Atualidades

Dia do profissional de Sistemas da Informação: excelência técnica e atualização constante

Antigos mackenzistas da área compartilham suas experiências e dão dicas de sucesso profissional

13.03.202409h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia do profissional de Sistemas da Informação: excelência técnica e atualização constante

No próximo dia 14 de março, comemoramos o Dia do Profissional de Sistemas da Informação, uma data que celebra o trabalho e a dedicação daqueles que atuam na área da tecnologia da informação. Em homenagem a essa ocasião, entrevistamos dois antigos alunos do curso de Sistemas da Informação (SI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Gabrielle Serra Mazon e Danilo Soares Frois Cardoso compartilharam conosco suas trajetórias profissionais e como a formação na instituição influenciou suas vidas.

Atualização constante

Danilo, mackenzista formado em SI, destaca a importância da instituição em sua jornada profissional. "Fazer Sistemas de Informação foi decisivo para o sucesso da minha carreira", afirma. Danilo relembra que sua entrada no Mackenzie foi possibilitada por uma bolsa de estudos, abrindo portas para oportunidades em empresas renomadas como Bradesco, Vale e Santander, além de uma experiência internacional no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

Ele enfatiza como a excelência no conteúdo e disseminação do conhecimento na UPM o ajudou a superar desafios iniciais na carreira. "Nas primeiras oportunidades em tecnologia, eu ainda não tinha a expertise necessária, mas o Mackenzie me permitiu alcançar e exceder as expectativas", comenta.

Quando questionado sobre conselhos para os futuros profissionais de SI, Danilo lembra da importância de investir na área de interesse, buscar referências em outros profissionais e dedicar-se ao aprendizado contínuo. Ele compartilha sua estratégia de se manter atualizado, seguindo a Regra dos 20 Minutos (que diz que se deve separar 20min de cada dia de trabalho para estudar sobre algo novo no setor) e utilizando recursos como sites especializados e o LinkedIn. “Seguindo as pessoas certas, é possível aprender muita coisa no dia a dia”, completa ele.

Além das habilidades técnicas, Danilo ressalta a importância do desenvolvimento de soft skills, como escuta ativa e trabalho em equipe, para o sucesso na carreira de tecnologista. Ele destaca sua participação em projetos desafiadores, como a entrega da 2ª fase do Open Finance do Santander no Brasil, como marcos significativos em sua carreira.

“Nunca podemos esquecer que a tecnologia é um meio para que negócios sejam tirados do papel, a fim de melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

Comunicação clara

Já Gabrielle, também formada em SI pelo Mackenzie, destaca a base sólida de conhecimento técnico e prático adquirida na universidade como fundamental para sua entrada no mercado de trabalho. "A formação no Mackenzie equipou-me com as habilidades e mentalidade necessárias para atuar na área de tecnologia", afirma.

Ela compartilha sua experiência ao enfrentar desafios iniciais na carreira, mencionando a adaptação ao ambiente profissional e a aplicação prática do conhecimento teórico. Gabrielle destaca que a base técnica sólida e os projetos práticos durante o curso a prepararam para resolver problemas reais no ambiente de trabalho. “No início da carreira, como entrei no estágio no segundo semestre da faculdade, enfrentei desafios de adaptação ao ambiente profissional, mas superei esses obstáculos tranquilamente”, diz.

Para os estudantes que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, Gabrielle oferece conselhos valiosos, “mantenha-se atualizado com as tendências tecnológicas, desenvolva habilidades interpessoais e busque experiência prática desde cedo”. Ela pontua sua estratégia de se manter relevante na área, através de certificações, participação em eventos e experimentação de novas tecnologias.

Além das habilidades técnicas, Gabrielle ressalta a importância da comunicação clara, pensamento crítico e trabalho em equipe para o sucesso em Sistemas da Informação. A profissional realça conquistas significativas em sua carreira, como o intercâmbio no Vale do Silício, a efetivação na IBM e o recente prêmio recebido de alto desempenho no Itaú.

“Construa uma rede profissional sólida, seja flexível e adaptável diante das mudanças do mercado. Equilibrar vida pessoal e profissional também é essencial para manter o bem-estar. Tais medidas ajudarão você na transição para uma carreira gratificante na área de tecnologia da informação”, finaliza ela.