Este programa tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa institucional e é totalmente voltada para acadêmicos da graduação.
Com o intuito de estimular a descoberta científica, o aprendizado de metodologias adotadas em ciência e em tecnologia a Iniciação Científica desempenha um papel importante no desenvolvimento do senso crítico do alunado.
O Programa é uma grande oportunidade de complementar a formação acadêmica, aprimorando conhecimentos e preparando para a vida profissional.
Atualmente a FEMPAR conta com as seguintes modalidades de Programas de Iniciação Cientifica
- Iniciação Científica PIBIC/CNPq;
- Iniciação Científica Institucional PIBIC/FEMPAR;
- Iniciação Científica Voluntária, estudantes de graduação que fazem parte de grupos de pesquisa, cadastrados no Diretório de Grupo de Pesquisa – DGP/CNPq;
- Iniciação Científica Júnior (PIBIC EM), projeto com a Educação Básica com a Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná fomentado pelo CNPq.
A seleção dos bolsistas é feita com base no desempenho acadêmico do aluno, no currículo do orientador e no mérito do projeto, julgado por avaliadores externos sendo o Edital anual..
Além disso, em caráter voluntário, a eles é dada a oportunidade de fazerem trabalhos de pesquisa para serem apresentados no CONCIAM - Congresso Científico de Acadêmicos de Medicina - FEMPAR e que existe há mais de 30 anos com eventos anuais sempre em outubro.
Nele há um momento específico, dedicado à apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica.
Esta atividade faz parte do esforço de valorização do aluno porque dá a ele a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais membros da comunidade universitária. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação de nossos alunos.
Os acadêmicos da FEMPAR respondem ao chamado da ciência com ética e criatividade ao todo os programas de iniciação cientifica em 2019 tiveram incluídos 139 oportunidades de iniciação científica aos alunos da FEMPAR.