BEM-VINDOS AO VI FÓRUM DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

A Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) tem o prazer de apresentar a programação do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora que, nesta edição, abordará o tema da inovação no ensino superior e suas práticas exitosas.  

O evento ocorrerá presencialmente, nos dias 23, 24 e 26 de janeiro de 2023. Aos docentes do campus Campinas, haverá transmissão via plataforma ZOOM nos dias 23 e 24 de janeiro de 2023.  

O Fórum 

Reconhecendo que a inovação no ensino superior pode ocorrer por diferentes vias, neste VI Fórum foram selecionados três eixos a serem aprofundados pelos palestrantes do período da manhã: o eixo competências, o eixo digital e o eixo sociedade. Para tanto, convidamos um time de conferencistas de excelência: Prof. Dr. Fernando Reimers (Universidade de Harvard), Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena), Prof. Dr. Norm Vaughan (Universidade Mount Royal), Profa. Dra. Debbie Holley (Bournemouth University), Profa. Dra. Yoná da Silva Dalonso (Presidente do ForExt), Magnífico Reitor Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Chanceler Prof. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e o Pró-Reitor Prof. Dr. Cleverson Pereira de Almeida (Universidade Presbiteriana Mackenzie).  

Além das palestras, sediadas no Auditório Ruy Barbosa, o evento promoverá duas atividades que requisitarão a colaboração de todos os seus participantes, tendo em vista definir a inovação em nossa universidade, mapear práticas inovadoras e exitosas já em vigor e projetar o seu futuro: trata-se do Grupo Trabalho em Inovação na UPM e o Hackathon Education. 

Inscreva-se e participe das atividades da sexta edição do Fórum de Aprendizagem Transformadora para receber seu certificado. Realize o login com DRT@mackenzie.br para formalizar sua inscrição. Se tiver dúvidas ou problemas para realizar o login, entre em contato com o HelpDesk (11) 2114-8747 ou acione o Atendimento On-line

Em caso de dificuldade de acesso às salas do evento, entre em nossa sala virtual de apoio ao docente. Plantão de atendimento: dias 23, 24 e 26 de janeiro, de 8h às 11h30 (matutino) e das 13h às 16h30 (vespertino). 

Para participar dos Grupos de Trabalho, preencha o formulário reportando eventuais práticas inovadoras e exitosas já efetivadas na UPM. Clique aqui para acessar o link até o prazo de 22/01/2023.

Este evento foi cuidadosamente preparado para você. Participe! As inscrições estão abertas por meio do botão a seguir:

 

INTRODUÇÃO

Assista ao vídeo de boas-vindas do Reitor Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos e ao convite da Pró-Reitora Prof.ª Dra. Janette Brunstein, com detalhes das atividades que serão realizadas presencialmente nessa sexta edição do Fórum de Aprendizagem Transformadora. 

PALESTRANTES

Conheça os palestrantes externos e assista a seus vídeos de apresentação

         

Palestrantes internos que participarão do Painel de Discussão

Para um melhor aproveitamento do conteúdo das palestras, sugerimos a leitura e acompanhamento dos vídeos, especialmente indicados pelos palestrantes

PROGRAMAÇÃO

Consulte abaixo a programação completa do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora

Grupos de Trabalho - GT

No dia 23 de janeiro de 2023, no período da tarde, os docentes da UPM se reunirão em Grupos de Trabalho, organizados por suas Unidades Acadêmicas, para colaborarem com a concepção de inovação no ensino superior na UPM, além de mapearem as práticas inovadoras e exitosas já praticadas na Universidade.

Antes da ocorrência dos Grupos de Trabalho, temos interesse em conhecer a concepção dos docentes acerca da inovação no ensino superior e na UPM, além de eventuais práticas inovadoras e exitosas já efetivadas. Para tanto, preencham o link a seguir até o dia 22/01/2023: Clique aqui 

HACKATHON EDUCATION

No dia 24 de janeiro de 2023,  o VI Fórum de Aprendizagem Transformadora, contará com o Hackathon Education, uma maratona na qual os docentes da UPM se dividirão em grupos para solucionar desafios relativos aos dez vetores de inovação do ensino na Universidade.

Portal CEAT

Convidamos a todos os docentes para acompanharem o lançamento do Portal CEAT, ambiente que permitirá a implementação do Programa MackSTLR na UPM, além de atuar como um grande distribuidor de conteúdos sobre a Aprendizagem Transformadora e ações comprometidas com a promoção da excelência no ensino no âmbito da UPM.   

Compareçam e façam parte da história da inovação em nossa universidade!

Acompanhe nossas redes sociais

@ceatmackenzie

Competências-Chave MackSTLR

Conheça as competências-chave do Programa MackSTLR (Menzie Student Transformative Learning Record), que fomenta, registra e acompanha os processos de aprendizagem transformadora dos alunos durante sua trajetória universitária. 

 

Sustentabilidade e
Bem-Estar Coletivo

Competências Culturais e Globais

Competências Técnico-Profissionais

Reflexão Crítica e Comunicação

Lideranças e Competências Empreendedoras

Ética

WORKSHOPS

Durante os dias 27 e 31 de janeiro e 2, 3 e 6 de fevereiro, contaremos com três Workshops exclusivos ministrados pela Professora Alessandra Romano, professora da Universidade de Siena. Os eventos discutirão os conceitos base do Ensino adaptativo e suas práticas docentes no Ensino Superior.

Dividido em três temas, os Workshops acontecerão durante o período matutino e vespertino. São convidados todos os professores de graduação da UPM e alunos da Pós-Graduação. Clique na imagem abaixo e se inscreva para os dias desejados:

PALESTRANTES DAS EDIÇÕES PASSADAS DO FÓRUM DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Confira abaixo todos os palestrantes que já participaram do Fórum de Aprendizagem Transformadora até a sua 5.ª edição

Planejamento Pedagógico

Verifique em suas Unidades Acadêmicas o planejamento pedagógico que ocorrerá nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 2023.