Faculdades

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília lança o projeto Mack Rosa

Instituição promove a conscientização sobre o câncer de mama e direitos de quem está em tratamento

30.10.202312h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília lança o projeto Mack Rosa

Pensando na campanha do Outubro Rosa e nos cuidados e direitos das mulheres, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) se une à campanha ao lançar o projeto Mack Rosa. 

A proposta é estar em conjunto com o Outubro Rosa, que no Brasil, tem como missão contínua divulgar informações sobre o câncer que mais afeta as mulheres. A FPMB, uma instituição confessional comprometida com a humanização e o apoio a suas alunas e à sociedade, compartilha dessa missão nacional ao se dedicar a uma análise abrangente dos direitos das mulheres com câncer de mama. Dessa forma, a faculdade por meio do Mack Rosa respalda suas principais garantias legais, o acesso a cuidados de saúde adequados, o apoio emocional e os direitos no local de trabalho.

Projeto Mack Rosa 

O projeto Mack Rosa, conforme explicado pela especialista em marketing da FPMB, Daniela Baldacci, é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama e os direitos das mulheres em tratamento. “As ações do Mack Rosa têm como pilares a valorização, solidariedade, inclusão e a compaixão, que estão alinhados aos valores da nossa Instituição como a busca de igualdade de oportunidades e a prestação de serviços à comunidade”, diz. Daniela completa também que:

“A ideia é que, a cada mês de outubro, sejam desenvolvidas ações e campanhas de promoção e conscientização sobre o câncer de mama e os direitos das mulheres, juntamente com atividades voltadas para a saúde e o bem-estar”, complementa Daniela.  

Pink for Life Run - 2023

A largada dessa campanha foi a corrida Pink for Life Run - 2023. A maratona ocorreu em 14 de outubro, no Bosque do Sudoeste, em Brasília. O evento contou com a participação de colaboradores, professores e estudantes da faculdade. 

A FPMB foi uma das apoiadoras da corrida, proporcionando a oportunidade de integrar conscientização, direitos e bem-estar em um único acontecimento. Entre as participantes, destacava-se Gabriela Martins dos Santos, uma farmacêutica que se aventurou pela primeira vez em uma corrida. Para ela, a corrida representava uma significativa experiência em razão da sua própria jornada de superação, ao enfrentar o câncer de mama e por ter outros casos em sua família. "Essa corrida faz toda a diferença para mim, é um momento de grande importância, pois, durante o tratamento do câncer, ganhei peso. Querendo ou não, para mim, é uma forma de superar desafios", ressaltou.

Sandra Sueli Lopes Chaves, secretária do lar, já corria há cerca de cinco anos e se orgulha de ser uma corredora. Para ela, participar de uma maratona com o simbolismo e a campanha do Outubro Rosa é algo especial. A atleta de rua destaca a importância de participar de um evento com essa temática. "É sempre um incentivo a mais para as mulheres, que estão sempre fazendo exames de rotina. Inclusive para aquelas que não sintam nada, pois, ao descobrirmos precocemente, as chances de cura são maiores. Portanto, é um grande incentivo", diz.

Liriane Porto, economista, participou da corrida pela terceira vez e considerou o evento como um grande simbolismo, já que também enfrentou processos nos nódulos mamários. "A questão da prevenção é muito importante também. Muitas amigas enfrentam o processo de câncer. Por isso, torna-se importante para todas", afirmou.

A administradora Andréia Mara de Assis Oliveira, fez sua primeira participação na corrida. Para ela, percorrer esse trajeto foi importante, principalmente devido à temática e à proposta de ajudar as mulheres em tratamento e para aquelas que possam vir a passar por um. Andréia enfatizou: "Sabemos o quanto é difícil para a mulher se tratar. Ela pode até ser diagnosticada cedo, mas até receber os auxílios é um processo que pode demorar. Portanto, é fundamental, vale muito a pena".

No kit da corrida, todas as participantes receberam materiais da FPMB contendo orientações práticas para que as mulheres conhecessem seus direitos e buscassem o apoio necessário para receber o tratamento adequado.

Direitos das Mulheres 

Você sabia que mulheres com câncer de mama possuem os seguintes direitos: 

É direito de quem precisa?

Tratamento pelo SUS. A portaria 55/99 garante às pessoas com câncer o direito de fazer tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a reconstrução mamária é um direito específico das mulheres com câncer de mama.

Saque do FGTS e PIS/PASEP

Quem tiver diagnóstico de câncer de mama tem direito de sacar o Fundo de Garantia de Serviço (FGTS) e o Programa de Integração Social (PIS) ou Programa do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). 

Auxílio- Doença ou Aposentadoria 

Mulheres com câncer de mama podem ter direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, dependendo da gravidade da doença e do impacto na capacidade do trabalho.

Direitos Trabalhistas 

A legislação brasileira garante direitos trabalhistas específicos para mulheres com câncer de mama, como licença médica, estabilidade no emprego e possibilidade de redução da carga horária de trabalho.