Oportunidade

Por dentro do estágio na Rádio Cultura

Conversamos com os responsáveis pela parceria para entender como será o trabalho dos mackenzistas

11.08.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Por dentro do estágio na Rádio Cultura

O programa de estágio na Rádio Cultura, voltado para estudantes de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), é uma oportunidade de aprendizado prático, primeiros passos de carreira, além do fortalecimento de portfólio dos alunos. O projeto está com inscrições abertas e você pode conferir todas as informações no edital, acessando aqui.

Para entender como funcionará o estágio supervisionado, conversamos com o coordenador da Rádio e TV Mackenzie, e também coordenador do projeto, professor Vanderlei Dias, e com o diretor das Rádios da Fundação Padre Anchieta, Alexandre Tondella. 

O professor Vanderlei Dias ressalta a importância deste projeto para o currículo dos alunos. “A responsabilidade de estar trabalhando junto a uma emissora, a um nome de credibilidade no mercado e na sociedade, é um destaque. Isso será um diferencial do portfólio”, aponta.

O diretor da Rádio define a parceria como um encontro de duas instituições educacionais. “A Rádio é uma emissora educativa que se torna parceira do Mackenzie, uma Universidade de renome, para que, juntas, possam levar para mais pessoas informações relevantes e uma programação musical com o melhor da nossa música”. Para ele, será uma oportunidade única na vida dos estudantes.

“A experiência teórica e prática vai contribuir para a formação profissional desses jovens que estão ávidos pelo conhecimento e pela oportunidade de entenderem melhor o mercado de trabalho atual. Esses jovens estudantes terão portfólios e currículos mais robustos. A chance de conviverem, semanalmente, com profissionais de alta qualidade vai provocar conscientização e responsabilidade nos universitários”, afirma Tondella.

Os estudantes participarão da criação, produção e apresentação de um programa de rádio, em estágio supervisionado. O programa, que terá nome escolhido pelos alunos e pela equipe supervisora, será apresentado aos sábados e domingos, ao vivo, das 12h às 15h, na Rádio Cultura Brasil e pelos canais de streaming da Rádio e TV Mackenzie, e Cultura Play. O foco principal é a música brasileira de qualidade e suas fronteiras. Os pilares do projeto são a informação, a prestação de serviço, o entretenimento e a utilidade pública.

Tanto o professor mackenzista quanto o diretor da Rádio concordam que serão diversas habilidades desenvolvidas, desde o processo de criação de um projeto radiofônico até a veiculação do programa ao vivo. Nesse processo, os estudantes passarão por atividades de roteirização, locução, seleção musical, produção de convidados, elaboração de pautas e reportagens e, ainda, noções técnico-operacionais. 

“Produtores, jornalistas, técnicos e locutores estarão à disposição para tirar dúvidas a qualquer momento. Nos dias em que os programas irão ao ar, um profissional da Rádio estará ao lado dos universitários para orientá-los de perto”, declara Tondella.

Serão selecionados oito estudantes do curso de Jornalismo da UPM, de acordo com as disposições do edital, disponível aqui. “São alunos que já passaram pela disciplina de Rádio, já passaram inclusive, ou estão passando, pela disciplina de TV. Isso dá também um potencial a mais, porque já exerceu algumas dessas questões práticas”, afirma o docente do Mackenzie. 

Tondella chama a atenção para a importância do rádio na formação dos jornalistas, já que o meio de comunicação é considerado o melhor veículo para quem está começando na área. “O Rádio permite a criação de diversos formatos, desde vinhetas, passando por programetes, chamadas e programas de longa duração. Diferentemente da TV, o Rádio é mais afetivo, causando uma fidelidade inacreditável. A intenção dessa iniciativa é, a partir do afeto e da convergência, resgatar a importância do Rádio e da música brasileira na nossa sociedade”, aponta o diretor da Cultura.

Com uma oportunidade tão relevante, o professor Vanderlei Dias convoca os alunos a participarem do processo seletivo. “Façam a inscrição porque vale a pena. Eu faria se estivesse como aluno de Jornalismo. Não é sempre que essas oportunidades aparecem como prática. Você não pode sair da faculdade sem ter uma experiência com tanto conteúdo como essa”, finaliza.

As inscrições para o processo seletivo do estágio supervisionado na Rádio Cultura vão até a próxima segunda-feira, 14 de agosto. Não deixe participar! Confira o edital e envie seu requerimento disponível no Moodle para o e-mail ccl.estagio@mackenzie.br.