que sejam capazes de detectar com elevada sensibilidade e especificada virais do SARS-COV-2 e seus anticorpos. Neste sentido a presente proposta busca desenvolver sensores que possam ser utilizados em campo, menos invasivos (empregando amostras como a saliva, por exemplo), que operem com pequenos volumes de amostra, extremamente sensíveis, com baixo tempo de resposta e de facíl manipulação pelo usuário final. O projeto também tem como uma de suas prioridades o estabelecimento de parceria entre as instituições execultoras, com larga experiência na produção de conhecimento científico nas áreas de materiais avançados e saúde e na tranferência de tecnolocia para a sociedade, através do setor produtivo, de forma a garantir que o projeto impacte diretamente a economia e o bem estar social.
Titulo Pop up
Estudo, desenvolvimento e caracterização da nova geração de TV digital (TV 3.0) no Brasil.
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Cristiano Akamine
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 01/06/2023 à 30/06/2025
Descrição do Projeto: Tem-se cormo objetivo pesquisar, desenvolver e caracterizar a camada tisica da TV 3.0 (novo padrão de TV digital brasileiro). A camada física engloba os estágios de transmissão/propagação/recepção e será definida em 2023. Entretanto, os requisitos que ela deve atender já foram definidos pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital - Terrestre (F,órum SBTVD-T). A frequência de reuso-1, Carrier to Noise Ratio (C/N) menor ou igual a O em canal Rayleigh, agregação de canal, transmissão usando Multiple Input Multiple Output (MIMO) 2x2 e recepção com antena interna são alguns dos requisitos da camada física da TV 3.0 (1).
Titulo Pop up
NMS - "Nanoestruturas híbridas multifuncionais de Nb2O5, ZrO2 e TiO2 empregados na construção de nanomembranas filtrantes inovadoras"
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Thiago da Cruz Canevari
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 04/05/2022 à 04/05/2025
Descrição do Projeto: Este projeto objetiva desenvolver nanoestruturas hibridas multifuncionais que serão empregadas para fabricar membranas filtrantes e construir nanosensores eletroquímicos. As nanoestruturas híbridas serão formadas pela combinação e efeito sinérgico dosquantum dots de carbono, Cdots, com as nanopartículas metálicas de prata (AgNPS) e de MxOy (M= Nb, Zr e Ti), espécies de grafeno e camada de sílica (shell).
As nanomembranas filtrantes formadas terão aplicações ambientais, enfatizando o abastecimento e sequestro de gases poluentes e geradores de efeito estufa e a produção de água potável e tratamento de efluentes.
A eficiência das Nanomembranas formadas com as nanoestruturas híbridas será comprovada por nanosensores eletroquímicos e espectrometria de massas com uso da revolucioária caneta Mass Spec pen, que verificará a presença de impurezas ou formação de novos produtos, mediante interação da membrana com gases poluentes, água e efluentes, que possam interferir na aplicação do produto.
Titulo Pop up
NanoPetro - "Nanofluidos multifuncionais na exploração de petróleo em offshore"
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Ricardo Jorge Espanhol Andrade
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 15/12/2023 à 15/12/2027
Descrição do Projeto: Este projeto visa desenvolver nanofluidos de perfuração multifuncionais através da inclusão de nanomateriais como aditivos, de forma a produzir fluidos mais eficientes. Serão obtidos nanofluidos através de grafeno (Gr) e derivados, e de nitreto de boro hexagonal (h-BN). Tanto o Gr quanto o h-BN são materiais bidimensionais que têm propriedades mecânicas e térmicas diferenciadas, e por este motivo podem atuar no sentido de melhorar as propriedades reológicas e térmicas do fluido, levando a maior eficiência em ambientes extremos, com temperaturas e pressões elevadas. Dessa forma, os resultados obtidos no presente projeto irão viabilizar operações mais seguras e a menor custo em águas profundas. Mais ainda, os resultados irão contribuir para o estudo destes nanofluidos, ainda muito incipientes na literatura, e poderão resultar em contribuições extras, como sugestões de aplicações em processos da indústria de petróleo (p. ex. processos de recuperação secundária) e até de outras áreas.
Titulo Pop up
KPumpMack -"Desenvolvimento de Dispositivo de Assistência Circulatória Mecânica (Coração Artificial) com Tecnologia de Controle 5G"
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Coordenador/Beneficiário: Cristiano Akamine
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 12/12/2023 à 12/12/2025
Descrição do Projeto: O objetivo desta proposta é o estabelecimento de uma rede privativa 5G de supervisão, operação e diagnóstico de pacientes portadores de dispositivos de assistência ventricular (LVAD, da sigla em inglês), popularmente conhecidos como coração artificial, que seja sustentável para ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para atingir tal objetivo, faz-se necessário o desenvolvimento concomitante dos aspectos de dispositivos de biomedicina de monitoramento de sinais vitais e suporte à vida, assim como dos aspectos de acesso e atuação remota por meio de uma rede que assegure a segurança de dados, a baixa latência que a aplicação demanda, uma conexão de 10 a 100 vezes mais ágil do que a fornecida por 4G e eficiente a uma taxa de dados que viabilize o diagnóstico remoto em tempo real e suporte simultâneo a vários pacientes por meio de interface combinada disponibilizada em dispositivo móvel (smartphone e smarthwatch).
Desenvolvimento de tecnologia inovadora para tratamento de águas e efluentes por meio de nanomateriais
Financiador/Modalidade: PETROBRÁS - PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO / PESQUISA APLICADA
Coordenador/Beneficiário: Camila Marchetti Maroneze
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 10/09/2019 à 08/09/2022
Descrição do Projeto: Os atuais sistemas de tratamento de água baseados no processo de osmose reversam enfrentam grandes limitações técnicas como o alto custo energético e a baixa resistência química das membranas poliméricas (poliamida). O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de tecnologia avançada para tratamento de água e efluentes a partir de membranas porosas obtidas a partir de grafeno e nanomateriais derivados. Dentre os vários avanços científicos que surgiram com as recentes demonstrações experimentais das propriedades únicas do grafeno, a sua utilização na fabricação de membranas para nanofiltração e dessalinização se mostra muito atrativa. Destacam-se características como a elevada área superficial, alta flexibilidade e resistência mecânica/química, além de inúmeras possibilidades de funcionalização da sua superfície. A combinação dessas características permite a obtenção de membranas resistentes e ultrafinas, com porosidade ajustável, altamente permeáveis a água e também seletivas a possíveis contaminantes específicos. Com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se promover um aumento da eficiência do processo de osmose reversa, e desta forma diminuir os altos custos operacionais, através de três aspectos principais: I) aumento do tempo de vida útil das membranas de osmose reversa; II) aumento da resistência química das membranas ao cloro e III) aumento da eficiência energética do processo.
Projeto de infraestrutura para capacitação técnica em estudo de reologia de sistema nanoestruturados na indústria de Óleo e Gás
Financiador/Modalidade: PETROBRÁS - PROJETO DE INFRAESTRUTURA LABORATORIAL / INFRAESTRUTURA - REFORMA E EQUIPAMENTOS
Coordenador/Beneficiário: Ricardo Jorge Espanhol Andrade
Responsável NAP: Elisangela
Vigência: 10/09/2019 à 08/09/2022
Descrição do Projeto: Este projeto visa a implementação e melhoria de infra-estrutura laboratorial para o estudo reológico do uso de partículas de grafeno e derivados como aditivos dos fluidos de perfuração e estimulação. O projeto junta a "expertise" do Grupo de Pesquisa em Grafeno e Nanomateriais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e do Grupo de Reologia da PUC-Rio. Ambos os Grupos são reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação. Neste sentido, pretende-se montar a infra-estrutura necessária para a elaboração de estudos nesta linha.
Entende-se que o desenvolvimento de fluidos de perfuração mais eficientes através da nanotecnologia irá otimizar os processos de perfuração e estimulação na indústria do petróleo. Dessa forma, o presente Projeto permitirá a criação de uma infra-estrutura necessária para o estudo e análise da utilização de grafeno e derivados como aditivos que resultem em fluidos de perfuração e de estimulação mais eficientes, que irão viabilizar operações mais seguras e a menor custo.
The influence of cash transfer programme on mental health and school performance among young people exposed to violence in Brazil
Financiador/Modalidade: LSE - London School of Economics and Political Science e Newton Fundation
Coordenador/Beneficiário: Cristiane Silvestre de Paula
Responsável NAP: Vanessa
Vigência: 20/03/2021 à 19/03/2023
Descrição do Projeto: Objective: to examine the impact of a Bolsa Família Cash Transfers Program-BFCTP on mental health and school performance among children/adolescents from a deprived city in Brazil, considering their exposure to violence and stressful life events. Method: secondary data from a cohort study with two waves of data collection (mean interval: 12.9 months), comprising a probabilistic community‐based sample of young people (6-15 years-old) from Itaboraí, Rio de Janeiro-Brazil (N = 1,189). Coordenadora: Cristiane S de Paula. Co-aplicante Sara Evans-Lacko Professora, London School of Economics and Political Science - LSE. Newton Advanced Fellowship scheme 2020 - NAFR12\1020 Newton Foundation 2020 Aprovacao em Nov de 2020, vigencia Março/2021 a Fevereiro/2023.