Atualidades

Cuidado: combinações de alimentos que podem não fazer bem

Alguns alimentos quando ingeridos podem provocar a perda de nutrientes 

30.01.202310h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cuidado: combinações de alimentos que podem não fazer bem

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que determinadas combinações de alimentos não fazem bem para a saúde: comer leite com manga seria um grave risco, misturar laticínios com frutas cítricas pode trazer problemas e vários outros casos. No meio do verão, em que as altas temperaturas nos levam a buscar opções mais saudáveis e leves de pratos, conversamos com dois professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sobre quais combinações de comidas podem ser feitas e quais devem ser evitadas. 

A mistura de alimentos que deve ser evitada, no geral, se relaciona mais com a absorção de nutrientes, pois alguns alimentos quando combinados podem diminuir a absorção de nutrientes presentes em outros. “Quando um alimento impede a absorção de um nutriente, pode ocorrer uma deficiência nutricional, como a anemia ferropriva, que é a anemia por deficiência de ferro. Ou a falta de absorção de cálcio, pode ocorrer problemas na massa óssea”, explica a professora do curso Tecnólogo de Gastronomia da UPM, Márcia Nacif.  

A professora cita uma série de alimentos que devem ser evitados, justamente para impedir que os benefícios nutritivos de um atrapalhem os benefícios do outro. 

Leite e Queijo, que são ricos em cálcio, diminuem a absorção do ferro de origem vegetal (presente nos feijões, lentilha, abóbora, beterraba, brócolis e outros vegetais verde-escuros); 

- O consumo elevado de alimentos ricos em fitatos (compostos de ocorrência natural formados durante o processo de maturação de sementes e grãos de cereais) diminuem a absorção do zinco; 

- O ácido oxálico, presente em alguns vegetais (beterraba, espinafre, semente de tomate, aspargo) e também no cacau, chocolate, gérmen de trigo, nozes e feijões, forma complexos com o cálcio dietético, o que dificulta a absorção do mineral, podendo causar prejuízos a massa óssea. “Assim, consumir leite com achocolatado ou chocolate não é uma boa escolha em termos de absorção de cálcio”, explica a docente.  

- O consumo de chás logo após as refeições deve ser evitado, pois os chás têm propriedades que impedem a absorção de certos nutrientes, especialmente minerais como zinco e ferro.  

Os mitos das misturas 

A ideia de que alguns alimentos quando ingeridos em conjunto com outros pode provocar problemas alimentares e até mesmo matar, trata-se de uma lenda popular, conforme explica o docente de Gastronomia da UPM, Maurício Marques Lopes Filho. “Com o tempo, pesquisamos e descobrimos que alguns desses mitos surgiram para evitar o consumo sem higiene e manipulação errada”, afirma.  

Por exemplo, a mistura de manga com leite, que poderia matar quem ingerisse, é um mito cujas origens remontam o Brasil Colônia. “Como naquele tempo o leite era um produto caro e raro, voltado para a elite, e a manga uma fruta bem abundante, os senhores de engenho espalharam que juntar os dois era perigoso. Tudo isso para desestimular o consumo pelos escravos”, indica a professora Márcia Nacif.  

A docente explica que, ao contrário da lenda, a mistura é muito benéfica. “É uma bebida muito saborosa e altamente nutritiva. A manga é rica em betacaroteno, contém fósforo, potássio, vitamina C e fibras. O leite é fonte de proteína de alto valor biológico, cálcio - não havendo outro item que forneça a mesma quantidade -, fósforo, magnésio e vitaminas A, D e riboflavina”, conclui.