Atualidades

FDir comemora 70 anos com palestra sobre o julgamento de Nuremberg no TJ-SP

Professor Flávio de Leão abordará o julgamento contra os crimes do nazismo

13.03.202317h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FDir comemora 70 anos com palestra sobre o julgamento de Nuremberg no TJ-SP

Como parte das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), será realizada a palestra “A Importância de Nuremberg para a Justiça Internacional”, no dia 20 de março, no Tribunal de Justiça de São Paulo, das 9h30 às 12h30. O evento é aberto ao público, mediante a disponibilidade de lugares no dia.

A UPM foi convidada pelo Tribunal para a palestra com o professor do curso de Direito, Flávio de Leão Bastos, que já desenvolveu projetos acadêmicos em Nuremberg.

O evento acontece em meio à exposição “1 julgamento, 4 línguas: Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg”, que teve início no dia 9 de março e remete ao chamado julgamento Nuremberg, ocorrido a partir de 1946 até o ano de 1949, na Alemanha. O Tribunal julgou os principais nomes condenados pelo crime de nazismo no Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

O professor explica que o objetivo da palestra é divulgar a importância do julgamento ocorrido no município alemão. “Em Nuremberg nasceu o direito penal internacional, que resulta hoje na sua evolução máxima um Tribunal penal internacional, que julga crimes de guerra, de genocídio e agressão contra a humanidade”, explica.

O Tribunal diz respeito ao sistema de tradução simultânea pioneiro no Direito, que de acordo com o professor Flávio, foi utilizado por meio do gerenciamento IBM, responsável por traduzir os testemunhos, bem como as falas dos advogados e promotores, para o inglês, francês e russo. “Este foi um sistema inovador e até hoje vemos as pessoas do meio utilizando o sistema de tradução simultânea”, afirma.

Serviço
Palestra “A Importância de Nuremberg Para a Justiça Internacional”, com o professor Flávio de Leão
Data:
20 de março, segunda-feira
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo