Cultura

Mackenzie celebra 164 anos da IPB em culto de ação de graças

Instituição lembra do aniversário que acontece em 12 de agosto

11.08.202318h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie celebra 164 anos da IPB em culto de ação de graças

Na noite de quinta-feira, 10 de agosto, a Chancelaria do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) realizou culto especial pelos 164 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) – mantenedora vitalícia do Mackenzie que faz aniversário em 12 de agosto. A celebração ocorreu no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, em Higienópolis, e foi transmitida para todas as unidades da instituição ao redor do Brasil pelo canal da TV Mackenzie no YouTube.

A saudação da noite foi realizada pelo reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie. O presidente do Conselho de Curadores do IPM, Antônio César de Araújo Freitas; o membro do Conselho Deliberativo (CD) do IPM, Ernesto de Jesus Herrera, que esteve representando o presidente do CD, Cid Pereira Caldas; o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; bem como Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), também conduziram parte da liturgia da noite. O reverendo Juarez Marcondes Filho, também membro do CD, foi o pregador da ocasião.

Para o presidente do Conselho de Curadores IPM, há muito a comemorar, pois “não se trata apenas de um longo período da presença da IPB no nosso país, mas o cumprimento, durante todo esse período, do que estava no coração dos missionários: consolidar o presbiterianismo no Brasil”, destacou Freitas.

De acordo com ele, é também motivo de glórias a Deus que hoje a igreja se encontre sediada em todos os estados da federação, em todas as capitais, e em cidades do interior do Brasil. “Hoje temos algo em torno de seis mil templos no Brasil. Se dividíssemos em número de dias, seria quase como inaugurar um novo templo a cada dez dias ao longo desses 164 anos”.

Freitas pontua, ainda, que o avanço da IPB não foi apenas na pregação do evangelho e na consistência da mensagem retilínea. “Avançamos na educação, teológica e secular, nas diversas escolas que são mantidas por nossas igrejas Brasil afora, como o exemplo do nosso Instituto Presbiteriano Mackenzie que, por meio de suas mantidas, tem permanecido em São Paulo e no Brasil todo como uma instituição de ensino infantil, fundamental e superior de referência”, completou ele. 

O presidente do IPM concorda que há muito a celebrar e agradecer, assinalando que a IPB tem se dedicado à gestão e condução do Mackenzie, enquanto a instituição tem procurado corresponder a esses valores nesses quase 153 anos de existência.

“Para nós é uma alegria muito grande receber os irmãos aqui, no auditório Ruy Barbosa, lugar de eventos, mas também um lugar de celebração ao nosso Deus. Graças à orientação da nossa mantenedora, temos propagado seus valores e princípios aos que têm contato conosco. Rendemos graças ao nosso Deus por esses 164 anos e que nós continuemos firmes no propósito por meio do nosso trabalho, com educação e cuidados de qualidade para as pessoas”, adicionou Moura.

Renato Piragibe, Superintendente de Suprimentos do IPM e presidente da Junta Patrimonial econômico e financeira da IPB, afirmou que o trabalho da junta é visando produzir um equilíbrio na área financeira, econômica e patrimonial da igreja. “Prezamos sempre pela estabilidade e segurança da IPB nas decisões financeiras e econômicas. Como mantenedora do Mackenzie, celebrar este aniversário ‘em casa’, em uma instituição tão importante, é como uma unção”, concluiu ele.

Além das já mencionadas, ainda estiveram presentes as autoridades da sociedade civil e do Mackenzie: Gilberto Nascimento Jr., secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, que esteve representando o Governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; bem como os diretores da Diretoria Executiva do IPM; pró-reitores da UPM; e outras lideranças mackenzistas.

A noite contou ainda com apresentação do coral e orquestra da Igreja Presbiteriana da Penha. Para acompanhar o culto completo, clique abaixo.