A imagem apresenta árbitros conversando.
Atualidades

FDir participa de competição internacional de arbitragem esportiva

Universidade esteve presente em três painéis 

10.06.202211h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FDir participa de competição internacional de arbitragem esportiva

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participou do primeiro Sports Arbitration Moot 2022 (SAM) - moot de arbitragem esportiva internacional -, que ocorreu entre os meses de março a maio. A organização do evento ficou por conta da  Université de Neuchâtel, a Swiss Arbitration Academy e a FIFA, voltada para os temas de arbitragem e direito desportivo. A UPM participou de três painéis, sendo dois contra universidades inglesas, Edge Hill University e University of Exeter, e o outro contra a universidade organizadora da competição.

O projeto de extensão foi uma experiência única para os alunos que participaram e tiveram contato com mais de 54 equipes de diversas universidades ao redor do mundo. Ao final, a grande vencedora foi a Universidade de Estocolmo, na Suécia. A equipe mackenzista foi composta por membros do Grupo de Estudos de Direito Desportivo Empresarial da FDir (Gedde Mack) e do Grupo de Estudos em Arbitragem do Mackenzie (GeaMack); pelos alunos Amanda Gandelman Neves e Pedro Rocha de Lemos Rocco Machado como oradores, Gabriel de Macedo Duarte como pesquisador; e pelo advogado desportivo e professor parceiro do Gedde, Thiago Nicacio Lima, como coach.

A equipe ainda contou com o apoio acadêmico dos professores Pedro Alves Lavacchini Ramunno e Daniel Tavela Luís, respectivos líderes do Gedde Mack e do GeaMack. “O objetivo da participação nesta primeira edição foi o início do projeto de consolidação do Mackenzie como referência de pesquisa e inovação no direito desportivo nacional e internacional e, por consequência, arbitragem esportiva internacional. O foco na experiência de pesquisa acadêmica na preparação dos speeches e prática na atuação nos painéis perante árbitros reais foi de grande valia para os participantes do projeto”, diz o professor Pedro Ramunno. 

A competição ocorreu de forma on-line, porém a final aconteceu de forma presencial em Zurique, no final de abril. Para a aluna e oradora Amanda, essa foi uma experiência única. “Tive a oportunidade de aprender muito com as pesquisas feitas para preparação, entender como a Corte de Arbitragem do Esporte funciona e como a FIFA lida com as infrações. Ser oradora me fez saber lidar melhor com o nervosismo. Além de todo o aprendizado acadêmico, o networking que a competição proporciona é incrível, poder conhecer pessoas de outras faculdades ao redor do mundo e árbitros renomados na área foi excepcional”, relembra Amanda. 

Além dela, quem voltou da competição com muita empolgação foi o também orador, Pedro Machado. “Já participei de outras competições como esta, no entanto, juntar a arbitragem, área que trabalho, com o esporte que é minha paixão, foi extremamente enriquecedor. A experiência foi ótima e certamente ajudará a estreitar o relacionamento com entidades internacionais proporcionando intercâmbio acadêmico”, relata. 

De acordo com o professor Ramunno, a competição foi uma oportunidade única para a vida acadêmica e profissional dos estudantes, que demandou uma alta carga de estudo e pesquisa dentro do direito desportivo nacional e internacional, impactando na formação como um todo, uma vez que, no âmbito acadêmico, os mackenzistas foram forçados a construir o pensamento crítico para resolver o case, por meio de pesquisa de casos, legislação e doutrina internacional, desenvolvendo a escrita, oratória e senso de equipe. Enquanto no âmbito profissional, os alunos estabeleceram networking com renomados profissionais da área. 

“Com as habilidades adquiridas, os futuros juristas tendem a se tornar profissionais mais analíticos, líderes e comprometidos com resultados. A participação da equipe mackenzista na competição foi um sucesso tendo em vista os objetivos iniciais propostos, como fortalecimento do Gedde Mack, contato direto com novas universidades e consequentes oportunidades de pesquisa”, finaliza o professor organizador.