Autocuidado e Equilíbrio na Reta Final Acadêmica

Programas e projetos de extensão que realizam ações em prol da saúde integral da comunidade mackenzista 

13.09.202316h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Autocuidado e Equilíbrio na Reta Final Acadêmica

A reta final da jornada acadêmica é um período desafiador para os estudantes, repleto de responsabilidades e pressões, tais como o TCC, estágio, fechamento de horas complementares, busca por colocação no mercado de trabalho, entre outros.  

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) reconhece a importância da saúde mental e está focada em promover o autocuidado e o equilíbrio emocional. Pensando nisso, conversamos com a professora do curso de Psicologia da UPM, Patrícia Delfini, para explorar estratégias de cuidado pessoal que os estudantes podem adotar durante esse período desafiador. 

De acordo com a especialista, o aumento de demandas pode tornar o momento final de um curso universitário mais estressante e de maior ansiedade quando comparado aos outros períodos. “É bem comum que muitas dúvidas começam a surgir entre os alunos: Será que vou conseguir emprego na minha área? Será que serei aprendi suficiente e serei competente?”, destaca.  

Ela explica que nesse período, o aluno vive uma “transição de papel” no modelo de vida, ou seja, de estudante para profissional formado. Por isso, a intensidade do estresse e/ou da ansiedade vividos pelo estudante podem ser indicativos de uma necessidade de busca por ajuda especializada.  

Nesse momento, é importante que o indivíduo analise se a ansiedade está impedindo o foco nos estudos; se ele consegue realizar suas atividades; se o estresse está levando a uma perda ou aumento de peso significativos.  “Se a resposta a essas perguntas for sim, podemos pensar que há algo além do esperado acontecendo e, portanto, uma ajuda psicológica poderia ser indicada”, comenta Delfini.   

Segundo a especialista, não existe um manual prescritivo que serve para todos. De modo geral, manter a alimentação equilibrada, respeitar os horários de sono e descanso, praticar atividade física e reservar espaço na vida para lazer pode desenvolver a qualidade de vida para qualquer indivíduo.  

Para ela, a manutenção de uma rede de apoio também faz parte de um dos fatores protetivos para a saúde mental. “Podemos ainda dizer que deixar as atividades acumuladas e 'pra última hora' pode gerar ainda mais estresse. Sempre busque suporte com seus professores e colegas para firmar métodos de organização eficazes”, salienta.  

Além das orientações destacadas pela professora Patrícia Delfini, vale lembrar que o PROATO - Programa de Atenção e Orientação aos Discentes - é o núcleo de apoio psicopedagógico e psicossocial aos alunos da UPM. 

Além dele, existem alguns programas e projetos de extensão que realizam ações em prol da saúde integral da comunidade mackenzista, como o MackSaúde desenvolvidos pelos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).