Atualidades

Guia do calouro: o que você precisa saber antes de começar a vida universitária

Confira sete dicas para você ser um mackenzista raiz

31.01.202312h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Guia do calouro: o que você precisa saber antes de começar a vida universitária

Depois da busca pelo nome na sonhada lista de aprovados, o início das aulas dos calouros do 1º semestre de 2023 está próximo! Selecionamos algumas dicas e oportunidades dentro do Mackenzie para te ajudar ness nova etapa. Seja bem-vindo mackenzista!

O famoso TIA 

O Terminal Informativo Acadêmico, também conhecido como TIA, é a sua identificação mackenzista. Essa sequência de números irá te acompanhar pelos próximos anos e facilitar seus acessos pela Universidade. Com o TIA, você consegue logar no Portal do aluno, retirar livros na biblioteca e conectar-se no wi-fi do Mackenzie, além de permitir a sua entrada pelo nosso campus, com a carteirinha física.

Não se esqueça das horas complementares 

Os alunos precisam, ao longo dos anos, cumprir uma determinada quantidade de horas complementares, divididas em acadêmicas, científicas e culturais. A quantidade varia de acordo com o seu curso e para validar as atividades extracurriculares, é necessário um comprovante. Aqui no Mackenzie há várias possibilidades, como oficinas, grupos de pesquisa e participação em palestras, mas atenção: não deixe para a última hora, sem elas não é possível se formar!

Iniciação científica 

Somos referência em pesquisa e, se você é curioso e tem interesse pela área, não deixei de fazer seu projeto de iniciação científica. Todo semestre um novo edital é aberto, sendo necessário o aluno estar matriculado em qualquer curso de Graduação da UPM, entre o primeiro e antepenúltimo semestre. O principal objetivo do programa é completar o ensino da sua graduação e todo processo é acompanhado por um professor orientador.

Empresas juniores 

Sabia que você pode colocar em prática o que aprender em sala de aula logo nos primeiros semestres da faculdade, e ainda vivenciar a rotina de uma empresa de verdade? As empresas juniores, formadas exclusivamente por alunos, te dão essa oportunidade nas áreas de comunicação, engenharia e consultoria, com o propósito de capacitar para o mercado de trabalho.

Que tal fazer um intercâmbio? 

Sim, os mackenzistas têm a oportunidade de estudar fora do país durante a graduação! O Mackenzie possui diferentes iniciativas internacionais, com parcerias com mais de 140 instituições estrangeiras e convênio de mobilidade acadêmica com países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Também é possível ter dupla titulação, na qual o aluno passa a estudar em universidades dos Estados Unidos, Austrália, França ou Portugal.

Joga y Joga 

Se você ama esporte, o Mackenzie é o lugar perfeito para você! A Seleção Mackenzie representa a Universidade em competições oficiais de diferentes modalidades esportivas, incluindo o E-sports. Para vestir a camisa do Mackenzie é preciso procurar a Atlética da sua unidade acadêmica ou a Coordenadoria de Gestão Desportiva Universitária (CGDU), pois o processo de vaga para os times depende se o esporte é coletivo ou individual.

Siga @mackenzie1870 

Para ficar por dentro de tudo que acontece no Mackenzie, siga as nossas páginas no InstagramTikTokTwitter e LinkedIn. Lá você encontra notícias, eventos, oportunidades pelo campus e um monte de conteúdos legais. Isso é @mackenzie1870!