O Curso de Licenciatura em Geografia EaD do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ancorado em ampla compreensão do significado de docência, propõe-se, por meio de estudos teórico-práticos de investigação e reflexão crítica do campo da educação, a formar profissionais para atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de programas e atividades educativas. Ao longo do processo de formação inicial, o formando deverá apropriar-se de contribuições de diferentes campos do conhecimento – filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico, cultural – para fundamentar ações de observação, análise, desenvolvimento e avaliação de práticas docentes, de práticas de gestão de processos educativos escolares e não-escolares, bem como da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimentos de ensino. Enfim, tal trajetória tem como foco a formação para a docência no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.
Por meio da interlocução dos referenciais teóricos propostos na matriz curricular com os saberes práticos da profissão, almeja-se a concretização das finalidades do Curso, formando um profissional que domine a tradição pedagógica-educacional, primando pela formação integral do ser humano para o exercício pleno da cidadania e de suas potencialidades; profissional capaz de identificar as necessidades da realidade educacional nacional e local, formulando e implementando novas e originais alternativas em processos educativos, de modo a contribuir para o desenvolvimento do homem e de sociedade brasileira.
Mercado de Trabalho
A geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica ( campos novos ou renovados como geo-ecologia, teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural). Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação não apenas do geógrafos-pesquisador (técnico e planejador) como também para o geógrafo-professor do ensino fundamental, médio e superior.