Eventos

Aula inaugural de Gastronomia recebe Chef do restaurante Mocotó

Evento deu início às comemorações dos 10 anos do curso no Mackenzie 

12.09.202210h22 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula inaugural de Gastronomia recebe Chef do restaurante Mocotó

Convidados pelo curso de Gastronomia participaram, na última quinta-feira, 08 de setembro, da aula inaugural Atuação em gastronomia: comprometimento e profissionalismo. A programação foi promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no auditório do prédio Reverendo Wilson, do campus Higienópolis, e contou com a presença do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó - Bar & Restaurante. 

“É importante discutir como a gastronomia articula e dialoga com diversas áreas”, frisa a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Camila Landi. “Casamos o início do ciclo de comemorações dos 10 anos de Gastronomia no Mackenzie com a presença de uma personalidade que tem um trabalho social emblemático. A aula inaugural tem um caráter educativo, por isso deve ter representatividade com o momento atual”, completa. 

Ainda segundo a coordenadora, a escolha do Chef Rodrigo Oliveira se deu em memória de sua presença na primeira aula inaugural do curso de Gastronomia, realizada em 2012. Para a abertura do evento, foi convidado o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Junior, que refletiu durante o momento devocional sobre a importância do conhecimento plural que a temática da aula abordou. 

Sobre o Mocotó 

“Não é exagero dizer que o Mocotó foi muito mais ‘acontecido’ do que planejado”, é o que diz Rodrigo Oliveira sobre seu início. Uma junção de empório, queijos, vinhos, mercadinho e um balcão para servir petiscos, assim nasceu Mocotó, em 1973, na zona norte de São Paulo. 

A casa de culinária sertaneja tem como maior diferencial a dualidade na experiência excelente e acessível para com a clientela. “Quando se é bem-sucedido em inclusão, você recebe o dono do banco e o motoboy, recebe o artista da TV e a família do bairro”, pontua o Chef. 

Os valores, advindos do dia a dia do pai de Rodrigo trouxeram a essência da culinária da família: sensibilidade, simplicidade e equilíbrio. Foram esses pilares que levaram a cozinha Mocotó aos 50 melhores restaurantes da América Latina e Bib Gourmand, pelo Guia Michelin, com seus pratos ricos em tradição e criatividade. 

Além disso, é importante destacar o trabalho social realizado. O “Quebrada Alimentada”, por exemplo, é uma reação à crise pandêmica. Um projeto do Chef Rodrigo, em conjunto com sua esposa Adriana, com dois anos de operação, que já distribuiu mais de 80 mil marmitas e cestas básicas. Seu principal objetivo é levar conforto e comida às famílias da comunidade com vulnerabilidade alimentar.