Direito Mackenzie participa do XIV Seminário Internacional em Buenos Aires

Evento discutiu a Responsabilidade do Estado Brasileiro no mantimento de Heranças Difíceis 

04.10.202313h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Direito Mackenzie participa do XIV Seminário Internacional em Buenos Aires

No último sábado, 30 de setembro, alunos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) apresentaram seus trabalhos de pesquisa no Seminario Internacional Políticas de La Memoria, evento que discute políticas de memória anualmente no Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, também conhecido como Espacio para la Memoria y la Promoción de los Derechos Humanos, em Buenos Aires. 

A mesa que recebeu os trabalhos brasileiros teve como tema central A Responsabilidade do Estado Brasileiro no mantimento de Heranças Difíceis, com a apresentação da pesquisa Descaso com o Passado Brasileiro e com o Meio Ambiente Cultural, pelo discente mackenzista Luiz Eduardo Filizzola.  

A coordenadora do Innocence Project Brasil e egressa do Mackenzie, Ligia Cerqueira, também expôs sua pesquisa intitulada A Necessária Responsabilidade do Brasil na Preservação da Memória

Ainda durante o Seminário foi divulgado o trabalho Reformatório Krenak: O Espírito do Lugar e a Memória Indígena, desenvolvido pelo coordenador da mesa, professor Flávio Bastos, juntamente com a egressa mackenzista Ligia Cerqueira.  

Foi também apresentado o trabalho Quilombo do Futuro: Vai-Vai Como Quilombo Cultural e Sua Importância Para a Preservação da História Negra no Bairro do Bixiga, elaborado pela mestranda da PUC/SP, Thainá Loise Grangeiro. 

Além dos citados anteriormente, estiveram presentes nos debates sobre os trabalhos apresentados os discentes da FDir, Angela Portilho, Beatriz Sant’Ana Andrade dos Santos e Jéssica Helena. 

O Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti 
O Centro está localizado atualmente no espaço da antiga Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA), um dos principais campos de concentração do regime ditatorial militar argentino, entre 1976 e 1982, declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade no dia 19 de setembro de 2023.