Cultura

Mulheres do Mackenzie: educadoras e líderes transformadoras

CHCM traz pesquisadoras para debate com foco no papel feminino na Educação

08.03.202418h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mulheres do Mackenzie: educadoras e líderes transformadoras

No palco do auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), o conhecimento se entrelaçou com a história na noite de ontem, 07 de março, em uma edição especial do "Pesquisa em Debate". Sob o tema Mulheres que fizeram história no Mackenzie: da Escola Americana à universidade, um painel que contou com debatedoras que trouxeram à luz o legado das mulheres que moldaram não apenas uma instituição, mas também a educação em São Paulo e no Brasil.

A abertura do evento ficou por conta de Luciene Aranha, curadora do CHCM, que deu o pontapé inicial para uma noite de reflexões profundas e homenagens merecidas.

"Essas mulheres começaram com um propósito de evangelização e também de educar, formar cidadãos da nova República no novo momento na história do Brasil daquela época", destacou Marili Vieira, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) a respeito de figuras como Mary Annesley Chamberlain, fundadora do Mackenzie, Phebe Thomas, Mary Dascomb, Elmira Kuhl e Marcia Browne. Sua fala ressoou como um chamado à ação, ecoando especialmente neste Dia Internacional da Mulher, instando-nos a reconhecer e revitalizar o impacto das mulheres na formação educacional de São Paulo e do Brasil.

A professora Rosana Schwartz, coordenadora do PPGEAHC, traçou um vívido retrato do ensino mackenzista ao longo dos anos, compartilhando sua história pessoal como aluna, desde a pré-escola até a universidade, e a concretude de sua carreira como professora do Ensino Básico e Superior.

Além disso, Rosana lembrou das mulheres que moldaram o Mackenzie e a cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX. "São mulheres que não apareceram por muito tempo, por relações de poder na história formal, mas que aparecem agora na historiografia mais recente", assinalou. Seu discurso foi um convite à redescoberta da história através de uma lente feminina, destacando não apenas as figuras conhecidas, mas também aquelas cujas contribuições foram muitas vezes negligenciadas.

A professora Maria Lúcia Vasconcelos, do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, trouxe sua jornada pessoal e profissional, lembrando da importância de persistir e se adaptar às transformações. "Não podemos nos acomodar. Gente ‘igual’ tem de monte, temos de nos esforçar para poder nos sobressair em nossa atuação", enfatizou ela. Sua trajetória, desde a educação básica até a universidade, passando por cargos de liderança como reitoria da UPM e até mesmo trabalhando como secretária da Educação do Estado de São Paulo, ressaltou a vitalidade e a transformação que a educação pode proporcionar.

“É maravilhoso ser professora e estar conectada com vocês, alunos, o tempo todo. Os estudantes nos movimentam e não nos deixam ‘envelhecer quietos em nosso canto’”, disse Maria Lúcia em tom de brincadeira sobre o convívio com os discentes.

Ao longo do debate, Marcel Mendes, líder de pesquisa no CHCM, e Eduardo Abrunhosa, coordenador do CHCM, trouxeram à tona histórias e memórias que apontaram para a rica tapeçaria da trajetória do Mackenzie. Além de aprofundar o diálogo, também destacaram a importância do acervo histórico como uma ferramenta vital na preservação e celebração do legado das mulheres, pontuando a relevância do incentivo à pesquisa das micro-histórias.

As três professoras pesquisadoras receberam certificados e mimos pela participação das mãos do chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro e do professor Marcel e, durante a entrega, em meio a aplausos, ficou claro que a noite não foi apenas sobre lembrar o passado, mas também sobre inspirar o futuro.

Nas palavras da professora Maria Lúcia Vasconcelos, dirigindo-se a uma plateia que continha estudantes de Pedagogia e pesquisadores da Educação: "Que vocês tenham o prazer de formar, transformar e influenciar positivamente outras pessoas em sua geração".

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas as conquistas do passado, mas também olhamos para frente, almejando a formação de uma sociedade mais consciente e reconhecendo o papel que diversas mulheres desempenharam, e desempenham, moldando, educando e liderando para uma sociedade melhor.

Acompanhe o evento completo no vídeo abaixo: