Atualidades

Inscrições abertas para 6ª edição do Incluir Direito

Projeto é uma parceria entre Mackenzie e o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

10.03.202311h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Inscrições abertas para 6ª edição do Incluir Direito

O Projeto Incluir Direito, que está com as inscrições abertas até o dia 19 de março, tem como objetivo é oferecer capacitação profissional e preparação para estudantes negros em processos seletivos de estágio nos escritórios de advocacia vinculados ao CESA. Nas edições anteriores, 73 alunos foram beneficiados com o projeto socioeducacional. No projeto, os estudantes participam de cursos de capacitação profissional; de aprimoramento na interpretação e produção de textos; aprimoramento técnico sobre Direito e questões raciais e curso de inglês no Mackenzie Language Center (MLC)

A 6ª edição do projeto, realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) em parceria com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), tem todas as informações disponíveis no edital.

“O Incluir Direito surgiu de uma observação de que, nos grandes escritórios de advocacia não existiam estudantes negros atuando em estágios. Para ajudar a promover a inclusão desses estudantes e contribuir para uma maior inclusão social, a universidade pensou nesse projeto”, explica o professor Lindberg Clemente de Morais, coordenador de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Podem se candidatar estudantes autodeclarados negros – na condição de bolsistas, prounistas ou que apresentem vulnerabilidade socioeconômica - regularmente matriculados entre o 3º e 5º semestres no 1º semestre letivo de 2023 do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campi Higienópolis, Alphaville e Campinas. 

As entrevistas serão feitas entre os dias 13 e 20 de março, e o resultado será divulgado no dia 21 de março, pelo e-mail dos participantes. Durante a mesma semana, a Faculdade de Direito (FDir) realizará a Aula Inaugural do curso, no dia 24 de março, sexta-feira.

"Faz parte do DNA do Mackenzie promover a inclusão social, isso está desde a nossa origem: somos uma instituição inclusiva e que oferece a todos os estudantes as oportunidades para que eles se desenvolvam plenamente", conclui o coordenador de extensão da UPM.

Iniciativa premiada 

Em 2021, o Incluir Mackenzie foi premiado na 10ª edição do Prêmio Benedicto Galvão, promovido pela OAB SP; e na 18ª edição do Prêmio Innovare, na categoria Advocacia. Já em 2018, o projeto recebeu o prêmio Latin Lawyer Diversity Initiative of The Year.

Serviço 
Projeto Incluir Direito 
Período de inscrição: 
até 19 de março 
Inscrições: clique aqui 
Edital: clique aqui
Data Aula Inaugural: 24 de março, sexta-feira