O geógrafo é, antes de tudo, um filósofo, e os filósofos são otimistas, porque diante deles está a infinidade.

Milton Santos (1926-2001)

O ser humano está em constante relação com a natureza, transformando-a e sendo transformado por ela. Por sua vez, é nessa troca contínua que se constitui o objeto da Geografia por excelência, o espaço geográfico, no qual humano e não humano se encontram e convivem em todas as dimensões possíveis.

Na busca de compreensão desse “espaço” é que a Licenciatura em Geografia busca formar geógrafos e professores de Geografia que saibam articular os diversos saberes responsáveis pela construção de uma sociedade justa, solidária, democrática e que busque uma relação de sustentabilidade e responsabilidade em seu desenvolvimento social e econômico.



 

Mercado de Trabalho

Poucos profissionais se fazem tão necessários como ao mesmo tempo são tão escassos quanto o geógrafo e o professor de Geografia. Desafios climáticos, ambientais, econômicos, demográficos e sociais tornam cada vez mais esse profissional indispensável. Além da docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pode atuar nas áreas do geoprocessamento, cartografia, planejamento urbano, gestão ambiental e pesquisas aplicadas, entre outros.