Economia

Mackenzie inaugura laboratório voltado para análise do mercado financeiro

Finance Lab Mackenzie & BLK conta com tecnologia de ponta para pesquisas de ponta na área de finanças

02.03.202318h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie inaugura laboratório voltado para análise do mercado financeiro

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), inaugurou nesta quarta-feira, 1º de março, o Finance Lab Mackenzie & BLK, um laboratório de alta tecnologia voltado para pesquisas financeiras e análises do mercado financeiro. O local fica no térreo do prédio João Calvino, no campus Higienópolis da UPM.

O laboratório foi montado a partir da parceria com a empresa BLK, que fornecerá toda tecnologia e suporte presentes na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Além dos dados de alta frequência e de informações em tempo real sobre o mercado de capitais, o laboratório possuirá também terminais da Bloomberg e plataformas de dados econômico-financeiros da Economática e Capital IQ.

O objetivo do Finance Lab Mackenzie & BLK é fornecer um espaço de alta tecnologia e infraestrutura moderna para a realização de pesquisas de ponta na área de finanças, além de cursos, treinamento e capacitação à comunidade mackenzista, aos profissionais e empresas que atuam nos mercados financeiros e de capitais.

Estiveram presentes no evento o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o CEO da BLK, Thiago Redigolo Bazilio; o diretor de Relações Institucionais, Walter Eustáquio Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Planejamento e Administração,  Luiz Carlos Lemos Júnior; e o diretor do CCSA, Cláudio Parisi. 

Confira as mensagens das autoridades presentes:  

“É uma parceria com uma instituição de 152 anos e estamos renovados nesse nível, de proporcionar um laboratório para formar profissionais e executivos de ponta para esse mercado” 
Milton Flávio Moura, presidente do IPM  

“Existe diferença entre conhecimento e sabedoria. O conhecimento só é pleno quando iluminado pela sabedoria do criador, senão for assim, o conhecimento torna-se um fim em si mesmo, servindo apenas ao ego humano. Não pode faltar finalidade social para a riqueza que é produzida a partir do desenvolvimento de conhecimentos” 
Reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie  

“Ações como essa de proximidade com empresas, governos e sociedade são feitas com frequência pela universidade. Aprendemos com as empresas e elas nos trazem desafios. Eventos assim beneficiam nossos alunos, que têm contato com o mercado e terão um ensino aprofundando, eficaz e diferenciado, com o apoio e tutoria de profissionais capacitados” 
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM  

"A tecnologia é o método que aproxima novos mercados e torna possível o desenvolvimento de novos produtos. Por isso, o mercado de capitais é essencial para o crescimento do país. Fazer uma pesquisa que ajude não só em pesquisa, mas também em tecnologia, para qualificar ainda mais o mercado de trabalho” 
Cláudio Parisi, diretor do CCSA 

“Estamos muito felizes com a possibilidade de trazer a nossa contribuição social, pois a democratização do mercado passa por uma aceleração tecnológica. E não é possível ter isso sem a educação. O que liga a aceleração e a inovação é a educação e é ela que vai nos permitir ampliar os horizontes sociais do mundo financeiro” 
Thiago Redigolo Bazilio, CEO da BLK