Atualidades

Novos mackenzistas participam de gincana e visitação pelo campus Higienópolis

Atividades fizeram parte da Recepção aos Calouros da UPM

07.02.202312h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novos mackenzistas participam de gincana e visitação pelo campus Higienópolis

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, os calouros do 1º semestre de 2023 foram recepcionados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Os alunos participaram do Desafio do Calouro, no dia 02, e das atividades para conhecer o campus Higienópolis, no dia 03.

O Desafio do Calouro aconteceu no prédio 45, onde os novos mackenzistas foram direcionados para as salas de aula do primeiro e segundo andar. Cada sala era uma equipe, com calouros de diferentes cursos da UPM, que se organizaram para resolver o desafio de Português e, depois, o de Matemática. As salas 107 e 206 foram as vencedoras no período da manhã e foram premiadas.

A atividade de Português, elaborada pela professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL), Valéria Martins, consistia na descoberta de uma palavra, enquanto o desafio de Matemática, feito pelo professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI), Gabriel Henrique de Oliveira, era formar a palavra descoberta com o Tangram.

Após o término dos desafios, os alunos foram para o auditório Ruy Barbosa e acompanharam a apresentação de teatro da Cia Nissi, promovida pela Chancelaria do Mackenzie. Depois, assistiram à palestra sobre o programa Pró-Calouro, que possui três cursos gratuitos e exclusivos para estudantes do 1º semestre: Comunicação e Língua Portuguesa; Matemática; e Saúde Física e Mental.

De acordo com coordenadora do CDD, Paola Biselli, a recepção foi pensada como uma experiência inclusiva e acolhedora na qual, ao mesmo tempo, os calouros pudessem trabalhar as competências socioemocionais. 

“Os alunos foram desafiados a trabalhar em equipe, liderar, se comunicar, desenvolver o raciocínio. Cada um deles escolheu um curso e irá desenvolver as competências técnicas desse curso, mas a todo momento eles terão oportunidades de desenvolver competências socioemocionais”, disse Biselli.

Conhecendo o campus 

Na sexta-feira, 03 de fevereiro, os alunos se reuniram no auditório Ruy Barbosa, conheceram o MackSTRL, programa de desenvolvimento e acompanhamento de competências socioemocionais para todos os alunos mackenzistas.

Ao saírem do auditório, os calouros receberam um guia, destacando as dez atividades espalhadas pelo campus. O objetivo era conhecer a estrutura do Mackenzie e, consequentemente, as oportunidades da Universidade, representadas em cada uma das atividades.

O verso do guia tinha uma cartela com espaços que deveriam ser completados com cinco carimbos das atividades. Com todos os carimbos conquistados, o calouro tinha a oportunidade de girar a roleta e ganhar um brinde. As atividades eram relacionadas a: Capelania; Coral e Teatro; Biblioteca e Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM); Esportes; Empreendedorismo e Incubadora; Pesquisa; Carreira; PROATO; e Internacionalização.

O saldo da Recepção aos Calouros 2023.1 foi extramamente positivo, com a participação de mais de 2 mil novos mackenzistas, 400 voluntários/colaboradores nas atividades e mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados.