Atualidades

Cursos de doutorado e mestrado da UPM recebem notas de excelência da CAPES

Última avaliação quadrienal dá destaque a diversos programas do Mackenzie

12.09.202215h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cursos de doutorado e mestrado da UPM recebem notas de excelência da CAPES

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada no Ofício Circular nº 51/2022-DAV/CAPES, de 12 de setembro de 2022, três programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) mantiveram suas notas de excelência e mais um foi incluído nesse seleto grupo, totalizando quatro programas com notas 6 e 7.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), professor Felipe Chiarello, os programas com notas 6 e 7 são: Distúrbios do Desenvolvimento (nota 7), Letras (nota 7), Arquitetura e Urbanismo (nota 6) e Direito Político e Econômico (nota 6).

Ainda de acordo com o professor Chiarello, “além da excelência acadêmica dos Programas PROEX, o reconhecimento de mérito acadêmico e profissional se concretizou no aumento de nota de outros três programas profissionais. Foram eles: o Programa Profissional de Controladoria e Finanças Empresariais (nota 5, com curso de mestrado e doutorado), o Programa Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios, (nota 4, com curso de mestrado) e o Programa Profissional de Economia e Mercados (nota 4, com curso de mestrado)”, acrescenta.

Adicionalmente, o Programa de Pós-Graduação de Educação, Arte e História da Cultura manteve a nota 5, e foram contemplados com a nota 4 os Programas de Administração de Empresas, Engenharia Elétrica e Computação e Engenharia de Materiais e Nanotecnologia.

O reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, comemora as avaliações e afirma que os resultados são o símbolo das diversas ações adotadas para aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na Universidade. “Investimos constantemente na contratação e formação de nosso corpo docente, altamente qualificado, estimulando a produção científica, parcerias com instituições nacionais e internacionais”, diz ele.

Marco Tullio ressalta, ainda, que as notas significam um salto qualitativo, pois, para além das exigências normais da CAPES, há ainda outras adicionais, tais como a existência de ações consolidadas de internacionalização e da efetivação de nucleação de mestrados ou doutorados em instituições parceiras. Ações que se incrementaram em qualidade e quantidade desde a implantação do Projeto Institucional de Internacionalização PrInt da UPM junto à CAPES.

Segundo a coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da UPM, professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, 91% dos programas de nossa Universidade tiveram aumento ou manutenção da nota (totalizando 10 programas) e 54% dos programas tiveram aumento da nota (totalizando 6 programas).

O pró-reitor Chiarello e a professora Triguero ressaltam que os resultados obtidos refletem o trabalho coletivo da Universidade ao longo dos anos, mas acima de tudo da equipe da PRPG e, especialmente, das Coordenações de Programas de Pós-Graduação da UPM, fortemente imbricados com os corpos docentes e discentes.

“As notas recebidas representam o compromisso científico e social dos Programas de Pós-Graduação da UPM na formação de recursos humanos do país e do exterior”, aponta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Temos muito a celebrar como instituição, professores, discentes e, especialmente, como equipe. Parabenizo a todos os docentes, colaboradores administrativos e nossos alunos, que abrilhantam nosso trabalho. Destaco ainda o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), nossa mantenedora, que nos dá suporte a cada passo. Essa é uma conquista conjunta”, assinala o reitor.