O Estágio Docente é parte integrante da formação do pós-graduando e tem como objetivo a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Trata-se de uma atividade obrigatória a todos os beneficiários de bolsas e taxas da CAPES e Mérito MackPesquisa. No entanto, todos os discentes regularmente matriculados nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmicos e Mestrado e Doutorado Profissional) poderão realizar o Estágio Docente de forma voluntária e terão direito à certificação.
Os seguintes critérios devem ser obedecidos para realização do Estágio Docente:
Deve ser obrigatoriamente realizado nos cursos de Graduação da Instituição.
A duração mínima do Estágio Docente será de 1 (um) semestre.
A carga horária mínima, para realização do Estágio Docente, é de 24 (vinte e quatro) horas/aula e, a máxima, de 60 (sessenta) horas/aula realizadas no decorrer de um semestre.
As atividades desenvolvidas pelos discentes não poderão exceder a 4 (quatro) horas/aula semanais e devem ser conciliáveis às demais atividades regulares na Pós-Graduação.
As atividades do Estágio Docente deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do Programa de Pós-Graduação realizado pelo pós-graduando.
Admitir-se-á a realização do Estágio Docente na rede pública do Ensino Médio havendo específica articulação entre os sistemas de ensino, pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste item.
Deve atender às exigências da Unidade Acadêmica onde o Estágio Docente será realizado.
O docente de Ensino Superior que comprovar tal atividade, durante a vigência do benefício, ficará dispensado do Estágio Docente.
As atividades permitidas são:
Co-orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Co-orientar discentes do Programa Institucional de Iniciação Científica.
Participar de programas de orientação de estudos.
Ministrar aulas em Cursos de Extensão junto às Unidades Acadêmicas.
Organizar simpósios, colóquios ou outra modalidade de caráter acadêmico.
Atuar como Monitor de disciplina, desde que esta tenha ligação direta com seu projeto de pesquisa.
Outras atividades, propostas pelos discentes, serão avaliadas pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação.
Para efeito desta atividade, não serão considerados, os trabalhos de elaboração de material didático para aulas e auxílio na elaboração e correção de provas.
A realização do Estágio Docente (obrigatório/voluntário) envolve duas etapas:
Inscrição
No início do semestre letivo, o discente deverá entrar em contato com o seu Orientador ou Coordenador do Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado, a fim de verificar as disciplinas da Graduação ou atividades que contribuirão com a sua pesquisa ou aperfeiçoamento.
A inscrição será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Solicitação de Estágio Docente, o qual deverá ser assinado pelo Docente que supervisionará o Estágio, e enviará para a respectiva Secretaria do Programa de Pós-Graduação, de acordo com o prazo estabelecido pela referida secretaria (não serão aceitos documentos preenchidos à mão e/ou rasurados).
A Secretaria do Programa de Pós-Graduação encaminhará o Formulário para avaliação da Comissão de Bolsas. Após a avaliação, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação encaminhará o Formulário ao Diretor da Unidade Acadêmica envolvida para ciência e autorização.
Relatório e certificação
Ao término do Estágio Docente, o discente deverá entregar na respectiva Secretaria do Programa de Pós-Graduação, o Relatório de Estágio Docente, detalhando as atividades desenvolvidas no semestre, e já contendo a assinatura do Docente que supervisionou o Estágio (não serão aceitos documentos preenchidos à mão e/ou rasurados).
A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação realizará a análise final do Relatório, deliberando sua aprovação.
A Secretaria do Programa de Pós-Graduação encaminhará a relação de discentes que efetuaram o Estágio Docente à Coordenação de Apoio Discente;
A declaração de realização do Estágio Docente será emitida e enviada aos programas de Pós-Graduação para encaminhamento aos discentes.