Universidade

Grupo de Fotônica Mackenzie comemora 20 anos

Pesquisas científicas e aplicações práticas são realizadas desde 2003

08.12.202311h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Grupo de Fotônica Mackenzie comemora 20 anos

O Grupo de Fotônica Mackenzie (GFM) celebrou 20 anos nesta quarta-feira, 06 de dezembro, em evento realizado no auditório MackGraphe, com a presença de membros do GFM, autoridades mackenzistas, docentes e alunos da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A fotônica é a área de conhecimento científico dedicada a transmissão, modulação, detecção e processamento da luz. 

Durante o momento devocional, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, falou sobre acreditar que a ciência, tecnologia e criatividade humana nunca serão incompatíveis com a fé. “Em uma Universidade confessional como a nossa, podemos fazer ciência, arte e dar glória a Deus”, disse o chanceler, que também citou a frase do cientista francês Louis Pasteur, “pouca ciência no afasta de Deus, muita ciência nos aproxima cada vez mais de Deus”. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou que “20 anos são um conjunto de dias acumulados de muita esperança, realização profissional e pessoal, e contribuição para a carreira de engenheiros, físicos e da ciência do Brasil e do mundo”. Vasconcelos também parabenizou por toda a produção científica realizada pelo grupo ao longo dos anos. 

Para o diretor da EE, Marcos Massi, o GFM trabalha com excelência há 20 anos e é um dos principais grupos de pesquisa da unidade acadêmica pois possui liderança, qualidade e competência dos membros que participam e apoio institucional. “Desejo que o grupo prospere, forme mais profissionais, publique mais, conquiste mais projetos”, finalizou. 

Após as falas institucionais, houve o momento de homenagem às personalidades que representam a importância do GFM e sua atuação ao longo dos vintes anos. A entrega foi feita pelos líderes do GFM, professores Thoroh de Souza e Christiano José Santiago de Matos. 

A parte da manhã também foi marcada pela palestra Grupo de Fotônica do Mackenzie: Uma História de Sucesso, ministrada pelo professor Thoroh de Souza, que falou sobre o início do GFM, os principais projetos – Projeto Kyatera; WSOF; Projeto 4K-3D; Projeto MackGraphe; Projeto CAPES Print; e Projeto PhoBio2DM – e a consolidação do grupo.

Ao longo do dia também foram realizadas as palestras Atuais atividades de pesquisaPesquisa colaborativa entre universidades e empresas no Brasil: indicadores, mecanismos, limitantes; e A Fotônica e o Tempo Tríbio de Gilberto Freyre. 

Participaram do evento o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o diretor de Pesquisa do CPQD, Alberto Paradisi; a coordenadora de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora, Suelene Silva Piva, representando a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o diretor do CCS Nano-Unicamp e coordenador da área de Física da FAPESP, Gustavo Silva Wiederhecker; o gerente de contas da Keysight Brasil, Marcos Samenho, representando o diretor de operações e vendas da Keysight América do Sul, Wellington Penteado; e o diretor de Lumentum Brasil, Luis Hecker.