Bem-vindos ao III Fórum de Aprendizagem Transformadora

Clique no botão para realizar sua inscrição para o III Fórum de Aprendizagem Transformadora e para participar dos grupos de trabalho. Sua inscrição só estará confirmada após receber o e-mail de confirmação da inscrição.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) tem o prazer de apresentar a programação do III Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT) que, nesta edição, acontece em formato de workshop, mantendo seu modelo colaborativo, mesclando leituras, grupos de trabalho e participação de professores-pesquisadores especialistas. O evento tem como objetivos: aprofundar a compreensão do processo reflexivo e de transformação; aplicar os conceitos de reflexão que promovem a aprendizagem transformadora às atividades docentes; e conectar essas atividades reflexivas às competências-chave que buscamos desenvolver com nossos alunos.

 

Os Destaques do Fórum

Nos dois primeiros dias, o workshop será conduzido pela Drª. Melissa Peet do Generative Knowlegde Institute, da Universidade de Michigan. Ela acumula mais de 15 anos de pesquisa sobre como promover aprendizagem profunda e significativa e vem compartilhar conosco suas descobertas e propostas. Para se prepararem para o evento, convidamos vocês a assistirem ao vídeo especialmente gravado por ela para os docentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a consultarem o material de leitura prévia, bem como o TedTalk da Drª. Peet, de forma a se familiarizarem com a discussão que ocorrerá no evento. 

Os textos e o TedTalk estão disponibilizados na aba "Preparando-se para o Fórum" (abaixo). 

Após o Workshop com a Drª. Melissa Peet, será o momento de socialização da experiência-piloto de registro da aprendizagem transformadora do Núcleo de Educação Empreendedora (NEE). Finalizaremos o III Fórum com a palestra do Dr. Marco Túlio Zanini, que discutirá o tema “Confiança Interpessoal na educação superior”. 

O evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, via plataforma ZOOM (para os Webinares) e via Teams (para os grupos de trabalho). As inscrições para os grupos de trabalho estarão abertas a partir do dia 28 de junho, aqui neste site.

Na aba "Organize-se para o Planejamento Pedagógico" (abaixo), vocês encontrarão as informações sobre as atividades que ocorrerão entre os dias 02 a 04 de agosto

Consultem a programação completa do evento nesse site.

Palestrantes
PhD. Melissa R. Peet - University of Michigan

PhD. Melissa R. Peet - University of Michigan

Workshop: Generative and Embodied Knowledge Methods in Higher Education

Dr. Marco Tulio Zanini - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Dr. Marco Tulio Zanini - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Palestra: “Confiança interpessoal no contexto da educação superior"

Dinâmica do Fórum
Programação

Inscreva-se para receber o certificado de participação ao final do evento. Realize o login com DRT@mackenzie.br para formalizar sua inscrição e, no mesmo ambiente, haverá um botão para acessar as palestras e atividades. Com dúvidas ou problemas para realizar o login, entre em contato com o HelpDesk 2114-8747 ou pelo Atendimento On-line.

Em caso de dificuldade de acesso às salas do evento, entre em nossa sala virtual de apoio ao docente (acesse clicando aqui). Plantão de atendimento: Dia 28 a 30, de 8h30 às 11h30 (matutino) e das 14h às 17h (vespertino).

 

28 de julho (4ª feira)
MANHÃ

8h45 – Abertura da sala virtual via ZOOM

 

9h  – 9h30 – Sessão de Abertura do Evento

          Falas institucionais
 
     
Devocional
         Rev. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro, Chanceler do Mackenzie

 

9h30 – 10h – Apresentação dos ícones das competências-chave e consolidação das rubricas de avaliação
          Rev. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro, Chanceler do Mackenzie
          Prof. Drª. Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

10h – 12h30 – Palestra via ZOOM 
          Drª. Melissa Peet, Universidade de Michigan (EUA) 
 
           Theme: TRANSFORMATIVE LEARNING IN ACTION
           Tema: APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA EM AÇÃO

 
          Generative Knowledge and Embodied Reflection: Why They Matter and the Difference They Make
          During this interactive Zoom session, Dr. Peet will share her discovery of Generative Knowledge and Embodied Reflection and engage participants in a series of brief exercises that will prompt you to reflect on and share your questions, concerns and insights. Dr. Peet will also share her research demonstrating how these methods often transform how educators teach and increase students’ skills for lifelong learning and employability.
 
          Conhecimento Generativo e Reflexão Incorporada: por que importam e a diferença que fazem
          Durante a sessão interativa no Zoom, a Drª. Peet compartilhará sua descoberta a respeito do Conhecimento Generativo e Reflexão Incorporada e engajará os participantes em uma série de exercícios breves os quais os motivarão a refletir e compartilhar suas questões, preocupações e insights. A Drª. Peet também compartilhará sua pesquisa demonstrando como esses métodos frequentemente transformam a forma como educadores ensinam e aumentam as habilidades dos estudantes para uma aprendizagem ao longo da vida e empregabilidade.

 

12h30 – Encerramento das atividades da manhã (pausa para o almoço)

TARDE

13h45 – Abertura da sala virtual (ZOOM)

            Applying the Principles of Embodied Reflection: Part 1 
             During this session, participants will begin in a large Zoom session with Dr. Peet and quickly move to a small working group session with three other colleagues (groups of five altogether) using Microsoft TEAMS. During the large Zoom time, Dr. Peet will answer questions and provide specific examples of how instructors from a wide range of fields/disciplines use generative and embodied methods. During the small group time, you will work with each other (using a step-by-step guide) to apply generative and embodied principles to your own teaching. At the end of the day, your group will summarize and share what you’ve learned and developed thus far.
 
            Aplicando os princípios de Reflexão Incorporada: Parte 1
             Durante essa sessão, os participantes iniciarão em uma sessão única no ZOOM com a Drª. Peet e rapidamente mudarão para sessões menores em grupos de trabalho com outros colegas (grupos de 5) utilizando o Microsoft Teams. Durante a sessão única no Zoom, a Drª. Peet responderá perguntas e proverá exemplos específicos de como instrutores de uma vasta gama de campos/disciplinas usam métodos generativos e incorporados. Nos grupos de trabalho no Teams, vocês trabalharão com seus colegas (usando um guia passo-a-passo), a fim de aplicar princípios generativos e de conhecimento incorporados em sua área de ensino. Ao final do dia, os grupos irão sumarizar e compartilhar o que aprenderam e desenvolveram até então.

 

14h – 14h30 – Orientações para os Grupos de Trabalho com a Drª. Peet via ZOOM

 

14h30 – 16h30 – 1ª Rodada: Grupos de Trabalho via TEAMS 
Atividade: Rodada do Workshop nos grupos de trabalho dentro do Teams

 

16h30 – 17h – Fechamento das atividades com Drª. Peet via ZOOM

29 de Julho (5ª feira)
MANHÃ

8h45 – Abertura da sala virtual (ZOOM)

        

         Theme: GENERATIVE AND EMBODIED KNOWLEDGE METHODS IN HIGHER EDUCATION
         Tema: MÉTODOS GENERATIVOS E DE CONHECIMENTO INCORPORADO NO ENSINO SUPERIOR

 

         Applying the Principles Embodied Reflection: Part 2 

         Participants will once again move between the large Zoom session where you will share questions and insights from the previous day, and a small working group where you will continue using a step-by-step guide to developing one or more generative/embodied learning experiences for your course or program.

         Aplicando princípios de Reflexão Incorporada: Parte 2

         Em sessão única do Zoom, os participantes compartilharão perguntas e percepções do dia anterior. Utilizar o guia passo a passo do pequeno grupo de trabalho (no qual você continuará a utilizar o guia passo a passo para desenvolver uma ou mais experiências de aprendizagem generativa/ incorporada para seu curso ou programa.

 

9h – 9h30 – Workshop: Drª. Melissa Peet via (ícone do ZOOM) ZOOM

 

9h30 – 11h30 – 2ª Rodada: Grupos de Trabalho via TEAMS

Atividade: Rodada do Workshop nos grupos de trabalho dentro do Teams

 

11h30 – 12h – Fechamento da sessão da manhã com Drª. Peet via ZOOM

 

TARDE

13h45 – Abertura da sessão principal via ZOOM

           Closing the Loop and Connecting the Dots
        This session will focus on the types of feedback, assessment and evaluation tools that promote generative knowledge/embodied reflection, and the specific steps you can take to help students’ engage in the process of making their own learning visible.
 
           Fechando o circuito e conectando os pontos
          Essa sessão focará nos tipos de ferramentas de feedback, análise e avaliação que promovem conhecimento e reflexão generativa/incorporada e nos passos específicos que você pode dar para ajudar os estudantes a se engajarem no processo de tornar suas aprendizagens visíveis.

 

14h – 14h30 – Sala principal para orientações ao trabalho via ZOOM
  

14h30 – 16h – 3º Rodada: Grupos de Trabalho via TEAMS

Atividade: Rodada do Workshop nos grupos de trabalho dentro do Teams

 

16h – 16h30 – Fechamento das atividades com a Drª. Peet via ZOOM

 

16h30 – 17h – Fechamento do workshop e orientações para o último dia do Fórum
 
Prof. Drª. Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie

30 de julho (6ª feira)
MANHÃ

9h15 – Abertura da sala virtual

 

9h30 – 11h30 – Socialização dos Resultados da Experiência Piloto de Registro da Aprendizagem Transformadora

             O Núcleo de Educação Empreendedora socializará os resultados da experiência MackSTLR nos componentes curriculares de princípios e projetos empreendedores

 

11h30 – Encerramento das atividades da manhã (pausa para o almoço)

TARDE

13h45 – Entrada na Sala Virtual

 

14h – 15h30 – Palestra

              Prof. Dr. Marco Tulio Zanini – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
              Tema: "Confiança interpessoal no contexto da educação superior"
              Mediação: Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

15h30 – Momento Cultural e encerramento do Fórum

               Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
               Prof. Drª. Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

Edições