Universidade

Semana Jurídica termina com premiação e Júri Simulado

Evento fez parte das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Direito 

28.08.202316h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana Jurídica termina com premiação e Júri Simulado

A Faculdade de Direito (FDir), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou o encerramento da Semana Jurídica nesta sexta-feira, 25 de agosto, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. O evento contou com diversas premiações, entre elas, do 1º Hackaton do Direito. Ao final, foi realizado um júri simulado.
  
“Foi uma semana de muita produtividade, muita reflexão e muitos temas distintos. Preparamos tudo com muito empenho para oferecer o melhor aos nossos alunos”, disse a coordenadora do curso de Direito, Renata da Rocha, na abertura do evento. 

A Semana Jurídica contou com uma programação voltada para desenvolvimento de habilidades dos estudantes de Direito, por meio de palestras e debates, além de desafios e competições. Também foram apresentadas oportunidades na área, por meio da Feira de Estágios. A palestra de abertura tratou sobre o Holocausto, com o relato de dois sobreviventes.  

Hackaton  

Realizado em parceria com Núcleo de Educação Empreendedora (NEE), o Hackaton contou com uma série de desafios propostos para os estudantes participantes, que precisam colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Um deles, promovido pela empresa Edenred, teve como base a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

“Um conhecimento técnico do Direito, do regime da LGPD, e o desafio proposto era atender uma empresa, que cumpria a lei, mas queria implementar uma cultura de proteção de dados. Foram muitos elementos novos que estão na carreira do profissional do Direito e queremos produzir experiências como essa para os alunos”, disse o organizador do Hackton, professor Ricardo Barbosa.  

Além disso, o professor incentivou os estudantes a prosseguirem estudando o caminho voltado ao empreendedorismo, aplicado no Direito. “O trabalho do Hackton não termina nesse momento. Nós queremos continuar o movimento da educação empreendedora no Direito”, declarou.  

Aline Fuke Fachinetti, gerente de dados regional para América Latina da Edenred, uma das empresas parceiras do evento, evidenciou a importância da realização do desafio na formação dos estudantes. “Concluindo essa semana, pela dedicação dos alunos, eu fico convicta que, enquanto colaboradores do Direito, estamos formando uma rede colaborativa, uma rede forte e unida”, apontou.  

“Percebi que a FDir está atuando como pioneiro na área do Direito e os alunos estão prontos, não apenas para o Direito do futuro, mas também para o Direito de hoje, que é cada vez mais inclusivo, transversal e feito de pessoas para pessoas”, concluiu Fachinetti.

Os vencedores foram premiados no palco.

Premiações 

Também foram entregues prêmios aos vencedores da Competição de mediação e negociação; da Simulação de debates argumentativos estilo parlamento britânico; e da Simulação da corte interamericana de Direitos Humanos.