Atualidades

Conheça o Laboratório de Matemática da Universidade Mackenzie

Cursos práticos são oferecidos para alunos mackenzistas, professores e estudantes da rede pública de ensino

14.03.202312h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça o Laboratório de Matemática da Universidade Mackenzie

Frações, Geometria, Potência, Raiz Quadrada, Equações. O caminho de aprendizagem da Matemática nem sempre é simples, às vezes, ele tem algumas barreiras. Mas se já é difícil para o aluno que está tentando assimilar tantas informações, para o professor também é um desafio fazer com que aquela infinidade de fórmulas e números faça algum sentido na cabeça dos estudantes.

Atenta a isso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Faculdade de Computação e Informática (FCI), criou o Laboratório de Matemática, ambiente pensado para facilitar o aprendizado dos conteúdos, tornando a linguagem matemática mais acessível e estimulando os raciocínios crítico e lógico.

As oficinas apresentadas no Laboratório são oferecidas aos alunos mackenzistas, em todos os níveis de ensino. Existem também projetos como o “Revendo e Aprendendo”, com os programas Pré-Cálculo e BMAT, em que os alunos ingressantes são matriculados automaticamente para aulas de reforço. Desde 2019, com o sucesso da iniciativa, houve uma ampliação do espaço, que passou a atender à comunidade externa - estudantes de outras instituições -, e a realizar workshops de capacitação para professores das redes pública e privada de ensino.

No semestre que se iniciou, a coordenadora do projeto, professora Vera Lúcia Antônio Azevedo espera ampliar o atendimento aos docentes e continuará apostando no treinamento deles. “Uma das coisas mais importantes para que esse processo possa engrenar é fazermos capacitações para os professores dos Ensinos Fundamental II e Médio”, pontua a docente.

Por meio das atividades desenvolvidas no Laboratório, a coordenadora espera construir uma ponte entre alunos, professores e os conteúdos, com o intuito de desmistificar o ensino da disciplina e ajudar a quebrar todos os paradigmas que a envolvem, já que, segundo ela, “tudo é matemática”.

Com passagens por escolas públicas e privadas, a especialista pontua que é possível unir o melhor dos dois mundos para avançar com um ensino de qualidade. “Eu valorizo a escola pública e a particular. Acho que os sistemas municipal e estadual de ensino precisam se desenvolver ainda mais. Para isso, temos que investir na criatividade, na qualificação, em planos de ensino que sejam simples, mas eficazes”, acrescenta a coordenadora.

Como funcionam as atividades?

O projeto consiste no desenvolvimento de jogos por discentes da graduação em Matemática da UPM. Cada proposta acompanha o material e a cartilha. No conteúdo, há uma explicação sobre o tema que será estudado, o material que foi utilizado e quais são os objetivos pedagógicos a serem desenvolvidos. 

Jogos eletrônicos e dominós, uma balança que ajuda na resolução de equações e até um aplicativo para celular, tudo isso é oferecido aos alunos e professores, que podem praticar e rever conteúdos, reforçando ideias e reconstruindo o conhecimento a partir de uma percepção de envolvimento e prática com questões cotidianas da matemática.

Para participar das atividades do Laboratório de Matemática ou marcar workshops para grupos de professores, basta fazer o agendamento.

Serviço
Oficinas do Laboratório de Matemática
Mais informações:
(11) 2114-8819
E-mail: fci.labmat@mackenzie.br