Mack Integridade promove palestras sobre Governança Energética

Evento contará com a participação de professores dos Estados Unidos, Paraíba e Rio de Janeiro  

09.08.202316h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mack Integridade promove palestras sobre Governança Energética

Nos meses de agosto e setembro de 2023, o Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Integridade (Mack Integridade), em conjunto com o Núcleo de Governança Energética e Políticas Públicas, do Núcleo de Pesquisa sobre Governança Energética e Políticas Públicas do Mack Integridade, realizará a série de palestras Diálogos de transição energética. O evento acontecerá das 14h30 às 16 horas, na sala de reunião do 6º andar do MackGraphe.  

O objetivo dos diálogos prevê o aprofundamento da temática em eixos como Resíduos Urbanos, Reindustrialização, Oportunidades Econômicas, Biogás, Biometano, Hidrogênio Verde, Licenciamento Ambiental, Bioenergia no Agro, e Descentralização Regulatória.   

O primeiro dos dez encontros ocorre no dia 18 de agosto, e terá como tema Energy Transition in the US: Policy, regulation and Steakholders. A palestra será proferida pelo professor de Economia da Universidade de Illinois, Estados Unidos, David Loomis. Além de economista, Loomis também é diretor executivo do Instituto de Estudos de Política Regulatória (IRPS), além de co-fundador e diretor do Centro de Energia Renovável da Universidade de Illinois, que atende à crescente demanda por educação, divulgação e pesquisa na área de energia renovável.  

Dentre os profissionais convidados para ministrar durante a série de palestras, estão diversos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), como Cácia Pimentel, Max Felipe, Melina Ferracini e Ricardo Rosário. Além deles, também participam especialistas externos, como: Suzana Borschiver, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Weber Amaral e Isabela Morbach, da USP; Tamar Roitman, da Associação Brasileira do Biogás (ABIOGAS); Rárisson Sampaio, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e a advogada e economista Maria João Rolim.  

Os interessados em participar devem realizar inscrição por meio do formulário on-line, clicando aqui. Vale destacar que as vagas são limitadas, e posteriormente serão entregues certificados de participação. Confira a programação a seguir:

18/08: Energy Transition in the US: Policy, Regulation & Stakeholders 
21/08: Aproveitamento Energético de Resíduos Urbanos  
25/08: Licenciamento Ambiental e Bioenergia no Agro  
28/08: Governança Energética e a Reindustrialização  
01/09: Transição Energética e Mercados de Carbono  
11/09: Biogás e Biometano na Nova Economia  
15/09: O Potencial Eólico do Nordeste no Transição Energética  
18/09: Oportunidades econômicas do CCUS na Transição Energética  
22/09: Políticas Públicas Impacto da inteligência Artificial no Transição Energética  
29/09: Hidrogênio Verde e a Descentralização Regulatória  

Serviço
Diálogos de Governança Energética  
Data:
18 de agosto a 29 de setembro  
Horário: 14h30 às 16 horas  
Local: Sala de reunião - 6º andar do Ed. MackGraphe – Campus Mackenzie Higienópolis