Saúde e Bem-Estar

Setembro Amarelo: Colégio Palmas promove palestra de prevenção ao suicídio

Iniciativa é direcionada a estudantes de Ensino Médio

12.09.202217h22 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Setembro Amarelo: Colégio Palmas promove palestra de prevenção ao suicídio

Segundo dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 19 anos. Atento a essa realidade, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas promoverá a palestra on-line Setembro Amarelo – Sua vida tem valor, no dia 15 de setembro. Para ministrar a temática foi convidado o capelão do Mackenzie, reverendo Marcelo Coelho Almeida. 

“A iniciativa tem como objetivo conscientizar nossos estudantes sobre o valor da vida. Entendendo que o amor entregue por Deus é capaz de vencer barreiras intransponíveis”, diz o capelão. Ao final da palestra, os participantes poderão potencializar o entendimento desse amor por meio de uma vivência comunitária e familiar. 

Importância da temática 

No mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, é preciso estar atento ao cenário atual com tantos problemas emocionais decorrentes do período pandêmico e do isolamento social, no qual muitos não conseguiram lidar com suas emoções, perdas e lutos. Para além disso, é preciso apoiar nossos jovens na fase da adolescência, uma transição que revela conflitos pessoais, na qual muitos se sentem perdidos e sem saber como resolver, e acabam superdimensionando o problema, imaginando que a solução seja tirar a própria vida. 

Ajudar os jovens a encontrar a real dimensão das questões e apontar para o significado profundo da vida é um dos objetivos da palestra.

Sobre o reverendo 

O capelão universitário, doutor e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marcelo Coelho Almeida, atuou em várias Igrejas e atualmente pastoreia a Igreja Presbiteriana das Nações, em Barueri, São Paulo. Em 2004, formou-se psicólogo clínico. Em 2007, tornou-se mestre em Ciências da Religião pelo programa de Ciências da Religião da UPM.  Em 2011, especializou-se em psicoterapia familiar, de casais e orientação familiar. O reverendo também é especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela UPM, em parceria com a Ius Gentium Conimbrigae, da Universidade de Coimbra-PT, e Regent Park College, da Universidade de Oxford-UK (2017).  Em 2022, tornou-se doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela UPM.