Universidade

Menu Degustação: alunos da Gastronomia organizam jantar haitiano

Evento dinâmico é considerado trabalho de conclusão de curso

27.05.202216h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Menu Degustação: alunos da Gastronomia organizam jantar haitiano

Uma mesa requintada, colorida e ornamentada com flores ganhou espaço no Laboratório de Bebidas do prédio 38 do campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) na quarta-feira, 25 de maio. Garçons bem vestidos iam de um lado para outro enquanto na cozinha experimental, bem ao lado, cozinheiros davam os últimos toques em pratos requintados. O clima de Masterchef era o Menu Degustação, evento organizado pelo curso de Gastronomia da UPM e que é considerado o trabalho de conclusão de curso para os tecnólogos.

Para esta atividade final, os alunos que estão para se formar, organizam-se para preparar, cozinhar, ornamentar e servir o jantar especial para um grupo de avaliadores. Um grupo dos alunos cuida da parte culinária enquanto outros são responsáveis por servirem os convidados. Também são eles os responsáveis pela ornamentação. Para o Menu deste semestre, a temática escolhida foi o Haiti.

“A gente queria que nosso evento tivesse uma questão social, não ser apenas um evento de gastronomia. Aprendemos muito sobre história e geografia no curso e, por isso, quisemos trazer essa questão dos imigrantes, da importância de olhar para essas pessoas que muitas vezes são esquecidas em nossa sociedade”, explicou a aluna Tamiris de Lima, uma das “chefs” responsáveis pela produção dos pratos. 

O jantar contou com menu completo: o canapé era um patê kòde reconstruído; a entrada, um prato denominado Oceano de Sabores e consistia em uma salada de siri djon-djon; um mousselini de abóbora com carne de porco, quiabo grelhado e linguiça criola, chamado de Prato da Independência, foi o principal da noite; e, de sobremesa um l’Union fait la force, uma reconstrução de bebida krema, com calda de mamba e praliné de castanha de caju. Para beber, uma limonada gaseificada. 

“Ter essa oportunidade de conseguir fazer a parte prática dentro de um ambiente acadêmico, que nos permite alguns erros, é uma vantagem. Está sendo incrível também para explorar os nossos talentos individuais e como grupo, unindo as forças e as fraquezas de cada um para fazer algo bem bacana”, classificou a futura gastrônoma.

Os alunos foram orientados pelo professor Maurício Lopes, que a todo momento dava dicas e instruções para que os estudantes conseguissem apresentar os pratos da melhor maneira possível e conquistassem a aprovação no TCC. “É um curso prático e o aluno precisa viver tudo isso para quando ele for para o mercado já ter uma vivência e conseguir entender tudo o que acontece dentro do processo da gastronomia”, apontou o professor. 

Enquanto os alunos se agitavam para terminar os pratos e entregar um jantar magnífico, na outra sala, os convidados conversavam e comentavam sobre o que já haviam experimentado. A coordenadora do curso de Gastronomia e uma das avaliadoras da degustação, Camila Landi, aprovou com bastante entusiasmo os pratos que experimentou. 

Para ela, foi muito especial participar deste evento, já que a turma que preparou o Menu Degustação iniciou o curso durante a pandemia e passou pela formação com aulas on-line - cada estudante recebia o kit necessário para as aulas e preparava os pratos da cozinha de casa. “É um momento muito importante pois simboliza o retorno à Universidade e às nossas atividades. Trazer essa oportunidade que sempre valorizamos com uma turma que chegou com aulas totalmente remotas, é muito gratificante. Em especial por vermos o que eles estão apresentando e que conseguimos levar o conteúdo necessário nesse período que precisamos ficar distante da sala de aula”, declarou.