BEM-VINDOS AO V FÓRUM DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

A Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) tem o prazer de apresentar a programação do V Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT) que, nesta edição, abordará o tema "Registros Reflexivos e Avaliação: Evidenciando Aprendizagem Transformadora".

O Fórum

Os objetivos desta edição são (i) oferecer aos docentes a oportunidade de produzirem uma atividade reflexiva, a partir da vivência de uma experiência estética (ii) conhecer a funcionalidade do Portfólio Reflexivo como recurso de aprendizagem e avaliação dos alunos (iii) refletir sobre as estratégias avaliativas no âmbito da Aprendizagem Transformadora e (iv) conhecer o e-Portfólio como ferramenta de registro das competências estudantis e sua finalidade frente ao mercado de trabalho.

O evento versará sobre as evidências da aprendizagem transformadora dos estudantes por meio do portfólio reflexivo, além do registro das competências formativas dos alunos em suas soft skills através do e-Portfólio. Para tanto, contaremos com a participação especial dos seguintes conferencistas: Helen L. Chen (Universidade de Stanford); Monika Ciesielkiewicz (Universidade Complutense de Madri); Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro); Roseli F. da Silva (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês); Robert C. Cox (Universidade de Cumberland) e Rosane M. S. Nicola (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). O V Fórum de Aprendizagem Transformadora contará, ainda, com uma atividade presencial junto à Pinacoteca de São Paulo, culminando com o lançamento do e-Portfólio institucional. 

Workshop 

Na Semana de Planejamento Pedagógico, a Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Escola de Engenharia, oferecerá a toda a comunidade acadêmcia um Workshop Internacional presencial, no dia 1 de agosto de 2022, ministrado pelo Professor Rui Manuel de Sá Pereira Lima, associado do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. O Workshop contará com uma palestra e oficina sobre a metodologia de Processos de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). 

O evento ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2022, via plataforma ZOOM. As inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de Junho de 2022 neste site.

 


 

INTRODUÇÃO

Assista ao vídeo de boas-vindas do Reitor Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcellos e ao convite da Pró-Reitora Prof.ª Dra. Janette Brunstein, com detalhes da atividade reflexiva na Pinacoteca. 

PALESTRANTES

Conheça os palestrantes e assista a seus vídeos de apresentação.

PROGRAMAÇÃO

Inscreva-se para receber o certificado de participação ao final do evento. Realize o login com DRT@mackenzie.br para formalizar sua inscrição e, no mesmo ambiente, haverá um botão para acessar as palestras e atividades. Se tiver dúvidas ou problemas para realizar o login, entre em contato com o HelpDesk 2114-8747 ou pelo Atendimento On-line.

Em caso de dificuldade de acesso às salas do evento, entre em nossa sala virtual de apoio ao docente (acesse clicando aqui). Plantão de atendimento: Dia 27 a 29 de julho, de 8h às 11h30 (matutino) e das 13h às 16h30 (vespertino).

MUSEU

A Pró-Reitoria de Graduação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), organizou uma visitação exclusiva aos docentes da universidade, à Pinacoteca de São Paulo. O intuito da proposta é conectar os participantes ao universo artístico, transformando seu olhar sobre a influência da cultura e da arte no ambiente pedagógico. O ingresso será custeado pela UPM.

A atividade presencial acontecerá no dia 27 de julho, no período da tarde. 

Esperamos você lá!

Competências-Chave MackSTLR

Conheça as competências-chave Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTLR), que registram os processos de aprendizagem transformadora dos alunos durante sua trajetória universitária. 

Sustentabilidade e
Bem-Estar Coletivo

Competências Culturais e Globais

Competências Técnico-Profissionais

Reflexão Crítica e Comunicação

Lideranças e Competências Empreendedoras

Ética

Acesse ao vídeo exclusivo dos professores do Comitê MackSTLR, comentando sobre o piloto implantado em ações cocurriculares:

WORKSHOP PRESENCIAL

No dia 1 de agosto, contaremos com um Workshop exclusivo ministrado pelo Professor Rui Manuel de Sá Pereira Lima, associado do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. O evento discutirá conceitos base do "Processos de Aprendizagem Baseada em Projetos" (PBL). 

Com duração de 5h, o Workshop será dividido em dois períodos do dia. No horário da manhã (10h às 12h), a palestra ocorrerá no formato híbrido: com transmissão ao vivo e presencialmente no auditório MackGraphe, onde os inscritos participarão de uma sessão interativa inspirada na Aprendizagem Ativa no Ensino Superior, com duração de 2h, envolvendo conceções, evidências, contextos e princípios sobre o tema. No período vespertino (14h às 17h), será oferecida, no Auditório da Escola Americana, uma oficina prática de introdução à implementação do PBL, apresentando uma proposta introdutória de uma abordagem PBL, desenvolvida pelos participantes.

 

Não perca! Vagas limitadas.

PALESTRANTES DE TODAS AS EDIÇÕES DO FÓRUM DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Confira abaixo todos os convidados que já passaram pelo Fórum de Aprendizagem Transformadora (Mapa atualizado até o IV Fórum de Aprendizagem Transformadora):