Universidade

Abertura do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora debate inovação na universidade

Evento aconteceu presencialmente e foi transmitido aos professores do campus Campinas

24.01.202317h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora debate inovação na universidade

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu seus docentes, após o período de recesso, na abertura do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora, no dia 23 de janeiro, segunda-feira, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. Realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), o evento marca o início do semestre letivo para os professores mackenzistas.

O tema da atual edição é Inovação no Ensino Superior e suas Práticas Exitosas, com três principais eixos - competências, digital e sociedade – aprofundados ao longo dos três dias de Fórum. O foco da abertura foi o vetor competências, com as palestras comandadas pelo professor Fernando Reimers, da Universidade de Harvard, e a professora Alessandra Romano, da Universidade de Siena.

A pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, recapitulou que os Fóruns têm sido espaços coletivos de discussão e construção de uma política educacional. “Inovação não é algo que podemos dizer ‘já somos inovativos, não precisamos nos preocupar’. Temos que nos preocupar porque o mundo está cheio de questões e nós vamos ajudar os alunos a enfrentá-las”, explicou a pró-reitora sobre o tema.

Brunstein também falou sobre o contexto do campo da educação estar em acelerada mudança, com novas necessidades do mercado e sociedade; uso intensivo da tecnologia e da inteligência artificial; e relativização do papel formativo da universidade. “A inovação é uma tarefa coletiva, embora ela dependa da ação de cada um dos professores dentro da sala de aula, mas a discussão precisa ser coletiva”, disse a pró-reitora ao falar sobre o caminho necessário enquanto universidade e instituição de educação.

Em sua fala, o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, afirmou que as professoras e professores mackenzistas são “a alma desta instituição” e refletiu sobre a virtude da humildade. “Ao lado da gratidão, a humildade estabelece um bom ponto de início para a pessoa se tornar alguém virtuoso e a virtude é algo bom para a alma de quem cultiva, mas é muito melhor para aqueles que lhe rodeiam”, pontuou.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que estava presente de maneira remota, disse que o Fórum de Aprendizagem Transformadora tem sido um trabalho consistente e fruto da colaboração de todos os docentes. “Que vocês tenham um ano muito feliz aqui na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que seja um ano de muita colheita”, desejou o reitor, que também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pelo ano de 2022.

Também estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Walter Ribeiro, representando o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.

O VI Fórum de Aprendizagem Transformadora continua até o dia 26 de janeiro, quinta-feira. Para acessar a programação completa e mais informações, clique aqui.