Nossos Talentos

Alunos de direito da UPM são semifinalistas em competição

Mackenzie foi a única universidade privada nessa fase da disputa

15.02.202418h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos de direito da UPM são semifinalistas em competição

A equipe de alunos de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) chegou às semifinais do CoDiTech Moot, a maior competição de arbitragem nos temas de Direito e Tecnologia. Além disso, dois oradores da equipe receberem menção honrosa, Vinicios Costa e Clara Couceiro, classificados entre os top 20 oradores. O evento aconteceu durante os dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2024. 

A equipe mackenzista foi formada pela coordenação da Liga Acadêmica Estudantil Legal Hackers Mackenzie (LHM). Os alunos enfrentaram um desafio muito complicado, que envolvia inteligência artificial; proteção de dados; contratos coligados; e propriedade intelectual.

O caso tinha mais de 90 páginas, composto por relações jurídicas dos negócios jurídicos de 3 empresas fictícias com produtos de inteligência artificial. O grupo se organizou em duas partes: sendo dois oradores e dois pesquisadores para cada parte (grupo de 8 participantes). 

Para a Profa. Lara Rocha Garcia, mentora da equipe, os alunos precisaram desenvolver soft skills de trabalho em equipe, oratória, segurança para falar em público e sustentar seus pontos de vista.  “A equipe estava extremamente motivada pelos desafios que precisavam superar, evoluíram muito nos temas de inteligência artificial e proteção de dados. Uma grande evolução foi a segurança de sustentação oral. Foi uma alegria vê-los se reunirem 4 vezes por semana (ou mais)”, apontou. 

Maria Fernanda, de 22 anos, estudante de direito na UPM e presidente do Legal Hackers Mackenzie, salientou o esforço que tiveram para enfrentar este desafio. “Ao longo dos nossos treinos, das noites viradas estudando e da evolução que percebemos dia após dia, estávamos sempre cuidando uns dos outros, nos ouvindo e nos colocando para cima. Então acredito que nossa principal estratégia foi a parceria incondicional”.

Para Vinicios Costa, de 24 anos, estudante de direito na UPM e presidente do Legal Hackers Mackenzie, o conhecimento que se ganha ao participar de uma competição, vai muito além de ser campeão. “É uma experiência que em palavras não dá para descrever, a emoção, pressão e o desafio nos tira de uma zona de conforto nos elevando a um patamar de aprendizado que não se imagina. A competição não se resume apenas à vitória”. 

“A nossa principal estratégia foi focar em nossa equipe, ou seja, não nos comparar com os outros competidores. Isso porque nosso time decidiu entrar na competição 1 mês antes de seu início, o que nos deu pouco tempo de preparação. Nosso esforço se refletiu tendo em vista que fomos semifinalistas, eliminando adversários difíceis”, pontuou Vinicios Costa. 

“A CoDiTech foi a oportunidade encontrada para começarmos algo novo, assim como os alunos que chegam a cada novo edital do LHM. Até então, nossa liga acadêmica não era um grupo de competição, e a maioria da equipe sequer tinha participado de uma antes”, ressaltou Maria Fernanda.

Mas, não para por aí: a primeira participação dos Legal Hackers em competições abriu espaço e vontade para continuar nesta jornada, afinal competições como essa proporcionam momentos de aprendizado, aliados com a prática. “A equipe continuará desenvolvendo projetos relacionados a temática dentro da Liga Acadêmica Legal Hackers Mackenzie, seus membros estão se preparando para outras competições futuras, ou ainda, preparar outros alunos para tais competições, dividindo seus aprendizados e multiplicando esta competência na universidade”, destacou a Profa. Lara Garcia.