Universidade

Requalificação de áreas urbanas degradadas: conheça projeto internacional

Labstrategy possui parcerias na América Latina e África 

29.08.202312h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Requalificação de áreas urbanas degradadas: conheça projeto internacional

Para promover metodologias que buscam aprimorar soluções em áreas degradadas de grandes cidades, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mantém o Laboratório de Estratégias Projetuais (Labstrategy), que tem como líder o professor Carlos Andrés.
 
O Laboratório de Estratégias busca a promoção do desenvolvimento de conhecimento, a partir da interpretação das infraestruturas locais de uma cidade ou de uma zona portuária, por meio da elaboração de cenários urbanos que permitam a requalificação dos espaços degradados.

O objetivo é desenvolver métodos e ensaios que promovam estratégias projetuais, em diagramas que possam ser aplicados em territórios urbanos e em orlas portuárias em processo de degradação, condição esta que permite a construção de novos desenhos urbanos. A partir da recuperação dessas áreas, desenvolve-se o projeto urbano, promovendo uma maior conexão entre a cidade, setores portuários e o acesso à água.

De acordo com o professor Carlos Andrés, já foram firmadas diversas parcerias com governos de países como Chile, Colômbia, Equador, República Dominicana e Panamá. Além disso, o projeto obteve reconhecimento do Centro Rio+ONU, que pode abrir portas para mais parcerias. 

“Estes trabalhos impactam positivamente a UPM desde 2013, tanto no âmbito das relações internacionais, no aprimoramento do ensino de múltiplos conhecimento aos jovens, de pesquisas aplicadas, resultado de extensões, ações ou soluções para situações reais na sociedade civil”, aponta o professor Carlos Andrés.  
O mackenzista ainda menciona a assinatura de colaboração com a cidade de Castro, no sul do Chile, de Girardot, na Colômbia, além de duas extensões internacionais em andamento, uma delas na Ilha de San Andrés, no Caribe colombiano. Todas estas atividades com visitas dos nossos alunos de graduação.

Para o docente, o projeto também contribui para a formação e ensino mackenzista. “Este trabalho está integrado junto a atividades acadêmicas que são relacionadas diretamente com a sala de aula”. Os estudantes, além de contribuírem com o Labstratetgy, também contam com disciplinas relacionadas com o tema.

Conheça mais sobre o projeto no site oficial