Eventos

Enogastronomia: uma viagem pelos vinhos do velho e novo mundo

Curso de Gastronomia ofereceu para convidados uma experiência com vinhos e pratos de Portugal e Chile 

06.07.202215h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Enogastronomia: uma viagem pelos vinhos do velho e novo mundo

Convidados da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tiveram uma experiência de enogastronomia, com vinhos selecionados e um cardápio das regiões de Portugal e Chile, sem sair do campus Higienópolis. O Enogastronomia Vinhos do Velho Mundo e Novo Mundo | Portugal e Chile, promovido pelo curso de Gastronomia da UPM, aconteceu no dia 18 de junho, no Laboratório de Bebidas do prédio 38. 

Entre os convidados estavam o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e sua esposa Ana Lucia Fontes Vasconcelos; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o chefe de gabinete da UPM, professor Marcos Nepomuceno Duarte; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor Jan Carlo Delorenzi; a diretora da Faculdade de Computação e Informática (FCI), professora Daniela Vieira Cunha, e seu marido; e a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), professora Angelica Alvim. 

A escolha dos vinhos, segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Camila Landi, foi feita pelo sommelier Antônio Bravo, da empresa Qualimpor. Já os pratos servidos foram selecionados pela própria coordenadora, em conjunto com o professor de Gastronomia, Maurício Lopes. “Não foi feita uma harmonização entre um rótulo e um prato, especificamente. Mas, sim, uma proposta de harmonização orientada de todos os pratos em uma batalha com os três rótulos de vinho de cada país”, explicou Camila Landi. 

Alunos, que se candidataram, participaram do preparo dos pratos no dia anterior para que a equipe presente no dia do evento pudesse finalizá-los. O time da noite era formado pelos professores da Gastronomia: Maurício Lopes; Marcelo Neri; as técnicas da Cozinha Experimental do curso, Jessica Siqueira e Letícia Bezerra; além da coordenadora Camila Landi. O cardápio servido foi raia enxambrada e carne de porco alentejana; e empanadas chilenas de carne de cordeiro e cazuela de pollo

Sobre o curso Enogastronomia Vinhos do Velho Mundo e Novo Mundo | Portugal e Chile 

De acordo com Camila Landi, este foi o primeiro de uma leva de cursos de curta duração com a mesma proposta, que acontecerão a partir do segundo semestre, em parceria com a Qualimpor. Por ser a estreia do curso, o evento foi fechado para convidados. 

O objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento das características organolépticas dos vinhos, por meio da degustação harmonizada com produções clássicas das regiões conhecidas como Velho e Novo Mundo

As aulas são compostas por conceituação teórica da enogastronomia, neste caso, de Portugal e Chile, e o desenvolvimento do menu e harmonização dos pratos com os vinhos definidos. “É uma proposta única que traz a interpretação dessas culturas e de sua gastronomia e enologia”, completou a coordenadora.