Nossos Talentos

Mackenzista conquista prêmio em Sessão de Pôsteres da SBPC

Trabalho de iniciação científica analisou exposições de Tarsila do Amaral

09.08.202316h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista conquista prêmio em Sessão de Pôsteres da SBPC

Um trabalho de iniciação científica desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi premiado na Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 
 
A aluna Mirella Vasco Corrocher foi premiada pelo trabalho Tarsila do Amaral: um olhar sobre os projetos expográficos no MOMA e no MASP, em que aborda as relações entre as práticas curatoriais e expográficas, atreladas às perspectivas de dois museus relevantes em seus contextos .
 
“Desde pequena, eu sempre tive forte apreço por tudo o que envolvia arte. Na faculdade, tive interesse em entender a conexão com a arquitetura. Pensando em definir meu recorte, senti ser de suma importância dar visibilidade para uma mulher, e a Tarsila é o expoente do movimento modernista brasileiro”, disse Corrocher ao explicar sua pesquisa.
 
A estudante afirma ter ficado surpresa com a indicação para participar do Congresso da SBPC e ter recebido o prêmio. “Quando escrevi o projeto, acreditei na importância da minha pesquisa e fiz disso motivação para desenvolvê-la com todo meu potencial porque, acima de tudo, é um assunto que tenho grande afinidade”, declarou. 
 
A professora da FAU, Ana Paula Gonçalves Pontes, foi orientadora de Mirella Corrocher na Iniciação Científica e elogiou o trabalho da aluna. “Ela aprendeu a navegar por esses assuntos complexos, cumprindo plenamente o objetivo de uma iniciação científica, e foi além disso ao tratar do tema de uma forma original”, afirmou a docente. 
 
Para Corrocher, a preocupação do ensino mackenzista com o incentivo ao protagonismo estudantil contribuiu para que ela obtivesse a premiação. “O Mackenzie tem uma cultura forte de incentivo a atividades extracurriculares, oferecendo oportunidades únicas, o que expandiu minha visão para novas possibilidades. Também, não posso deixar de citar a excelente qualidade de ensino, com acesso a materiais e um corpo docente extremamente qualificado”, apontou.
 
A SBPC premiou os melhores trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual. A seleção considerou as Normas de Submissão do trabalho e Normas do Prêmio, divulgadas no site do evento.
 
Confira o vídeo com a apresentação da mackenzista: